O Tribunal Superior Eleitoral(TSE) divulgou as propostas de governo de Ricardo Bocalon(PSB), caso ele seja eleito nas eleições de outubro. O documento tem 34 páginas. No texto, Bocalon afirma: “para nós, o município terá o tamanho das demandas da sociedade. A Prefeitura precisa cuidar das pessoas: o homem mora no município, é no município onde as pessoas sonham com uma boa educação, saúde, trabalho e renda. Governar só terá sentido se a fizermos de frente para a população, principalmente para aqueles que mais precisam. A governança municipal, além de entender e atender aos mais carentes na oferta de serviços públicos essenciais, tem o dever de contribuir para com o estado de direito do país e de promover a consolidação da democracia”. Confira as propostas do candidato da coligação “Na nossa Jundiaí, o que Mais Importa são as Pessoas”, composta pelo PSB, PDT, PT, PCdoB, PV e PT:
Saúde
● Garantir a atenção básica: aplicar conjunto de ações que incluem promoção da saúde, prevenção de doenças, diagnóstico, tratamento e reabilitação.
● Garantir a atenção ambulatorial: oferecer ações e serviços que visam a atender aos principais problemas e agravos de saúde da população, cuja complexidade da assistência na prática clínica demanda a disponibilidade de profissionais especializados e a utilização de recursos tecnológicos avançados, para o apoio diagnóstico e tratamento.
● Garantir a atenção de alta complexidade: Fornecer procedimentos de alta tecnologia e alto custo, assegurando à população acesso a serviços qualificados e integrados aos demais níveis de atenção à saúde. Isso inclui procedimentos de alta complexidade, como cirurgias e tratamentos especializados.
● Investimentos na modernização da Faculdade de Medicina e a de Educação Física de Jundiaí(infraestrutura e recursos acadêmicos para melhorar a formação de profissionais de saúde).
● Hospitais Universitário e São Vicente de Paula: Apoiar esses hospitais com recursos financeiros e tecnológicos, além de fomentar parcerias nacionais e internacionais para aprimorar os serviços oferecidos.
Ações Saneamento Básico
● Reorganização administrativa da DAE SA e criar um novo planejamento estratégico que concentre investimentos nas atividades fins da empresa, garantindo ótimo atendimento aos munícipes no tratamento de água e esgoto e no armazenamento e distribuição de água potável.
● Reduzir as perdas no sistema por meio de adoção das novas tecnologias e manter equipe de plantão adequada para evitar interrupções no abastecimento do município.
● Desenvolver programas que incentivem o reuso de água, o armazenamento e a utilização de águas pluviais e a redução do consumo de água potável no município.
● Investir na recuperação e na preservação dos mananciais, especialmente, na bacia hidrográfica do Rio Jundiaí-Mirim.
● Tratar efetivamente todo esgoto coletado e promover a aplicação adequada do lodo gerado no processo. Ações Agricultura e Abastecimento Nossa proposta de agricultura e abastecimento é promover a produção local de alimentos saudáveis e sustentáveis. Para isso, vamos implementar as seguintes ações:
● Plano DVI (Desenvolvimento e Inovação): Elaborar um plano estratégico voltado para a produção local, com foco no atendimento das necessidades da cidade.
● Protocolo de Transição Agroecológica: Introduzir um protocolo que promova a transição para práticas agroecológicas, garantindo a sustentabilidade e a segurança alimentar.
● Merenda escolar orgânica: Garantir que a produção local de orgânicos seja introduzida na merenda escolar.
● Cadeias Produtivas: Realizar um acompanhamento contínuo das cadeias produtivas regionais para assegurar a eficiência e a sustentabilidade da produção agrícola local
● Avaliação de crédito, seguro e investimentos: Manter uma avaliação constante das condições de crédito, seguro e investimentos disponíveis para os agricultores, facilitando o acesso a recursos financeiros para apoiar os produtores locais.
