O vereador Marcelo Gastaldo (PTB/Jundiaí) apresentará projeto, na sessão da Câmara do próximo dia 16, transformando o dia 3 de agosto no Dia do Skate. O skatista amador Giorgio Dias (fotos), de 35 anos, gostou da ideia. Ele afirmou que Jundiaí, pelo potencial e nível de atletas poderia ter mais uma pista de nível, além do Sororoca. O que falta é mais apoio.
Gastaldo, na justificativa do projeto disse que o esporte em Jundiaí tem forte tradição. Basta lembrar a pistas existente no Sororoca, parque que fica na avenida União dos Ferroviários. Atualmente, a Prefeitura vem realizando o conserto das trincas da pista já que o espaço sediará, no dia 3 de setembro, das 8h às 18h, o 2º Circuito Paulista de Skate.
De acordo com o vereador, o skate ganhou os Estados Unidos nos anos 60. Pouco tempo depois chegou ao Brasil. Em 2009, de acordo com a justificativa de Gastaldo, mais de 4 milhões de brasileiros já praticavam o esporte.Em 1995, a Câmara de São Paulo foi a primeira a decretar o dia 3 de agosto como o Dia do Skate.
Giorgio – Para o skatista (abaixo com Tiago Lemos, considerado um dos melhores no esporte em todo mundo), a pista do Sororoca é o centro de treinamento dos atletas de Jundiaí. E precisa realmente de mais atenção “para o piso e também a iluminação”.
Ele prossegue: “na real, estamos meio esquecidos. Mais do que uma data comemorativa seria importante que tivéssemos um centro de treinamento apropriado para o desenvolvimento dos atletas que já estão no cenário como também para incentivar as novas gerações”, explicou.
Giorgio tem certeza que combinando as condições adequadas ao material humano que existe na cidade, Jundiaí despontaria no cenário nacional do skate.
LEIA TAMBÉM:
SESSÃO DA CÂMARA SERÁ NA QUARTA POR CAUSA DO FERIADO
BANCADA DO PTB APÓIA FRENTE DE COMBATE ÀS DROGAS