Na Incubadora de Empresas de Jundiaí, Elio Silva(foto ao lado), pós-graduado em Educação em Valores pela Universidade de Barcelona, comanda um negócio diferente. Ele está à frente da Projete.se, empresa que forma líderes adolescentes. O Jundiaí Agora conversou com Elio, autor de livros infanto-juvenis Garantia de Liberdade e Aprendendo a ser Rei
Qual o objetivo de ser formar líderes adolescentes?
O objetivo é ensinar adolescentes a liderar bem a própria vida e esta capacitação é fundamental porque amanhã eles serão líderes de famílias, de empresas e do país. Liderança é uma habilidade que ajuda a melhorar a auto-estima, autoconfiança e os estimula a encontrar o seu lugar no mundo. Além disso, esta é uma das principais habilidades que as empresas buscam em seus colaboradores.
E o que é um líder adolescente? Quais as características que precisam ter e que serão amplificadas com este programa?
Um líder adolescente é aquele que lidera a si mesmo na busca de seus objetivos. E essa liderança começa com a compreensão de que ele é líder de sua própria vida. Baseado neste pressuposto nós entendemos que todas as pessoas são líderes. E a grande maioria dos adolescentes se surpreende com esta descoberta. Nós ensinamos nossos alunos a assumir responsabilidades, fazer escolhas certas, lidar com leis e adversidades, planejar e seguir o roteiro de uma história de vida que o leve a um final feliz…
Este projeto é destinado para qual público? Escolas? Ongs? Empresas?
O público-alvo principal são escolas interessadas em oferecer um curso extracurricular online sobre liderança. Por ser um programa pela internet, a escola não precisa mexer na grade curricular para oferecer esta opção aos pais e adolescentes. Mas os pais também podem adquirir ingressos e oferecê-lo aos filhos.
Como foi a ideia de se criar este programa? Poderiam exemplificá-lo?
Eu escrevi o livro Aprendendo a ser Rei dirigido ao público juvenil e a crítica literária o recomendou aos novos líderes de empresas. Como eu havia feito um curso de educação em valores porque desejava lecionar sobre este tema com adolescentes decidi criar um curso de liderança orientada por valores dirigido a este público juvenil. Pesquisei materiais sobre liderança para adolescentes de programas americanos e com o aprendizado em um vários cursos presenciais com adolescentes e gestores empresariais, construí um material rico e bastante diferenciado em relação ao que é oferecido no mercado.
Já está sendo colocado em prática em algum lugar?
Este programa já foi oferecido para alunos do colégio Paulo Freire e gestores de em uma multinacional, ambos situados em Jundiaí. Além destes, foram realizados cursos presenciais em Itupeva e São Paulo. Mais de 300 adolescentes já participaram de um programa piloto. Este programa será oferecido pela internet no endereço www.projete.se com o intuito de torná-lo disponível para todo o Brasil.
É uma ideia genuinamente jundiaiense?
Este projeto nasceu quando eu residia em São Paulo. Mas é aqui em Jundiaí que ele está sendo formatado e consolidado, especialmente com o apoio da Incubadora de Negócios da Prefeitura de Jundiaí.
Quanto custa implantá-lo?
Cada ingresso do primeiro módulo “Líder Junior”, com carga horária de 24h/aula, custa R$297,00 e pode ser adquirido por pais, escolas e empresas para presentear adolescentes. Após o primeiro módulo o participante pode escalar dentro da plataforma para o segundo e terceiro módulos e a especialização. Para consolidar o aprendizado e evitar o esquecimento o participante pode continuar em um ambiente de rede social educativa por tempo indeterminado num processo de educação continuada.
VÍDEO
SAIBA COMO PAGAR OS IMPOSTOS MUNICIPAIS QUE ESTÃO ATRASADOS
Quem estiver interessado, como deve proceder?
Abrimos ao público uma das lições e convidamos a todos para participar. A ideia é ajudar os nossos adolescentes a se verem como líderes e estimulá-los a agir como tal. Funciona assim: se você vir um adolescente agindo como um líder, acesse a página projete.se/atitude, descreva o que você viu, gostou e envie gratuitamente um distintivo “Atitude de Líder” para este adolescente. Em nossos cursos nós tratamos os adolescentes como líderes e eles correspondem de maneira positiva. O que você acha que vai acontecer se as famílias, escolas, igrejas, associações, empresas, olhar para os nossos adolescentes desta maneira? Escolas e empresas interessadas em nosso programa podem agendar uma conversa. Basta enviar um e-mail para formalider@yahoo.com.br a/c de Elio ou acessar o site www.projete.se. (Foto: startupi.com.br)