Somos bombardeados de informações todo momento. Vivemos em um tempo e numa cultura na qual somos “cheios” de “tenho que”. Tudo isto faz com que vivamos acelerados. Mas é preciso ter equilíbrio emocional.
Num mundo caótico que gera aceleração e estresse é comum encontrar pessoas com alterações emocionais significativas. Isto tem gerado muitos problemas de relacionamento e também doenças. Muitas dessas doenças não são detectadas através de exames.
Aprender estratégias, métodos e habilidades úteis para dirigir a mente e controlar as emoções, ou melhor, a própria vida ajudam a evitar, além de problemas de relacionamento sejam simples ou complexos, também a ansiedade, a depressão, o pânico, raiva, vergonha, ciúme, culpa etc. Este controle pode ser desenvolvido com a ajuda de um especialista.
Habilidades aprendidas com técnicas de PNL, e TCC que é uma das formas de terapia mais eficazes da atualidade, pode facilitar muito a vida das pessoas.
A palavra – Cognitivo – se refere ao que pensamos e como pensamos. Nesta abordagem terapêutica é enfatizada a compreensão dos pensamentos, crenças e comportamentos associados aos estados emocionais, experiências físicas e eventos em nossa vida.
Nossos pensamentos sobre um evento ou experiência influenciam muito as respostas emocionais, comportamentais, e física a tal evento ou experiência enquanto não se tiver consciência e domínio do pensamento que há por trás.
“Pensar” é diferente de “Ter Pensamentos”. E a maioria das pessoas no mundo, “Tem Pensamentos”. A proposta com este trabalho é aprender a “Pensar” para controlar melhor as emoções. Controlar as emoções significa também controlar a ansiedade. Costumo dizer – é como tirar “carteira de habilitação” para dirigir a sua mente. Para isto se faz necessário o “Como”.
Quem aprende a identificar e compreender as conexões entre os pensamentos, humor, reações físicas e comportamentos em situações corriqueiras e em eventos importantes da vida, vai se sentir mais feliz, mais calmo, confiante e saudável, enfim, estará no controle da própria vida.
OUTROS ARTIGOS DE ROSELI SANTOS OLIVEIRA
QUE TAL DOAR-SE UM POUCO MAIS?
AUTOESTIMA. É PRECISO ELEVÁ-LA PARA TER BEM ESTAR
SORRISO É ENERGIA DE ALTO NÍVEL
O QUE É E PARA QUE SERVE A RESILIÊNCIA
É importante aprender a pensar a respeito de si mesmo e das situações que são vivenciadas, porém de uma maneira mais proveitosa.
A mudança dos velhos padrões de pensamentos e os comportamentos que nos deixam atrelados a estados de humor e relacionamentos angustiantes, tem uma forma fácil para se resolver. Basta estar disposto a aprender.
ROSELI SANTOS DE OLIVEIRA
É psicopedagoga; terapeuta cognitiva comportamental; máster trainer em PNL, life coach; licenciada em EMDR, terapia focada nos esquemas. Também é especialistas em hipnose Ericksoniana. Contato: www.corpo-mente.psc.br