● Rede Municipal de Agricultura Solidária: Desenvolver uma rede municipal que promova a agricultura solidária, incentivando a cooperação e o apoio mútuo.
● Núcleos de Agricultores de Bairro: Organizar núcleos de agricultores de bairro, promovendo a produção local e a comercialização de produtos frescos e saudáveis.
● Espaços educativos produtivos: Converter espaços educativos em unidades produtivas, integrando a educação e a produção agrícola para promover o aprendizado prático.
● Agricultura de paisagismo e beleza cênica: Organizar a agricultura de paisagismo e beleza cênica, promovendo a conservação do meio ambiente e a valorização da paisagem local.
Meio Ambiente
● Plano Municipal Ambiental: Desenvolver e executar um plano abrangente para a gestão ambiental, visando à sustentabilidade e preservação dos recursos naturais.
● Logística reversa: Estimular economicamente a logística reversa nos domicílios e nos resíduos sólidos do Geresol, reduzindo a quantidade de resíduos enviados para aterros sanitários e promovendo a reciclagem.
● Compostagem: Implementar programas de compostagem para os resíduos gerados pelas podas de árvores, transformando-os em adubo orgânico.
● Reserva Biológica da Serra do Japi: Assegurar a aplicação efetiva do Plano de Manejo para a conservação e proteção da biodiversidade da Reserva Biológica da Serra do Japi.
● IPTU VERDE: Expandir a aplicação do IPTU VERDE para incluir outros serviços ambientais, como o reuso de água, incentivando práticas sustentáveis pelos contribuintes.
● Guarda Municipal: Reorganizar a Guarda Municipal em relação aos serviços de vigilância e fiscalização da Serra do Japi, investindo os recursos do Fundo Municipal de Conservação da Qualidade Ambiental para proteger a área.
● Iluminação pública: Investir em energia fotovoltaica e ampliar a troca das lâmpadas comuns pelas do tipo LEED, oferecendo maior qualidade e eficiência energética na iluminação pública e nos edifícios públicos.
● Sustentabilidade e Energia Renovável: Incentivar o uso de energias renováveis, como solar e eólica, e promover projetos de sustentabilidade que visem a redução da pegada de carbono do município.
Educação e trabalho
● Garantir Vagas em Creches: Nenhuma criança fora da creche. Reunir os mantenedores que interagem com o município no segmento de creches para discutir profundamente o aumento da disponibilização de vagas, revisando a legislação vigente e os valores pagos pelo município.
● Desenvolver Novo Referencial Curricular: Trabalhar em conjunto com os profissionais da educação e a comunidade para criar um novo referencial curricular que atenda às necessidades atuais.
● Formação e Qualificação de Educadores: Estabelecer convênios com universidades locais, estaduais, federais e internacionais para a formação e capacitação contínua do pessoal do magistério.
● Inclusão de Alunos com Deficiências: Promover a inclusão dos alunos com deficiências, aplicando a legislação vigente e a LDB, garantindo acessibilidade deles, aquisição de equipamentos específicos e qualificação dos profissionais.
● Alfabetização Plena no 1º Ano do Ensino Fundamental: Assegurar que nenhum aluno termine o 1º ano do Ensino Fundamental sem saber ler e escrever, com monitoramento constante e avaliações internas e externas do sistema educativo.
● Aplicação dos Recursos do FUNDEB: Utilizar rigorosamente os recursos do FUNDEB, especialmente para garantir o percentual dedicado ao salário dos professores.
● Reforma do Estatuto do Magistério: Após audiências públicas, enviaremos à Câmara Municipal projeto de lei, propondo a reforma do Estatuto do Magistério e do Regimento Interno, reparando perdas e valorizando especialistas, mestres e doutores.
● Revitalização Tecnológica do Complexo Argos: Revitalizar o Complexo Argos, incorporando tecnologias e modernizando a TVE, EJA, Centro de Línguas, Biblioteca Pública e Centro de Formação e Capacitação Prof. Paulo Freire.
