KARDIAN marca mudança de rumos da Renault no Brasil

Kardian

Com design bem resolvido e carregado de tecnologias e confortos que a gente só vê em modelos de segmentos superiores, o novo SUV compacto da Renault é um sopro de ar fresco sobre o monótono mercado dos utilitários esportivos no Brasil. O Kardian se diferencia dos concorrentes pelas inovações e recursos que nem sempre a gente encontra nesse segmento. Detalhes como o freio de estacionamento eletrônico, alavanca de marchas do tipo “e-shifter” e as regulagens do sistema Multi-Sense, que permitem customizar a condução e o a iluminação ambiente com oito cores diferentes, além de seis airbags de série em todas as versões e 13 sistemas avançados de assistência ao motorista (ADAS). Se o SUV compacto capricha na oferta de itens de conforto e personalização, o ponto alto do Renault Kardian é sem dúvida a resposta do conjunto motor/câmbio, que trabalham na mais perfeita harmonia.

Design em detalhes – As soluções de design do novo Renault agradam logo de cara, com o desenho complexo da grade dianteira, que é formada por vários pequenos losangos com efeito 3D. Esse desenho cria um jogo de luz e sombras cujos reflexos são acentuados pela cor preta com acabamento Black Piano, na versão première edition.

O Kardian é o primeiro modelo nacional que incorpora a nova identidade de marca Renault. A assinatura luminosa do Kardian apresenta dois módulos de cada lado, na frente. O módulo superior apresenta uma faixa estreita com os faróis de rodagem diurna (DRL) e os piscas – todos LED –, criando um efeito esculpido e moderno.

O módulo inferior usa faróis “full LED”, que otimizam o conforto ao dirigir e conferem um visual único ao veículo. Na traseira, as lanternas em formato de C, destacam o espírito aventureiro e esportivo.

A modernidade do Kardian também se destaca em suas laterais, com linhas audaciosas reforçadas pelas rodas de 17 polegadas, que nas versões techno e première edition misturam o alumínio preto e brilhante com várias pequenas facetas diamantadas.

Espaço interno – A generosa distância entre eixos de 2,60 m, considerada pela Renault a melhor entre os concorrentes diretos, permitiu aos designers maximizarem o espaço interno, beneficiando principalmente quem viaja no banco de trás. O porta-malas tem capacidade para transportar 358 litros (VDA), é outro ponto alto do modelo.

O interior do Kardian alia conforto e praticidade. O console mais alto que garante um visual sofisticado, abriga quatro entradas USB (duas na frente e duas para os passageiros traseiros). Ele também oferece um espaço especialmente dedicado ao smartphone, com um sistema de recarga por indução sem fio com resfriamento, presente na versão première edition.

Prazer ao dirigir – Conforto e design à parte, o Kardian é um daqueles carros que garantem prazer para quem gosta de dirigir. Equipado com o motor de maior torque do segmento, conta com câmbio de dupla embreagem úmida e alia respostas rápidas ao baixo consumo de combustível.

O novo motor turbo TCe 1.0 flex faz parte da mesma família do motor turbo TCe 1.3 flex, desenvolvido em parceria com a Daimler. Esses dois motores compartilham 70% de componentes, tendo como características um alto torque em baixas rotações e baixo consumo. O motor turbo 1.0 entrega 125 cavalos de potência e 22,4 kgfm de torque, sendo que 90% da força máxima já estão disponíveis a partir de 1.750 rpm.

Produzido no Paraná pela Horse, empresa do Renault Group que desenvolve motores de baixas emissões, híbridos e de combustão interna, esse propulsor se beneficia do histórico de robustez e confiabilidade do motor turbo 1.3 flex que tem mais de 1,6 milhão de unidades produzidas. Apenas para o desenvolvimento flex do motor turbo 1.0 foram mais de 13 mil horas para a calibração, além de testes de emissões e durabilidade.

Resumo da ópera – Visual descolado, bom acabamento, confortável, seguro e com um pacotão de novas tecnologias, que a gente só vê em carros de luxo, o Kardian agrada quem realmente gosta de fazer uma compra racional.

O preço do modelo varia entre R$ 115.990, na versão de entrada evolution turbo TCe, saltando para R$ 126.490 na versão intermediária techno e chegando a R$ 136.990, no topo de linha première edition. ©Joaquim Rimoli | AutoMotori 2024

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