DIÁLISES e cirurgias eletivas: Jundiaí pede ampliações ao Estado

diálises

Dois deputados estaduais fizeram indicação e requerimento para o Governo do Estado ampliar o número de cirurgias eletivas e diálises em Jundiaí. A Unidade de Gestão de Promoção da Saúde (UGPS), da Prefeitura, confirmou que realmente necessita do aumento destes procedimentos e que já fez as solicitações diretamente à Secretaria Estadual de Saúde.

De acordo com a UGPS, “as cirurgias eletivas hoje são feitas pelo Hospital Regional e o objetivo é montar um plano para ser colocado após a pandemia de Covid-19 para equalizar a demanda represada na região. Por causa do coronavírus, o Hospital Regional deu suporte para o enfrentamento da doença tendo de reduzir a quantidade de cirurgias eletivas realizadas”.

No último dia 25, o deputado Rogério Nogueira(PSDB) fez uma indicação ao Governo do Estado pedindo liberação de recurso para realização de mutirão de cirurgias eletivas em Jundiaí. Na justificativa, Nogueira cita o atraso ocasionado pela Covid. “A demanda por cirurgias, procedimentos clínicos e exames médicos, que já costuma ser grande em tempos normais, acabou se acumulando ainda mais em razão da pandemia, visto que os investimentos e financiamentos na área da Saúde tiveram de priorizar as ações de combate e tratamento  da doença, em prejuízo dos procedimentos eletivos”, justificou.

Sobre o tratamento de diálise, a Unidade de Gestão de Promoção da Saúde explicou que o Governo do Estado é o responsável pela oferta do procedimento. “A região de Saúde de Jundiaí também pleiteia a ampliação de vagas para melhorar o acesso dos moradores das cidades da região”, informou a UGPS.

O deputado Douglas Garcia, do Republicanos, questionou o secretário de Saúde do Estado, Jean Gorinchteyn, sobre as diálises em Jundiaí através do requerimento 122/2022. Ele explica que a Câmara Municipal aprovou moção solicitando recursos para este tipo de serviço e, em seguida faz vários questionamentos ao responsável pela pasta: “A secretaria tem estudos visando destinação de recursos e aumento de vagas para pacientes em tratamento de diálises em Jundiaí? Qual o total de recursos anuais que a secretaria destina para esta finalidade em todo Estado e para Jundiaí? Existem estudos para reforçar financeiramente o custeio de tratamento de doenças renais crônicas em Jundiaí”, pergunta ele a Gorinchteyn. O requerimento foi enviado ao secretário no último dia 17.(Foto: Ivan Baldivieso/Governo da Bahia)

VEJA TAMBÉM

EM CAMPO LIMPO, FLUXO ATENDERÁ MULHERES VÍTIMAS DE VIOLÊNCIA

PREFEITURA DE JUNDIAÍ REALIZARÁ DOIS CONCURSOS PÚBLICOS

ACESSE FACEBOOK DO JUNDIAÍ AGORA: NOTÍCIAS, DIVERSÃO E PROMOÇÕES

PRECISANDO DE BOLSA DE ESTUDOS? O JUNDIAÍ AGORA VAI AJUDAR VOCÊ. É SÓ CLICAR AQUI