● Climatização das Salas de Aula: Garantir a climatização de todas as salas de aula do município.
● Projeto Residência Pedagógica: implementar o “Projeto Residência Pedagógica”, onde futuros docentes aprovados em concurso público passarão por seis meses de preparação e certificação antes de ingressar no sistema de ensino.
● TV Educativa: Restaurar a TV Educativa para ser gerida por profissionais da educação.
● Complexos Educacionais: Utilizar os Complexos Educacionais, Culturais e Esportivos para a realização de atividades no contraturno dos estudantes.
● Projeto “Vale Verde”: instalar unidade de processamento de legumes, de frutas e de verduras com câmaras frias. Adquirir veículos refrigerados, equipamentos modernos para o manejo do solo, plantio e colheita das hortaliças e legumes, em vários bairros do município.
● Alimentação Escolar Saudável: Tornar a alimentação escolar mais natural e saudável, por meio da redução de alimentos processados e do consequente aumento de produtos “in natura”.
● Cozinhas Escolares: Modernizar o sistema de cozinhas escolares com tecnologias avançadas de preparo e cozimento.
● Transporte Escolar: Revisar a regulamentação do transporte escolar com o objetivo de ampliar e melhorar os serviços.
● Biblioteca Virtual Municipal: Criar uma biblioteca virtual municipal para ampliar o acesso à informação e ao conhecimento.
● Criação do Grupo de Apoio aos Moradores (GAM), programa municipal de alistamento civil voluntário, garantido por lei e constitucional, que visa reunir jovens para servir à comunidade e apoiar os moradores de Jundiaí por um período de um ano. Ao final desse período, o grupo é dispensado e outro é formado. Os jovens que integrarem o GAM prestarão serviços por cinco horas diárias, de segunda a sábado, e cada membro receberá mensalmente uma ajuda de custo.
Esporte e Cultura
● Combate à Obesidade Infantil e às Drogas: Utilizar da atividade esportiva como ferramenta de controle à obesidade infantil e como combate às drogas.
● Complexos Esportivos e Culturais: Recuperar e modernizar os Complexos Educacionais, Culturais e Esportivos, incluindo todos os ginásios cobertos, com novas tecnologias como placares eletrônicos, internet, sonorização, iluminação e a reforma dos sanitários.
● Inclusão Esportiva nos Bairros: Implementar o projeto “Os bairros participam da vida esportiva da cidade”, incluindo as pessoas da terceira idade com atividades exclusivas, em modalidades, tais como, basquete, voleibol, handebol, futebol de salão, atletismo, ginástica olímpica e outras modalidades.
● Ampliar participação: Reunir os representantes das modalidades esportivas para o levantamento das demandas e para proposição de ações.
● Futebol Amador: Apoiar o futebol amador com a melhoria dos campos, sanitários, vestiários, iluminação, incentivo aos jogos noturnos e remuneração da arbitragem, além do suporte da Guarda Municipal durante as atividades.
● Segurança nos Complexos Esportivos: Cadastrar biometricamente os frequentadores dos complexos esportivos, de modo a identificá-los, eletronicamente, nas portarias dos complexos, visando à segurança dos usuários.
● Esporte de Competição: Revitalizar e modernizar a área do esporte de competição da cidade, especialmente para participação nos jogos regionais e abertos, incluindo medicina esportiva em parceria com as Faculdades de Educação Física e Medicina.
● Recuperação de Complexos Esportivos: Recuperar o Complexo Romão de Souza e outros.
● Gincana Interescolar: Retomar o Projeto Gincana Interescolar com a participação das escolas municipais e estaduais.
● Parcerias com Clubes Sociais: Estabelecer com os clubes sociais de nossa cidade convênios, que, além do esporte e da recreação, que poderão ofertar vagas de creche e apoio às associações de amigos de bairros, permitindo a recuperação e a manutenção dos espaços físicos, incluindo-os na Política Cultural.
