Mariana Janeiro(PT/Jundiaí) será a pré-candidata do partido para a Câmara dos Deputados nas eleições deste ano. Ela divulgou a decisão num longo texto através das redes sociais. Mariana, em 2020, foi eleita suplente em Brasília. Na ocasião, a petista teve quase 11 mil votos. Dois anos depois, ela disputou uma cadeira na Câmara dos Vereadores de Jundiaí. Foi a mulher votada. Ela ficou em décimo lugar entre mais de 400 candidatos, obtendo 2.918 votos. No comunicado oficializando a pré-candidatura à Câmara dos Deputados, Mariana Janeiro afirma que “a solução está nas alternativas construídas coletivamente entre nós, trabalhadores e trabalhadoras, mulheres, jovens, povo preto, LGBTQIA+, todos nós que sofremos no presente e desejamos um futuro de paz, justiça e felicidade”.
A pré-candidata afirma que “a história não costuma oferecer segundas chances. Por vezes, de forma até surpreendente, a história nos apresente estes momentos aos quais precisamos responder como povo e como indivíduos, com coragem e determinação. Estamos vivendo um destes momentos. Uma segunda chance para construirmos caminhos com ações verdadeiramente coletivas. E é neste contexto que coloco meu nome à disposição do Partido dos Trabalhadores”.
Entre os desafios citados por Mariana está o de “transformar tudo o que vivemos nos últimos seis anos em alternativa real e concreta a esse sistema que oprime”. Outro desafio que ela menciona nas redes sociais é o de ir na contramão da banalização de pautas importantes, centrais e urgentes para a superação de toda forma de dominação e exploração, como o feminismo, o antirracismo e a transição ecológica. “Para mim, a ideia da exploração das pessoas por outras e da subordinação de todos ao mercado, pelo capitalismo, é um problema que pede desesperadamente uma solução. As classes dominantes que nos levaram a este desgoverno que viola direitos não estão confusas, muito pelo contrário. Elas têm pelo menos um objetivo bem claro: a exploração dos mais pobres e vulneráveis como pré-condição para continuar acumulando riqueza e poder”.
Com a pré-candidatura à Câmara dos Deputados, Mariana Janeiro quer “debater e fazer uma política ampla, democrática, colocando-a no devido lugar: principal ferramenta capaz de pôr o futuro nas mãos das pessoas comuns, com ampla participação popular nos governos, mandados representativos coletivos e participativos, políticas públicas que promovam e defendam direitos para a maioria. Com essa pré-candidatura afirmamos que o velho está morrendo e o novo deve nascer. E deve nascer sem exigir o sacrifício das gerações futuras. E isso, sem dúvida nenhuma, nascerá através das mulheres”, conclui ela.
VEJA TAMBÉM
DAE FARÁ LEILÃO DE CINCO TERRENOS NO PORTAL DA COLINA
ACESSE FACEBOOK DO JUNDIAÍ AGORA: NOTÍCIAS, DIVERSÃO E PROMOÇÕES
PRECISANDO DE BOLSA DE ESTUDOS? O JUNDIAÍ AGORA VAI AJUDAR VOCÊ. É SÓ CLICAR AQUI