Em meu último artigo relatei minhas lembranças coletadas sobre a fundação da Escola Professor Luiz Rosa ocorrida em 4 de maio de 1917. Assim, na semana passada uma das escolas mais tradicionais escolas de nossa cidade e de nosso país completou 105 anos de atividades ininterruptas. Este é um feito muito significativo mesmo nessas terras tupiniquins pouco afeitas a valores históricos.

Para que tenhamos a dimensão do seu significado basta observar o número de ruas, praças e, mais importante, de escolas que levam o nome de seus antigos professores. Para lembrar apenas alguns, sem ordem ou hierarquia, já me desculpando pelos que aqui não constarem: Lázaro Miranda Duarte; Joaquim Candelário de Freitas; José Leme do Prado Filho; Evaporê Machado; José Tavares; Pedro Clarismundo Fornari, que depois fundou as Escolas Padre Anchieta; Nelson Foot. Certamente os nomes aqui citados são facilmente reconhecidos, mas nem sempre os associamos às suas origens.

Não foram apenas os seus professores que escreveram a história de Jundiaí, mas muitos de seus alunos também. Prefeitos e vereadores, empresários e profissionais liberais podem ser encontrados entre eles. Fazem parte dessa gente todos os integrantes do mais expressivo grupo teatral estudantil que já tivemos, o TER – Teatro Estudantil Rosa(foto) -, de sucesso nacional, ganhador de inúmeros festivais. Um verdadeiro marco cultural para Jundiaí.

Algumas instituições colocam, orgulhosamente, em suas propagandas seu tempo de vida. 10, 20 ou mais anos de atividade agregam ao currículo da empresa credibilidade e confiança. Mais 105 anos é para muito poucos. O que nem sempre se percebe é que para uma vida longa a atualização, a renovação, a modernidade e a capacidade de incorporar rapidamente todas as tecnologias são aspectos fundamentais. Não basta a longevidade. O “Rosa” é o exemplo completo disso. Por trás de seu centenário está toda a sua competência de continua inovação e prospecção do futuro para que seus egressos tenham formação e não só informação.

OUTROS ARTIGOS DO PROFESSOR FERNANDO LEME DO PRADO

4 DE MAIO DE 1917

AOS MEUS AMIGOS

MAIS ENSINO TÉCNICO

Por muitos anos estive ligado a esta instituição de ensino. Fui aluno, professor e diretor, o que me deixa muitas recordações agradáveis e onde fiz muitos dos amigos que tenho e prezo. Acompanhei todas as etapas de desenvolvimento e adequação da instituição, das mudanças às alterações da legislação, da formação de docentes à infraestrutura tecnológica. Foi esta escola que proporcionou meu crescimento acadêmico e todas as funções que desempenhei ao longo da vida. Parabéns Escola Professor Luiz Rosa pelos 105 anos! Que sua história continue e que todos os que por aí passaram tenham muito orgulho dessa trajetória.

FERNANDO LEME DO PRADO

É educador

VEJA TAMBÉM

ACESSE FACEBOOK DO JUNDIAÍ AGORA: NOTÍCIAS, DIVERSÃO E PROMOÇÕES

PRECISANDO DE BOLSA DE ESTUDOS? O JUNDIAÍ AGORA VAI AJUDAR VOCÊ. É SÓ CLICAR AQUI