Ações, atitudes e escolhas… Movimentos que fazemos e que nos transformam em quem somos. Sem eles não seria possível vivermos já que nos conduzem pelo caminho da evolução e crescimento. Um processo constantemente e sem dúvida desafiador, moroso e muitas vezes doloroso. O resultado é o amadurecimento que, mesmo na velhice, nos faz aprender e criar percepções diferentes de assuntos e situações. Podemos aprender muito com o que vivemos, crescemos e amadurecemos pelo nosso próprio processo de vida, basta olharmos com carinho o que está em nosso entorno.
Mas, muitas pessoas ainda não conseguem olhar seus processos como uma forma de aperfeiçoamento. Muitos são os que culpam o que acontece como a má sorte que têm e não com a percepção de que se algo não foi bem sucedido, podemos recomeçar com outro olhar, de uma forma mais madura, com a oportunidade de não errarmos novamente em detalhes importantes. Quando assumimos alguma postura ou tomamos alguma decisão, fazemos pelos recursos que possuímos naquele momento. Logo, quando adquirimos a consciência de olhar nossos processos e refletirmos sobre nossas ações, temos a opção de não trilharmos os mesmos caminhos. Todos passamos por momentos de amadurecimento.
Processos… Assim como na natureza, a nossa vida. Uma árvore para dar frutos precisa passar por todas as etapas. E os frutos surgirão se forem bem cultivados. Muitos cometem o erro de querer colher frutos sem antes passar por todas as etapas do processo. Uma árvore não consegue dar frutos sem antes amadurecer e fortificar as raízes, criar troncos fortes, folhas saudáveis, florir… Nós também não conseguimos. Assim como, a árvore não consegue produzir frutos de outra espécie, a não ser o seu fruto, que vem da semente nativa.
Uma árvore pequena, está ocupada com o seu processo de crescimento. Ela não olha para uma árvore grande e frondosa e fala: “eu sou mais ou posso fazer o que você faz”. Ela cuida do próprio processo interno, trata de buscar tudo o que precisa para um dia ser como a outra. A natureza nos convida diariamente a observar suas transformações e mesmo assim insistimos em querer encurtar tudo o que precisamos para colher bons frutos.
OUTROS ARTIGO DE ROBERTA PERES
Cada um de nós está passando por uma etapa do processo. Estamos todos crescendo, amadurecendo, fazendo nossas escolhas. Um processo silencioso, único e particular. Nosso amadurecimento demanda tempo, perspicácia, determinação e principalmente coragem para mudarmos tudo aquilo que não nos cabe mais. Estamos o tempo todo florescendo, colhendo frutos, cada um em seu tempo, num movimento cíclico. Olhe seus processos e foque na sua transformação. Amadureça, floresça e colha os seus frutos. Quando analisamos o que nos trouxe para o momento que estamos vivendo temos a certeza que nosso caminho não foi fácil, mas, conseguimos superar muitos obstáculos e seguimos em frente.(Foto: www.pikist.com)

ROBERTA PERES
Formada em Gestão de Recursos Humanos, Eneagrama, conhecimento em técnicas de PNL, com carreira desenvolvida em liderança e desenvolvimento humano.
VEJA TAMBÉM
ACESSE O FACEBOOK DO JUNDIAÍ AGORA: NOTÍCIAS, DIVERSÃO E PROMOÇÕES