● Utilização dos Espaços Públicos: Efetivar a Política Cultural de utilização dos espaços públicos municipais, dentre eles: Polytheama, Centro das Artes, Complexos Educacionais, Culturais e Esportivos, Comendador Antônio Carbonari (Parque da Uva), Parque do Trabalhador (Corrupira), Centros Esportivos, Ginásios Cobertos, Escolas Públicas (municipais e estaduais), Complexo FEPASA e o Centro (calçadão).
● Formação de Agentes Culturais: Formar Agentes Culturais para auxiliar na descentralização da Cultura.
● Descentralização da Cultura: Implantar polos de fomento cultural em que o Agente Cultural será do próprio bairro, contribuindo para o desenvolvimento e a consolidação da cultura popular.
● Projetos Culturais: Retomar e atualizar grandes projetos culturais como Festival Jundiaí Canto Encanto, Enredança, Teatro, Música, Mirindança, Artes visuais e plásticas (pintura, fotografia, escultura, arquitetura e artesanato).
● Festas Gastronômicas Municipais: Prestigiar Festas Gastronômicas Municipais e propor lei de incentivo cultural municipal, apoiando a rede gastronômica local e o circuito das frutas.
● Valorização do Carnaval: Prestigiar o carnaval como manifestação cultural e entretenimento do povo brasileiro.
● Circuito Cultural Regional: Estabelecer um circuito cultural junto à Aglomeração Urbana de Jundiaí.
Desenvolvimento Econômico, Ciência e Tecnologia
● Ativação da Agência de Fomento: Ativar a Agência de Fomento para incentivar o empreendedorismo, sendo protagonista das ações de investimento e atuando como indutora e colaboradora do desenvolvimento.
● Melhoria da Cadeia Produtiva: Atuaremos decisivamente, junto ao setor produtivo e de comercialização, visando à melhoria da cadeia produtiva e de consumo, quanto à infraestrutura logística e à transferência de tecnologias.
● Novos Empreendedores: Facilitar as relações entre os novos empreendedores e a administração pública no momento de instalação em nossa cidade, propondo a ampliação dos processos de fast track na análise de processos.
● Implantação do TECNOVALE: Cumprir uma promessa de quatro gestões municipais consecutivas, implantando de forma orgânica o TECNOVALE – Parque Tecnológico de Jundiaí, fazendo gestão junto ao Estado para a cessão da área da antiga CAIC, atual IAC, onde deverá ser instalado o parque tecnológico, abrangendo todas as regiões do município e integrando-as digitalmente ao mundo.
● Capacitação para Profissionais Acima de 50 Anos: Desenvolver política pública específica para os profissionais acima de 50 anos que possuem grande experiência e necessitam de capacitação nas novas tecnologias.
● Movimento Maker e FabLabs: Incorporar o movimento maker em todas as regiões, com FabLabs equipados com impressoras 3D, scanners, drones e outras tecnologias, além de instrutores habilitados para orientar os usuários.
● Facilitação de Investimentos Privados: Desenvolver novos mecanismos que facilitem investimentos privados na adoção de novas tecnologias de infraestrutura urbana no município.
● Instituições Locais de Ciência e Tecnologia: Apoiar Instituições de Ciência e de Tecnologia Locais, promovendo a inovação e a transferência de tecnologia para o setor produtivo.
Ações Serviços Públicos e Obras
● Aplicativo de Comunicação e Acompanhamento: Aprimorar aplicativo permitindo que os munícipes possam comunicar suas necessidades de serviços e acompanhar o andamento em tempo real, garantindo uma resposta rápida e eficaz às demandas da população.
● Manutenção de Vias: Estruturar a manutenção de vias, de forma a garantir a melhoria da qualidade dos serviços, utilizando-se dos agregados reciclados no GERESOL para produção de asfalto a frio e na produção de pavers para calçamentos e vias.
● Tecnologias para Poda de Árvores: Investir em tecnologias e em novos processos para poda de árvores, ampliando a velocidade e a segurança dos trabalhadores e dos transeuntes nos passeios, nas praças e nas vias.
