Momento de mudanças profundas. Os caminhos mais longos que temos a percorrer na vida, estão dentro de nós. Se você pudesse calcular a porcentagem do que te angústia, que te faz ficar a noite sem dormir, sentindo ansiedade por antecipação, quantos porcento de tudo isto são coisas reais e que realmente estão no seu controle? Angústia, ansiedade…
Aprender a diferenciar coisas que podemos mudar das que não podemos, ou melhor, que estão no nosso controle ou não estão, fará uma grande diferença na saúde mental e emocional, acarretando uma melhor qualidade de vida.
“A principal tarefa da vida é simplesmente esta: identificar e separar questões de modo que eu possa dizer claramente para mim mesmo quais são externas, fora do meu controle, e quais tem a ver com as escolhas sobre as quais eu, de fato tenho o controle. Onde então devo buscar o bem e o mal? Não em externos incontroláveis, mas dentro de mim mesmo, nas escolhas que são minhas”. (Epiteto- filósofo gregoestóico)
A tendência que o ser humano tem em gastar tempo e energia pensando em coisas que estão totalmente fora do controle como, por exemplo, a reação que alguns tem diante de motoristas que se comportam com péssima educação no trânsito. Ou num relacionamento, onde o outro não corresponde as suas expectativas, o atraso de outras pessoas que podem deixar alguém na espera. Situações estas nas quais não se tem nenhum controle, mas que podem sugar a energia de muita gente.
É comum as pessoas apontarem o dedo e encontrarem culpados, ledo engano, o mais adequado é olhar para si, mudar a forma de ver, ouvir, sentir e então agir de maneira diferente.
Culpar é apontar para fatores que não temos qualquer controle, ninguém muda ninguém, é como “dar murro em ponta de faca”, você só irá se ferir.
Justificar é o mais habitual, podemos dizer até que seja cultural.
OUTROS ARTIGOS DE ROSELI SANTOS DE OLIVEIRA
DIFERENÇAS ENTRE VIDA PRAZEROSA E VIDA FELIZ
LÍDER: EQUILÍBRIO ENTRE A RAZÃO E A EMOÇÃO
SAÚDE MENTAL E EMOCIONAL DOS PROFESSORES ESTÁ EM RISCO
Mudar e assumir responsabilidades exige determinação, esforço, coragem e muito trabalho de mudança interna. E isto não é para qualquer um.
O melhor é, aprender a voltar-se mais para dentro de si, e se perguntar o que posso fazer realmente para mudar e ser um agente de influência nesse problema? Se não encontrar resposta para esta pergunta, aprenda a se desapegar. Sem angústia, ansiedade…
Mude seu foco para o que você realmente pode controlar, faça melhores escolhas, volte- se para dentro de si, ali está a chave. Quero finalizar este artigo com a reflexão deste vídeo: inscreva-se no canal para ajudá-lo a crescer. É só clicar aqui. (Foto principal: blog.cancaonova.com)
ROSELI SANTOS DE OLIVEIRA
Psicopedagoga,Terapeuta Cognitivo Comportamental. Trainer em PNL, Life & Executive Coach, licenciada em EMDR, Terapia dos Esquemas. Facilitadora licenciada da Educação Emocional Positiva. Consultório: Avenida Nove de Julho, 3575, sala 208 – Jundiaí (Maxime Office Tower). Whatsapp – (11) 9 9989 2462(Ilustração: podfm.ru)
VEJA TAMBÉM
FISK DA RUA DO RETIRO: SAIBA O QUE SÃO QUESTIONS WORDS. CLIQUE AQUI
OS 103 ANOS DA ESCOLA PROFESSOR LUIZ ROSA
ACESSE O FACEBOOK DO JUNDIAÍ AGORA: NOTÍCIAS, DIVERSÃO E PROMOÇÕES
PRECISANDO DE BOLSA DE ESTUDOS? O JUNDIAÍ AGORA VAI AJUDAR VOCÊ. É SÓ CLICAR AQUI