OS 90/10 DA VIDA

90

Não conseguimos controlar todas as coisas que nos acontecem. Porém, é possível controlar a forma que lidamos com o que nos acontece. Quando lemos essa frase, pode parecer simples, mas, quando se fala em controlar o que acontece, temos que trazer para a nossa consciência que isto está além de manipular a situação ao seu favor. O controle tem a ver com os impulsos e emoções. Existe um princípio chamado 90/10 que prega o seguinte: 10% das das coisas que acontecem não estão sob no nosso controle e os outros 90% são nossa responsabilidade. Somos nós que provocamos. Então, nossas emoções e atitudes estão ligadas diretamente ao nosso dia a dia.

Vivemos inseridos em ambientes que nos colocam à prova o tempo todo. E toda a pressão que sofremos e que muitas vezes exercemos em nós mesmos, nos coloca em situações que podem trazer resultados negativos. Não existe erro e acerto, apenas resultados que são apenas reflexos de nossas ações diárias. Sendo assim, o que você tem feito para ter os resultados que você está obtendo na sua vida? Quando seu dia está todo bagunçando e você tem aquele sentimento que não deveria ter saído da cama, o que faz para melhorar a situação? Será que apenas estamos reclamando e não estamos tomando nenhuma ação para melhorar o cenário?

Muitas vezes insistimos nas nossas ações por não enxergar nossas falhas. Instintivamente voltamos aos 90/10. Focamos nos 90% das pessoas à nossa volta. Não avaliamos o que nos cabe para melhorar a situação já que o problema sempre estará com o outro. Não existe ponto de reflexão. Logo, a situação apenas está ruim porque o mundo conspira contra. Nunca cogitamos estar reagindo de uma maneira errada e colhemos estes resultados.

Ter domínio das nossas emoções é algo muito delicado e complexo. Ninguém consegue isto por completo. É necessário treino diário. Podemos buscar com terapia, atividade física, meditação… Controle de emoção está ligado diretamente em direcionar a atenção para dentro de si mesmo e se conhecer, se reconhecer. Saber quais os gatilhos que nos levam a perder o controle.

Ao mesmo tempo é necessário não buscar o controle de todas as emoções. A flexibilidade nos leva a ter outras percepções sobre o que estamos vivendo. Muita exigência leva ao estresse e tensão. Busque levar a sua rotina de maneira leve e altruísta, lembrando que imprevistos nos tiram da nossa zona de conforto. Então busque neles maneiras de se superar.

Tenha mais empatia. Nem todos estão conspirando contra você. É impossível saber tudo o que está acontecendo à sua volta. A empatia poderá ajudar as pessoas com quem você se socializa.

OUTROS ARTIGO DE ROBERTA PERES

A VIOLÊNCIA E AS MULHERES 

CICLOS

MELHORIAS CONTÍNUAS NO PROCESSO HUMANO E ORGANIZACIONAL

Todas nossas ações são como uma teia nos levando de um ponto a outro. Independentemente do que aconteça, isso será apenas o ponto central. Voltando aos 90/10, o que nos conduzirá pelo caminho são nossas ações e a forma que lidamos com aqueles outros 90%. Estes só surgem devido à forma que lidamos com as situações. Então, seja você o mestre do seu destino, busque trilhar seus caminhos com o máximo de sabedoria de suas emoções. Saiba que nem tudo que está acontecendo é porque você merece passar. Muitas vezes o que falta é você ajustar o como está lidando com o que está vivendo com tudo aquilo que existe dentro de você!(Ilustração: Depositphotos)

ROBERTA PERES

Formada em Gestão de Recursos Humanos, Eneagrama, conhecimento em técnicas de PNL, com carreira desenvolvida em liderança e desenvolvimento humano.

VEJA TAMBÉM

ACESSE O FACEBOOK DO JUNDIAÍ AGORA: NOTÍCIAS, DIVERSÃO E PROMOÇÕES