Trem de média VELOCIDADE pode passar por Jundiaí

A Agência Nacional de Transportes Terrestres (ANTT) analisa projetos de trem de média velocidade que ligaria São Paulo a Americana, podendo passar por Jundiaí. Os trens teriam velocidade média e os investimentos passariam de R$ 40 bilhões.

A linha entre a Capital e Americana teria 135 quilômetros e custo estimado de US$ 5,5 bilhões. Os trens circulariam com velocidade entre 160 e 180 quilômetros por hora. O Palácio do Planalto também avalia proposta semelhante para Brasília.

Os projetos já estão na Secretaria Executiva do Programa de Parcerias para Investimentos (PPI), do Governo Federal, que quer dividir os custos com empresas privadas. Existe um projeto parecido ligando Brasília até Goiânia.

VEJA TAMBÉM:

GESTORA DIZ QUE PREFEITURA PRETENDE TIRAR SOS DA RUA PRUDENTE

PROJETO DA REFORMA ADMINISTRATIVA JÁ ESTÁ NA CÂMARA DE JUNDIAÍ

Esta não é a primeira vez que o governo tenta implantar um Trem de Alta Velocidade em São Paulo. Ainda no governo Dilma Rousseff, discutiu-se muito a ligação entre Campinas, São Paulo e o Rio de Janeiro.

O trem chegaria a 300 quilômetros por hora e o projeto nunca saiu do papel. A informação foi publicada pelos jornais Estado de São Paulo e do Correio Braziliense. (foto acima: cptmemfoco.blogspot.com.br)