● Limpeza e Varrição: Mecanizar os serviços de limpeza e varrição para aumentar a eficiência e cobertura dos serviços.
● Modernização de Pontos de Ônibus: Implantar, em parceria com a iniciativa privada, pontos de ônibus modernos e equipados com Wi-Fi, iluminação fotovoltaica, outdoor digital, som ambiente e recarga de celulares, melhorando a experiência do usuário.
● Auditoria de Serviços Públicos: Contratar auditoria para as medições de serviços públicos, garantindo a transparência e a responsabilidade na gestão dos recursos públicos.
● Sensores Ambientais em Praças: Implantar, nas praças, sensores de medições ambientais (qualidade atmosférica, umidade, temperatura, grau de ruídos, tráfego e coleta de dados diversos) e disponibilizar wi-fi.
● Reavaliação de Projetos de Obras: Realizar levantamentos de projetos de obras e infraestrutura considerados obsoletos ou paralisados, para adequação arquivamento definitivo, responsabilizando os envolvidos no uso do dinheiro público.
● Inventário de Imóveis: Realizar um amplo inventário dos imóveis cedidos e ou alugados pelo município aos governos estadual e federal, bem como os utilizados em locação do setor privado pelo próprio município.
● BIM – Building Information Modeling: Ampliar a adoção do BIM para otimizar a eficiência nos gastos públicos e melhorar a manutenção dos equipamentos públicos. Esta tecnologia, que já se tornou padrão em licitações públicas, permite uma gestão integrada e detalhada de projetos de construção, desde a concepção até a operação, garantindo maior transparência, redução de custos e melhoria na qualidade das obras e serviços públicos em Jundiaí.
Proteção e Desenvolvimento Social
● Estruturar e ampliar a rede de proteção social, garantindo o acesso a serviços e benefícios para aqueles que mais precisam.
● Acompanhar de forma rigorosa os programas de transferência de renda para garantir que os recursos sejam utilizados de forma eficiente e transparente.
● A Vigilância social será garantida, com a geração de dados consistentes do nosso território, sobre as situações de vulnerabilidade e risco que incidem sobre famílias e indivíduos.
● Garantir a interlocução permanente com os representantes de usuários e com as organizações da sociedade civil que promovem atividades relevantes.
● Reestruturar totalmente a FUMAS – Fundação Municipal de Ação Social, para que deixe de ser autarquia burocrática, tornando-se Agência voltada à realização de atividades e não mero gestor do velório e dos cemitérios e entreposto da Caixa Econômica Federal.
Mobilidade Urbana
● Construção de 40 a 60 km de ciclovias, o que representará um enorme passo para tornar a nossa cidade “mais inclusiva”.
● Convite para grupo de trabalho, formado por engenheiros e por arquitetos, para a discussão sobre a melhor forma construtiva de ciclovias.
● Discussão também com esse grupo de trabalho de projeto de ciclofaixa e de ciclorrota.
● Incentivar o uso de bicicletas faz parte do desenvolvimento sustentável, pois moderniza o transporte individual, com um mínimo de ocupação de espaço físico.
● Usar a bicicleta também potencializa a melhora da qualidade de vida, trazendo benefício à saúde, além de ser uma modalidade de transporte econômica e não poluente.
Habitação
● Projeto Minha Casa Minha Vida: Planejamos construir 1000 unidades habitacionais por meio do projeto Minha Casa Minha Vida, destinadas a famílias de menor renda familiar.
● Novas Unidades Habitacionais: Utilizando terrenos públicos e particulares localizados nas Zonas Especiais de Interesse Social (ZEIS), construiremos cerca de 1.500 unidades habitacionais em áreas dotadas de infraestrutura e equipamentos sociais.
● Urbanização de Assentamentos Precários: Destinaremos recursos para urbanizar assentamentos precários com implantação de infraestrutura e regularização fundiária.
