AURICULOTERAPIA e meditação: Saúde de Jundiaí oferece práticas

auriculoterapia

Mesmo com apenas sete anos de idade, Maria Luísa começou a apresentar problemas para ter uma tranquila noite de sono. “Ela sempre foi muito agitada. É ligada na tomada durante o dia e durante a noite”, conta a avó, Solange Pereira. Ao perceber o quanto esse comportamento era prejudicial para a garota, a família encontrou ajuda na meditação e na auriculoterapia. A prática agradou a menina. “Eu gosto bastante de fazer a meditação e colocar a sementinha na orelha. Fico mais calma quando vou para a casa e até durmo melhor”, revela Maria.

A meditação e a auriculoterapia são oferecidas de forma gratuita pelo CECCO (Centro De Convivência, Cultura, Trabalho E Geração De Renda), equipamento da Prefeitura, toda quinta-feira, a partir das 9h. A participação é livre e aberta ao público. Sabendo disso, a Diolinda Lemos, de 71 anos, também começou a levar os netos Gabriel e Giovana para as atividades no espaço que já está acostumada a frequentar. “Eles adoram e ficam ansiosos para a aula. Os benefícios são nítidos. Percebi que o Gabriel, por exemplo, está ficando mais calmo e centrado, além de estar se organizando melhor com a escola”, afirma.

“A promoção de boas práticas que tragam uma melhoria na qualidade de vida e no desenvolvimento das crianças é uma marca da gestão em Jundiaí, Cidade das Crianças. Os estímulos que elas recebem ainda quando pequenas vão gerar efeitos positivos para o resto da vida de cada uma delas”, opina o Prefeito Luiz Fernando Machado.

“Práticas integradas, que fomentam a participação de toda a família em espaços públicos, são fundamentais. Atividades como esta fazem a promoção da saúde e mostram que ela não deve ser notada apenas quando alguém fica doente”, comenta o Gestor de Saúde, Tiago Texera.

Impacto positivo – A fisioterapeuta da Equipe NASF, Cristina Padoin, relata que os benefícios de iniciarem práticas como a auriculoterapia e a meditação ainda na infância, são muitos. “É um momento de interação consigo, algo muito pessoal. Isso traz aos pequenos mais calma e tranquilidade, o controle da ansiedade e até mesmo a melhora no apetite, imunidade e questões respiratórias”, explica. “As próprias crianças gostam muito e relatam que ficam aliviadas. Assim elas terão mais qualidade de vida”, completa Cristina.

Além dos benefícios da prática em si, o CECCO conta com outro elemento fundamental para a sociedade: a integração entre as pessoas. “Aqui nós recebemos pessoas de todas as idades, que fazem atividades em conjunto. A própria meditação tem a presenças das crianças e também de adultos e idosos. Famílias inteiras vem e assim conseguimos criar um espaço agradável, que promove o convívio com pessoas de diferentes contextos”, argumenta a gerente do CECCO, Fernanda Torres Apollonio.

O equipamento é vinculado à Unidade de Gestão de Promoção da Saúde (UGPS) e está localizado na rua Benedito Sérgio de Oliveira, 220, no Parque Continental. O espaço é aberto para a população.

VEJA TAMBÉM

PUBLICIDADE LEGAL É NO JUNDIAÍ AGORA

ACESSE O FACEBOOK DO JUNDIAÍ AGORA: NOTÍCIAS, DIVERSÃO E PROMOÇÕES