IDIOTAS, imbecis, cretinos, boçais…

idiotas

Existem vários ‘termômetros’ para saber como vai a cretinice alheia. As redes sociais são um bom exemplo. Nelas, protegidos pela distância ou nomes falsos, os idiotas proliferam bestialidades e notícias mentirosas. Filas também são bons lugares para ouvir boçais discursando absurdos. No trânsito, os imbecis demonstram como vivem enclausurados num mundinho egoísta e que – diferentemente da internet e das bobagens faladas nas filas que podem acabar com reputações – colocam em risco a vida dos outros. E mesmo assim, mesmo podendo provocar um acidente, matar ou ferir, se acham os donos da razão. São idiotas que não respeitam a vida. A dos outros e não percebem que eles próprios podem se dar mal.

Quinta-feira última, dia 17, eu dirigia pela rua Siqueira de Moraes. No carro estavam minha esposa e filho. Antes de chegar no cruzamento com a Prudente, pisquei duas vezes o farol alto, lição que aprendi com meu pai. Sempre que me aproximo de um cruzamento sem nenhuma visão do que vem na outra rua, a voz dele ecoa na minha mente: “Sempre dê farol alto”.

Para quem não se lembra, o cruzamento da Siqueira com a Prudente tem um semáforo. E ele estava verde para mim. Dei farol alto e avancei. Só que na Prudente vinha um carro prata cujo motorista certamente não viu o farol alto e muito menos o semáforo. Ele avançou o vermelho e só freou porque buzinei.

Até aí, nenhuma novidade. Todos os motoristas já passaram por algo parecido. Segui em frente. Parei no semáforo da avenida União dos Ferroviários, na pista da direita. Aí é que o termômetro da cretinice começa a subir. O motorista do carro prata fez questão de parar ao meu lado. Baixou o vidro e perguntou se eu estava com algum problema.

A pergunta foi feita por um típico integrante do time dos idiotas arrogantes, um sujeito que há poucos segundos quase tinha causado um acidente e que teve os ouvidos feridos – e a mente contrariada – por alguém que ousou buzinar e mostrar a porcaria(para não falar outra coisa) que iria causar.

Rispidamente respondi que sim, que tinha um problema: ele avançou o sinal vermelho e poderia ter batido na lateral direita do meu carro, atingindo em cheio minha mulher e meu filho.

E ele rebateu afirmando que nada de ruim tinha acontecido. E ouviu que a colisão só não ocorreu porque eu buzinei. Mesmo assim, do alto de seu orgulho torto, já com o tom de voz agressivo, continuou alegando algo do tipo ‘tudo está bem quando termina bem’. Neste ponto, o termômetro que mede a cretinice já havia explodido…

O semáforo abriu e é claro que eu o mandei tomar naquele lugar que antigamente não costumava ver a luz do dia. Ele respondeu no mesmo tom.

Num mundo ideal, o sujeito que cometeu o erro deveria de fato parar ao lado do meu carro, baixar o vidro e se desculpar pela desgraça que quase causou. Certamente iria ouvir algo do tipo: mais atenção na próxima, tome cuidado, fique mais atento. Um diria boa noite para o outro e seguiríamos nossos caminhos. Mas, como ele faz parte da equipe dos boçais, dos imbecis, dos cretinos que acham que sempre têm razão, ofendeu-se com seu erro denunciado pela minha buzina – ele cometeu uma infração no trânsito e colocou em risco a vida de outros – e decidiu que tinha o direito de tirar satisfação.

PARA LER OUTROS ARTIGOS DE MARCO ANTÔNIO SAPIA CLIQUE AQUI

Seria bom que os idiotas, imbecis, cretinos, boçais da internet, das filas, do trânsito, entendessem que eles são minoria. Podem até fazer barulho. Mas, a maioria que pensa, analisa, que tem educação e empatia sabe que as palavras deles jogadas ao vento nas redes sociais são lixo. Para aqueles que se inundam de ignorância quando assumem o volante, cuidado. Um dia, a própria arrogância besta de vocês, pode colocá-los frente à frente com um poste, uma parede, um muro. E com eles vocês não poderão discutir. Se bem que gente assim é tão tapada que possivelmente dirá que o poste andou e causou o acidente…(Foto: nirshalomlaw.co.il)

marco_sapia

MARCO ANTÔNIO SAPIA

É jornalista responsável pelo Jundiaí Agora

VEJA TAMBÉM

ACESSE FACEBOOK DO JUNDIAÍ AGORA: NOTÍCIAS E DIVERSÃO

PRECISANDO DE BOLSA DE ESTUDOS? O JUNDIAÍ AGORA VAI AJUDAR VOCÊ. É SÓ CLICAR AQUI