● Projeto de Reurbanização no Jardim São Camilo: Elaboração de projeto de urbanização para o Jardim São Camilo, com remoção das residências em área de risco e reassentamentos nas ZEIS na região da área ocupada;
● Regularização Fundiária – REURB-S: Intensificação dos esforços para regularizar áreas de interesse social caracterizadas como REURB–S como Jardim Tamoio, Balsan, Jardim Antonieta, Retentén, Jardim Santa Gertrudes, Sorocabana, Jardim São Camilo, Jardim Novo Horizonte, entre outras.
● Regularização Fundiária – REURB – E: Intensificação dos esforços para regularizar loteamentos caracterizados como de Interesse Específico, conforme definido em legislação federal – Lei 13.465/2017
● Parcerias para Habitação: A FUMAS, em parceria com a iniciativa privada, produzirá edificações em módulos habitacionais para que famílias de baixa renda possam pagar aluguel na forma de leasing.
Segurança Pública e Terceira Idade
● Melhorar a segurança nos bairros: Otimizar a distribuição das viaturas da Guarda Municipal e suas rotas de patrulhamento preventivo em todos os bairros e escolas.
● Ampliar a vigilância: Aumento do número de câmeras de monitoramento nos bairros, nas escolas e nas praças públicas para garantir uma maior segurança e visibilidade.
● Fortalecer a presença da Guarda Municipal: Implantação de postos avançados da Guarda Municipal nas cinco regiões da cidade (norte, sul, leste, oeste e centro) para garantir uma resposta rápida e eficaz em caso de emergências.
● Rede de segurança comunitária: Desenvolvimento do projeto “Vizinho Solidário” para formar uma rede de segurança nos bairros para fortalecer a vigilância, envolvendo a comunidade e estimulando a colaboração entre os vizinhos.
● Segurança para pedestres: Desenvolvimento de programa “Calçada Segura” para garantir a segurança dos pedestres e a acessibilidade nas calçadas.
● Promover atividades para a terceira idade: Em parceria com os Clubes Sociais, promoção de atividades exclusivas para a terceira idade, como grupos de caminhada, atividades físicas e culturais.
● Creches para idosos: Fomentar a criação de creches para idosos por meio de convênios com instituições privadas e públicas.
● Atendimento remoto para serviços públicos: Realização de atendimento remoto para diversos serviços públicos dedicados àqueles com mobilidade reduzida, garantindo que todos tenham acesso aos serviços sem precisar se deslocar.
Ação Terceira Idade e Juventude
● Integração Intergeracional: Promover a integração entre jovens e idosos através de atividades comunitárias e programas de convivência, fortalecendo os laços entre gerações.
● Programa “Forças no Esporte”: Implementar o programa para melhorar a qualidade de vida de crianças e jovens carentes nos períodos matutino e vespertino. Em parceria com os Ministérios da Defesa e do Esporte, os participantes receberão noções de primeiros socorros e civismo, além de atendimentos médico e odontológico, alimentação, roupas e transporte.
● Projeto “Descobrindo Potencialidades”: Desenvolver o potencial profissional e cognitivo dos jovens de 14 a 18 anos, visando a integrá-los ao mercado de trabalho.
● Programa “Qualificação Rápida”: Oferecer oficinas, cursos e workshops focados em novos paradigmas do trabalho juvenil, como empreendedorismo, novas tecnologias, economia criativa e colaborativa.
● Programa “Jovem Capaz”: Por meio da Agência de Fomento, buscar bolsas de estudos em cursos técnicos e tecnológicos e financiar startups, capacitando jovens para o mercado de trabalho e incentivando a inovação.
● Criar o programa “Jovem Empoderado”: Oferecer suporte técnico em parceria com o SEBRAE para jovens que atuam informalmente no mercado, permitindo que legalize suas atividades com sucesso.
● Acesso Gratuito à Internet: Proporcionar acesso gratuito à internet em espaços públicos, garantindo conectividade para todos os jovens.
