Semana da Visibilidade TRANS começa neste sábado(25)

trans

A Semana de Visibilidade Trans de Jundiaí começará no próximo sábado – dia em que será realizada uma marcha pelo centro da cidade -, e se estenderá até o próximo dia 1º. O Jundiaí Agora entrevistou Kakau Vitio(foto abaixo), que assumirá a presidência Centro de Apoio e Inclusão Social de Travestis, Transexuais, Transgêneros e Pessoas em Situação de Vulnerabilidade de Jundiaí e Região(Cais). Confira a entrevista(e leia a programação mais abaixo):

Esta é a primeira Semana da Visibilidade Trans em Jundiaí?

Essa é a oitava edição realizada pelo Cais. A última foi no ano passado. Foi muito produtiva e eu diria até emocionante, pois trouxe visibilidade pras tantas existências trans, já que somos uma pluralidade infinita de indivíduos cada um com seus recortes e vivências, e compartilhar isso é enriquecedor, além de que Inauguramos o Educatrans durante essa semana.

É óbvio que o evento tem como objetivo dar visibilidade a esta comunidade. Você acha que para uma cidade conservadora como Jundiaí, uma semana é suficiente?

Não. Por isso o Cais vem realizando eventos e projetos ao longo do ano, e sinceramente a existência de uma pessoa trans já é por si só um ato político, o simples fato de existir em uma cidade conservadora como Jundiaí já é uma luta política. Mas damos ênfase à semana já que dia 29 de janeiro é celebrado o Dia Nacional da Visibilidade Trans, comemorado desde 2004. Então janeiro é considerado o mês da Visibilidade Trans.

Já conseguiram assimilar o baque da morte da Samy?

O luto é um processo pessoal a se enfrentar, mas eu digo que uma pessoa com tamanha grandeza como Samy Fortes é, não morre jamais, se mantém viva em seu legado e deixa sua marca na história, Samy Fortes estará eternizada em nossa luta #SamyFortesPresente

Você assumirá a presidência da entidade? Quais seus projetos?

Sim, estou assumindo esse legado com muita honra e responsabilidade. Manteremos nossos projetos. Temos 13 ao todo, como por exemplo o Educatrans que em seu segundo ano já se expandiu para mais duas cidades: Francisco Morato e Marília. É nosso projeto de maior sucesso, trazendo conhecimento pra que essa população ocupe cada vez mais espaços. Mas nossa meta é criar muito mais.

A população toda está convidada a participar da semana, inclusive vereadores e ex-vereadores que se dizem ‘conservadores’?

Com toda certeza, o intuito dessa semana é trazer informação e educar as pessoas sobre nossos corpos e nossas vivências, para assim desmistificar a ignorância, sobre uma população tão marginalizada. Estes eventos tem como objetivo realmente atingir essas pessoas, então estão todos convidados e serão muito bem vindos.

CONFIRA A PROGRAMAÇÃO DA SEMANA DA VISIBILIDADE TRANS DE JUNDIAÍ

Dia 25: Aula Inaugural do Educa’Trans – Início: 14 horas. Com a presença da Geraldine para falar sobre empregabilidade. Local: Escola Siqueira de Moraes.

Dia 26: Corpo Trans em Movimento – Início: 9 horas. Representatividade Trans no esporte. Aulinha rápida de Vôlei com o professor Aramis. Partida amistosa de Vôlei após a aula. Local: Sororoca.

Dia 27: Saúde Trans – Início: 19 horas. Com a presença do CTA para falar sobre a Terapia Hormonal, ISTs e Autotestes. psicologia do CAIS  e falar sobre a importância da Saúde Psicológica, principalmente no recorte da população TT. Local Escola Siqueira de Moraes.

Dia 28: Slam na Ponte Torta – Início: 19 horas.

Dia 29: Dia da visibilidade Trans: Ato Samy Fortes Presente! – Início: 18 horas concentração. Local: Praça da Catedral Nossa Senhora do Desterro.

Dia 30: Workshop sobre Cultura Ballroom. – Início: 19 horas.

Com presença do pessoal da Cena de Campinas e São Paulo  Falar sobre a importância histórica e introduzir a BallRoom na cidade. Local: Escola Siqueira de Moraes.

Dia 31: Transmasculinidades – Início: 19 horas. Roda de conversa com homens trans para reforçar a representatividade Trans masculina no movimento LGBT+. Local Escola Siqueira de Moraes.

Dia 1º: Corpos Trans e Religiões de Matriz Africana – Início: 14 horas. Atividade em roda, para conversar sobre as vivências de pessoas TTs nos espaços de Terreiro. Com a presença do Guilherme Watanabe, Homem Trans e pai de Santo. Também participará Lucas Castro, representando o Emancipa Axé. Local: Escola Siqueira de Moraes.

VEJA TAMBÉM

PUBLICIDADE LEGAL É NO JUNDIAÍ AGORA

ACESSE O FACEBOOK DO JUNDIAÍ AGORA: NOTÍCIAS, DIVERSÃO E PROMOÇÕES