Nós adquirimos ao longo do tempo alguns hábitos e princípios sem jamais perguntarmos sua origem ou como foram construídos. Assim, às vezes, algumas questões nos parecem que poderiam ser respondidas. Uma delas é como foi instituído o dia 1º de janeiro como data de início do ano. O ano novo tem data para começar desde quando?
Usando algumas ferramentas de inteligência artificial fiz estas perguntas e encontrei algumas respostas, lembrando que as informações, como toda IA generativa, não oferecem nenhuma garantia de que são verdadeiras. Há sempre uma probabilidade muito grande que as buscas nos bancos de dados disponíveis sejam razoavelmente confiáveis, mas…
Assim: o marco do ano novo em 1º de janeiro foi estabelecido pelos romanos por volta de 40 anos AC no calendário Juliano criado por Júlio Cesar. A escolha de janeiro era dedicada a Janos, deus das transições e dos recomeços, refletindo um tempo de renovação. Entretanto só com a introdução do calendário gregoriano, instituído pelo Papa Gregório XIII, a data foi reintroduzida em 1582 e passou a ser predominante na Europa e nas Américas, consolidando sua aceitação no mundo cristão. A escolha de janeiro coincide com o solstício de inverno, no hemisfério norte, simbolizando novos começos.
Estas tradições se mantiveram até hoje e o Ano Novo é celebrado no dia primeiro de janeiro em todo mundo de forma festiva com a renovação das perspectivas de tempos melhores, sucessos e alegrias para cada um de nós. Nesta época desejamos a todos aqueles que nos são caros que o ano que se inicia traga a realização dos nossos sonhos e anseios. Que possamos viver e conviver com aqueles que nos cercam e fazem parte de nossas vidas. As reuniões com a família e os amigos em volta da ceia é um dos momentos mais gratificantes do ano. Usar uma peça de roupa nova, preferencialmente branca, é sempre uma boa ideia, mas não obrigatória.
OUTROS ARTIGOS DE FERNANDO LEME DO PRADO
Que tenhamos um novo ano novo com muita saúde é sempre o meu maior desejo para todos. Refletindo sobre tudo o que temos e conseguimos. Estas são minhas esperanças a cada ano que se inicia, estendida a todos aqueles que me acompanham e participam deste jornal eletrônico que me acolhe e permite que minhas ideias sejam divulgadas. Um ano novo novo e feliz.
FERNANDO LEME DO PRADO
É educador
VEJA TAMBÉM
PUBLICIDADE LEGAL É NO JUNDIAÍ AGORA
ACESSE O FACEBOOK DO JUNDIAÍ AGORA: NOTÍCIAS, DIVERSÃO E PROMOÇÕES