● Produção de Mídias Alternativas: Com apoio da TVEducativa, promover a produção de mídias alternativas pelos jovens e idosos, incentivando a criatividade e a expressão.
● Edificações Modulares Transportáveis: Implantar edificações modulares transportáveis em espaços públicos, dando suporte a atividades culturais, transformando espaços ociosos, porém estratégicos em áreas de convivência e integração.
● Conscientização Ambiental e Cidadania: Aproximar os jovens das associações de interesse público, para conscientizá-los da importância do meio ambiente e da cidadania, aprendendo o valor do trabalho voluntário.
● Projeto “Valor a Vida”: Desenvolver ações para a transição para a vida adulta, incluindo enfrentamento das drogas, orientação e prevenção à gravidez na adolescência, DSTs e AIDS.
● Premiação Anual: Premiar anualmente as melhores iniciativas em prol da juventude na aglomeração urbana de Jundiaí.
● Aplicativo de Divulgação: Desenvolver junto a CIJUN – Companhia de Informática de Jundiaí, um aplicativo voltado à divulgação de atividades, de cursos, de programas sociais, de oportunidades e de eventos presenciais e on-line.
● Ampliação do Programa “Casa Sol”: Ampliar o Programa “Casa Sol” que dá suporte às mães, vítimas de violência doméstica.
● Inclusão em Conselhos Municipais: Incluir jovens e idosos em todos Conselhos Municipais para que entendam as questões relativas à gestão municipal, permitindo a formação de jovens lideranças e a visão e experiência dos idosos.
● Totens Equipados com IoT: Implantar totens equipados com IOT para avançarmos na transformação de Jundiaí em Cidade Inteligente.
● Digitalização da Sinalização: Iniciar a digitalização da sinalização de trânsito e comunicação visual nos equipamentos públicos de forma a garantir a comunicação inteligente entre a gestão pública e os usuários dos serviços nas vias públicas.
● Garantir a dignidade e o bem-estar dos idosos, reconhecendo sua contribuição valiosa para a sociedade. A atenção integral ao Idoso será prioridade. Serão estabelecidas ações para atender as necessidades básicas, como acolhimento e abrigo aos Idosos necessitados, tanto quanto facilidades de acesso aos serviços públicos de Saúde e de atividades burocráticas, evitando-se, nesse último caso, permanências desnecessárias em filas de atendimento. Também serão implementadas ações para atividades culturais, de lazer e de esportes, específicas para essa faixa etária.
Ações Políticas Públicas para as Mulheres
● Empoderar mulheres na política: Promover a participação das mulheres na política e garantir a equidade de gênero em todas as atividades sociais e econômicas.
● Desenvolvimento Profissional: Promover a qualidade profissional das mulheres de acordo com a política de desenvolvimento, valorizando a formação profissional delas.
● Saúde, Segurança e Bem-Estar: Proteger a saúde, a segurança e o bem-estar de todas as mulheres, independentemente de sua condição social ou econômica.
● Apoiar o empreendedorismo feminino: Criar programas de emprego e renda para mulheres que são chefes de família, ajudando a promover a independência econômica.
● Fomento a Cooperativas e Associações: Gerar renda e oportunidades para as mulheres através da criação de cooperativas e associações.
● Monitorar e divulgar progressos: Medir, documentar e publicar os progressos das empresas na promoção da igualdade de gênero, garantindo transparência e responsabilidade social.
● Parcerias para Creches: Estabelecer parcerias com o governo federal e empresas privadas para construir creches nos bairros, facilitando a vida profissional das mulheres.
● Centro de Referência da Mulher: Estabelecer centros de referência para as mulheres no município, garantindo o direito à uma vida livre da violência.
Diversidade – Políticas Afirmativas
● Defender a diversidade sexual: Promover a igualdade e o respeito para todas as orientações sexuais e identidades de gênero.
● Combater o preconceito: Combater todo e qualquer tipo de preconceito, incluindo racismo, xenofobia, homofobia, transfobia, discriminação religiosa ou credo político.
