Medo de ARRISCAR

arriscar

O novo pode trazer um sentimento de paralisação e medo. Mudar nem sempre é algo que deixa as pessoas confortáveis. Medo de arriscar, de tentar e talvez ter que lidar com frustrações. Colocamos tantos porquês e não nos percebemos que acabamos por criar mais sentimentos negativos, do que positivos. Tentar, seja em qualquer esfera, é um ato de muita coragem. Quando partimos para o novo, precisamos reprogramar nossa mente para tudo aquilo que está chegando e estarmos dispostos a aceitar que mesmo com um bom planejamento, talvez, tenhamos que corrigir a direção. Precisamos entender que estaremos em um novo cenário e que vamos utilizar muitas vezes recursos que não estamos acostumados.

A maioria das pessoas que têm medo de mudanças, não possuem o recurso de flexibilidade. Elas enxergam que qualquer imprevisto é motivo para a desistência. Isso pode estar atrelado ao sentimento de que não suprirão as expectativas ou por se acharem inferiores, longe do merecimento. Toda mudança gera algo positivo e se fizermos uma análise, para entendermos o exato local onde estamos agora, também tivemos de mudar algo seja em nós mesmo ou no ambiente que estamos inseridos.

As coisas podem não dar certo ao arriscar. Mas, qual a probabilidade? Pode ser que dê errado, mas, e se der certo? Quanto mais alimentamos nossos pensamentos negativos, mais são as chances de não dar certo…

Se tivermos pensamentos negativos, nossos medos de arriscar serão cada vez mais evidentes e logo poderão nos paralisar. Quando esperamos pelo melhor, nossa mente estará pronta para os desafios. Toda mudança, nos traz a chance de aprender e nos desenvolver como pessoas ou como profissionais. As melhores recompensas estão onde corremos mais riscos. Devemos primeiramente entender que não teremos resultados diferentes se continuamos onde estamos. Sair da zona de conforto é o primeiro passo para a mudança. Crescemos em momentos de adversidades e isso que nos molda; como um diamante, que sofre pressão para um dia chegar a sua mais pura beleza.

CLIQUE AQUI E LEIA OUTROS ARTIGOS DE ROBERTA PERES

Muitas vezes nosso medo em tentar vem de experiências anteriores. Ter em mente que não somos mais as mesmas pessoas e que hoje possuímos outros recursos para lidar com as situações, poderá nos ajudar a lidar com estes sentimentos. Entender de onde vem o de medo é importante. Acolha-o, veja o porque ele está se apresentando novamente e principalmente deixe-o ir, se não tiver mais sentido ou procure a orientação de um profissional para melhor compreensão.

Ter a mente positiva facilita o processo. Não é possível ser positivo o tempo todo, mas, trabalhar a sua autoconfiança é importante em todos os aspectos da sua vida. Entenda que todas as pessoas são merecedoras de coisas boas e você também é. Não se trata de correr riscos extremos e sim de vivenciar o novo em sua vida. É sobre mudar a forma de ver as coisas e entender o que não funciona mais para você. É sobre se movimentar e ir onde você deseja estar. O medo de arriscar é perder a chance de acertar!(Foto: Анна Рыжкова/Pexels)

ROBERTA PERES

Formada em Gestão de Recursos Humanos, Eneagrama, conhecimento em técnicas de PNL, com carreira desenvolvida em liderança e desenvolvimento humano. 

VEJA TAMBÉM

PUBLICIDADE LEGAL É NO JUNDIAÍ AGORA

ACESSE O FACEBOOK DO JUNDIAÍ AGORA: NOTÍCIAS, DIVERSÃO E PROMOÇÕES