Em artigo anterior abordei algumas reflexões sobre a importância da Educação Ambiental. Como de costume encaminhei o texto pelas redes sociais e para alguns dos meus contatos, tomando conhecimento de ações práticas a respeito, como uma delas abaixo apresentada. Vale lembrar que a Educação Ambiental é um dos pilares da garantia de um mundo mais sustentável, equilibrado, harmônico e melhor para todos, pessoas, animais, ecossistemas, mas será que está sendo levada a sério?
A Educação Ambiental é uma das ferramentas mais poderosas que temos para transformar a relação entre sociedade e natureza. Mais do que ensinar conceitos teóricos sobre ecologia, ela desperta a consciência crítica sobre o impacto de nossas ações no planeta. Desde a infância até a vida adulta, entender como nossas escolhas afetam o ar, a água, o solo e os seres vivos é essencial para garantir um futuro mais equilibrado e justo para todos.
Quando o conhecimento ambiental é incorporado à rotina escolar e comunitária, os reflexos são imediatos: atitudes como o descarte correto de resíduos, a valorização da biodiversidade e o respeito às áreas verdes se tornam práticas naturais. Além disso, a Educação Ambiental promove o senso de pertencimento ao meio em que vivemos. Proteger o ambiente deixa de ser um dever distante e passa a ser parte da nossa identidade.
Não podemos ignorar que as crises climáticas, a perda acelerada de espécies e a escassez de recursos naturais são, em grande parte, consequências da falta de preparo da sociedade para lidar com os limites do planeta. A escola, nesse contexto, torna-se espaço estratégico de formação de cidadãos comprometidos com soluções. Mas isso exige políticas públicas eficazes, projetos contínuos e o envolvimento de todos — educadores, famílias, gestores e o poder público.
A publicação do meu último artigo reforçou e motivou ainda mais que o vereador Paulo Sérgio Martins, de Jundiaí, sobre esse tema e para adoção de uma ação prática. Ele propôs à Câmara Municipal a remessa de questionamentos formais à Prefeitura sobre a situação da Educação Ambiental nas escolas do município. Seguem os questionamentos por ele apresentados:
- Como está sendo implementada a Educação Ambiental nas escolas municipais?
- Quais ações, projetos ou programas permanentes voltados à Educação Ambiental estão sendo desenvolvidos nas unidades escolares?
- Há parcerias com órgãos ambientais, organizações não governamentais ou outras instituições para o desenvolvimento dessas atividades?
- Como ocorre a capacitação dos professores para o trabalho com temas de Educação Ambiental?
- As ações realizadas estão em conformidade com as diretrizes da Política Nacional de Educação Ambiental (Lei Federal nº 9.795/1999)?
- Existe algum tipo de avaliação dos resultados dessas ações? Se positivos, quais indicadores são utilizados?
- Quais medidas podem ser adotadas para aprimorar a Educação Ambiental na rede municipal de ensino?
Esse tipo de ação mostra que a divulgação e reflexão de temas ambientais têm o poder de mobilizar a sociedade e o poder público, fazendo com que a legislação seja não apenas conhecida, mas efetivamente cumprida. Que venham mais reflexões, mais ações e mais compromisso com o futuro do nosso planeta.
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Investir em Educação Ambiental não é apenas cumprir a legislação, é agir com responsabilidade diante do mundo que deixaremos para as próximas gerações. Ao formar crianças e jovens conscientes, formamos também agentes de mudança que serão capazes de pensar, propor e realizar práticas mais sustentáveis no cotidiano.(Parte do texto e imagem produzidos com ajuda do Chatgpt)

CLAUDEMIR BATTAGLINI
Promotor de Justiça (inativo), Especialista em Direito Ambiental, Professor Universitário, Consultor Ambiental e Advogado. Presidente da Comissão de Meio Ambiente da OAB Subseção Jundiaí e Vice-presidente do COMDEMA Jundiaí 2023/2025. E-mail: battaglini.c7@gmail.com
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