● Promover a igualdade racial: Estabelecer políticas de promoção da igualdade racial nos programas sociais do governo, garantindo oportunidades iguais para todos.
● Enfrentar a violência: Intensificar as ações de enfrentamento à violência contra as minorias, com prioridade à juventude e à mulher, especialmente às negras.
● Incentivar a inovação: Estimular e promover políticas públicas nas áreas de ciência, tecnologia e inovação, com foco nas minorias.
● Ampliar o acesso à educação e saúde: Apoiar ações afirmativas que objetivem ampliar o acesso das minorias à educação pública de qualidade, à saúde, ao lazer, à cultura e aos serviços públicos de maneira geral. Ações Causa Animal A causa animal merece atenção especial do poder público municipal. Para isso, propomos as seguintes ações:
● Implantação do Pronto Socorro Animal: Criar um pronto socorro animal com funcionamento 24 horas, além de uma clínica e hospital veterinário, para atender às necessidades de saúde dos animais.
● Educação e conscientização: Promover ações pedagógicas nas escolas públicas e privadas para capacitar os alunos a desenvolverem atitudes de respeito e proteção aos animais.
● Medicina veterinária preventiva: Realizar ações de medicina veterinária preventiva, incluindo mutirões de vacinação e castração, de forma regular, para garantir a saúde e o bem-estar dos animais.
CLIQUE AQUI E LEIA AS PROPOSTAS DE BOCALON NA ÍNTEGRA
VEJA AS PROPOSTA DE GOVERNO DE PARIMOSCHI REGISTRADAS NO TSE
TRIBUNAL SUPERIOR ELEITORAL DIVULGA AS CONTAS ELEITORAIS DE PARIMOSCHI E BOCALON
Gestão Pública
● Revisão de contratos: Revisar todos os contratos de gestão e concessões de serviços públicos para garantir transparência e eficiência.
● Criação do Bureau de Tecnologia: Estabelecer o Bureau de Tecnologia da Aglomeração Urbana de Jundiaí (AGU), integrando técnicos do setor público e privado para um planejamento conjunto e colaborativo entre os municípios da AGU.
● Mapa digital: Desenvolver um mapa digital de toda AGU com informações precisas, auxiliando todos os munícipes nas discussões e tomadas de decisões participativas.
● Plano de Estado: Desenvolver um Plano de Estado de Jundiaí pensando no longo prazo e principalmente coerente às necessidades de uma Cidade Inteligente.
● Relações políticas: Alterar profundamente as relações políticas entre o executivo e o legislativo para promover maior colaboração e transparência.
● Redução de cargos: Promover estudos para redução dos cargos em comissão do município, visando maior eficiência e controle dos gastos públicos.
● Nomeação de pessoal técnico: Nomear pessoal técnico de comprovada capacidade para os cargos de gestão, garantindo qualidade e competência na administração pública.
● Recuperação de Escolas Técnicas: Negociar com o Governo do Estado para recuperar as Escolas Técnicas que atualmente carecem de laboratórios e cujos cursos não estão alinhados com as demandas atuais do mercado.
● Ampliação da FATEC: Negociar com o Governo do Estado a ampliação física da FATEC e ampliação na oferta de cursos, atendendo às necessidades educacionais da região.
● Ampliação do Instituto Federal: Negociar com o Governo Federal a ampliação do Instituto Federal de Educação Ciência e Tecnologia.
● Reestruturação das contas públicas: Reestruturar as contas públicas para alinhar os gastos com as prioridades do município, promovendo eficiência e responsabilidade fiscal.
● Política de Não Discriminação e Combate ao Assédio Moral.
VEJA TAMBÉM
PUBLICIDADE LEGAL É NO JUNDIAÍ AGORA
ACESSE O FACEBOOK DO JUNDIAÍ AGORA: NOTÍCIAS, DIVERSÃO E PROMOÇÕES