SATANÁS(ou Lúcifer, Diabo, Asmodeu, Tinhoso…) ESTÁ SOLTO…

satanás

Neste momento de convulsão social, com problemas de pandemia, de política e de relacionamentos, temos ouvido com frequência: Satanás está solto!

Quem será esse Satanás, afinal? São tantos os nomes e cognomes que lhe dão múltiplas facetas: Além de Satanás, temos Capeta, Diabo, Maligno, Belzebu, Maldito, Príncipe das Trevas, Cão, Beiçudo, Tinhoso, Rabudo, Demo, Satã, e Lúcifer, estes os mais conhecidos. Os antigos hebreus o chamavam de Semihazad, Azazel e Asmodeu. Os muçulmanos o chamam de Eblis e é claro que, com tantos nomes, ele se sente muito importante.

Como estará o dito cujo neste momento? Ao que tudo indica, vitorioso! Quantas desavenças está conseguindo e quantas vidas perdidas em meio a confusões?

Os donos de livrarias informaram que, atualmente, os livros mais procurados são os de magia. O mais vendido tem sido “O Exorcista” de William Blaty, seguido de “Os Demônios da Loucura” de Aldous Huxley, vindo depois os de Paulo Coelho “Diário de um Mago” e “Brida”. Isso mostra que há muito interesse em assuntos sobrenaturais.

Parece que o Satanás da Bíblia queria apenas fazer o homem desacreditar em Deus e não reconhecer Jesus como enviado D’Ele. Suas tentações eram mais simples, menos envolventes, como: a revolta dos Anjos; a queda de Lúcifer; a traição de Judas; a luta de Cristo contra o Maldito que lhe falava para transformar as pedras em pão e que lhe oferecia todos os reinos se desobedecesse a Deus, houve, ainda, outras tentativas de persuasão.

Hoje, as “tentações” são mais vantajosas, e quantos não fariam um acordo para ter poder?

Esse assunto me fez lembrar de alguns episódios apocalípticos realizados por alguns que se consideraram “mensageiros divinos” e induziram fiéis a cometerem suicídio coletivo em nome de Deus. Em 1978, em Jonestown/Guiana, liderados por Jim Jones, 912 pessoas suicidaram-se tomando cianureto com suco. Em 1987, na Coréia, a sacerdotisa Park Sonn persuadiu seus 32 seguidores a tomarem veneno – antes, todos, em demonstração de desprendimento pelas coisas terrenas, passaram seus bens para a seita. Em 1993, no Texas, 81 seguidores de David Koresh morreram vítimas de um incêndio proposital na sede da seita “Ordem do Templo do Sol”- a seita Shoko Osaha pretendia construir um mundo sem materialismo. Em 1997, em San Diego, 39 pessoas foram encontradas mortas e, por incrível que pareça, todas tinham alto nível de escolaridade e lidavam com informática. Em agosto de 1998, foi apregoado o fim de mundo e todos viram o fanatismo imperar, muitos se desfizeram de seus bens e aceitaram a extinção da humanidade. Em 2000, Ruth Montgomery previu que o eixo da Terra mudaria e o Anticristo se revelaria. Há séculos fala-se em fim do mundo. Vez por outra, aparece um vidente falando do apocalipse e ganha repercussão!

Com tudo isso, vamos a uma pergunta:

– Quem é esse Satanás? Será que ele existe?

Na minha concepção, sim! Ele está arraigado no consciente coletivo, é um arquétipo com objetivo premeditado, planejado por quem se julga acima de qualquer suspeita ou erro. Nunca desaparecerá da face da terra porque é importante que continue como monstro assustador de figura dantesca capaz de amedrontar.

MAIS ARTIGOS DE JÚLIA FERNANDES HEIMANN

LITERATURA

LONGEVIDADE SADIA

DIVERTIMENTO…

Porém, os “detentores da verdade”, os “julgadores dos infiéis e impuros” e “salvadores da Pátria” agem sabendo que o tal Satanás é nossa insegurança e o medo de que tudo piore em nossas vidas. O medo nos cega, mas relutamos à ideia de que buscamos o poder, mesmo que seja um minipoder, para termos a sensação de segurança!

Como Jesus disse aos governantes: “Deixai-os; são guias cegos; ora, se um cego guiar outro cego, ambos cairão no barranco”. ( Mateus 15,14…)

Que Satanás, na ideia exposta acima, anda solto por aí deve ser verdade! Não precisamos procurar muito porque a competição desenfreada pelo poder gera insegurança e desavenças, onde ele, o Capeta, está sempre presente.
Acho que continuaremos, por muito tempo: cegos, sendo guiados por cegos!
Vade retro Satanás!(Foto: Filme Auto da Compadecida/2000)

JÚLIA FERNANDES HEIMANN

É escritora e poetisa. Tem 10 livros publicados. Pertence à Academia Jundiaiense de Letras, á Academia Feminina de Letras e Artes, ao Grêmio Cultural Prof Pedro Fávaro e á Academia Louveirense de Letras. Professora de Literatura no CRIJU.

VEJA TAMBÉM:

CONFLITOS DE GERAÇÕES: ASSISTA AO VÍDEO DA GINECOLOGISTA LUCIANE WOOD

ACESSE FACEBOOK DO JUNDIAÍ AGORA: NOTÍCIAS, DIVERSÃO E PROMOÇÕES

PRECISANDO DE BOLSA DE ESTUDOS? O JUNDIAÍ AGORA VAI AJUDAR VOCÊ. É SÓ CLICAR AQUI