Estou no BIG BROTHER BRASIL e nem sabia…

big brother
(Foto: hypescience.com)

No mundo virtual, que a cada dia expande seus tentáculos em nossa vida real, a moeda mais importante é a sua, a minha, a nossa atenção. Sim, nossos olhos, ouvidos e principalmente nosso cérebro são atraídos por uma verdadeira avalanche de informações que fica difícil ou até mesmo impossível se desconectarem deste ambiente. Por isso que alguns especialistas em marketing digital chegam a dizer que hoje a atenção do internauta é a “commodity” mais valiosa do mundo. Pois bem, mas não basta ter nossa atenção, a web quer também a nossa alma e para isso criou o tal “algoritmo” que segue todos os nossos “passos digitais” para descobrir o que gostamos, o que sonhamos e até quem somos. Como se estivéssemos na casa do Big Brother Brasil, o BBB, vigiados 24 horas por dia, sete dias por semana, só que sem prêmio de R$ 1,5 milhão.

A influência que o ambiente online tem em nossas vidas é assustadora. Não conseguimos fazer mais nada sem antes dar uma pesquisada no Google. Seja sincero (a), quantas vezes você já procurou os preços de um produto nos sites de compras antes de efetivar a compra? Eu faço isso sempre, aliás, já virou rotina na minha vida. Muitas vezes nem compro nada, mas somente a pesquisa é uma diversão. Com isso, passamos horas conectados a um celular ou computador, vivendo num mundo virtual, enquanto deixamos de aproveitar o mundo real, que está fora das quatro paredes do nosso quarto.

OUTROS ARTIGOS DE VÂNIA ROSÃO

PANETONE? SÓ DEPOIS DO NATAL…

PREVISÕES DE ANO NOVO. QUEM AINDA ACREDITA NELAS?

FRANGO ASSADO PARA O NATAL

AMIGOS, AMIGOS. POLÍTICOS À PARTE…

COMPRAS ESTÃO EMAGRECENDO NO PESO…

E é só dar um clique numa das teclas do celular para despertar o algoritmo, que passa a seguir você por todos os cantos da web, registrando seus interesses para descobrir seus desejos. O algoritmo te persegue quando você curte uma mensagem ou uma foto, quando você permanece determinado tempo visualizando um conteúdo, ou quando simplesmente abre um anúncio de algum produto. Tudo fica registrado nesse “Grande Irmão” virtual e aí você passa a receber uma enxurrada de anúncios, mensagens, fotos, tudo o que possa interessá-lo, de acordo com a avaliação do algoritmo. O objetivo, claro, é chamar sua atenção, que como eu já falei acima, vale ouro no mundo virtual.

Só que esse tal algoritmo acabou com a nossa ilusória privacidade virtual. Somos reféns deste Big Brother, que só aumenta seu raio de ação sobre nossas vidas.  Experimenta falar perto do celular que está interessado em comprar um tênis novo. De imediato vai começar a receber toda a sorte de anúncio das lojas mais fantásticas de tênis do Brasil e até estrangeiras. Pois é, temos um espião dentro de casa… E essa vigilância cibernética é só o começo.

VÂNIA ROSÃO

Formada em Jornalismo pela Faculdade de Comunicação Social Cásper Líbero. Trabalhou em jornal diário, revista, rádio e agora aventura-se na Internet.

VEJA TAMBÉM

ESPAÇO PARA ERRAR AJUDA NAS DESCOBERTAS, AFIRMA EX-ALUNO DA ESCOLA PROFESSOR LUIZ ROSA

ACESSE FACEBOOK DO JUNDIAÍ AGORA: NOTÍCIAS, DIVERSÃO E

PRECISANDO DE BOLSA DE ESTUDOS? O JUNDIAÍ AGORA VAI AJUDAR VOCÊ. É SÓ CLICAR AQUI