A FESTA DA UVA dos tempos da elegância e simplicidade

festa da UVA

A Festa da Uva é, sem dúvida, o mais importante evento da cidade, projetando o nome de Jundiaí para todo o país. A primeira Festa da Uva ocorreu em 1933 e nunca mais parou. Nas décadas que se seguiram foi tomada pela elegância dos homens que só usavam terno e gravata. As moças, vestidos.

As fotos a seguir mostrarão que a festa era de uma simplicidade extrema. Mas, mesmo assim, atraia multidões. Eram tempos em que a ingenuidade imperava. Não eram necessários shows pirotécnicos ou cantores famosos para satisfazer os visitantes. Felizmente, o evento, nos últimos anos, vem retomando sua essência…

Um pouco de história – Segundo o site da Prefeitura de Jundiaí, “em 1933, aconteceu, na agricultura de Jundiaí um fenômeno que viria mudar a história da cidade. Em virtude de uma mutação genética espontânea, surgiu, nos vinhedos jundiaienses, uma nova variedade de uvas: a Niagara Rosada”.

O fenômeno, ocorrido no bairro do Traviú, motivou a realização, em 1934, da primeira Festa da Uva de Jundiaí, que recebeu mais de 100 mil visitantes em sua primeira edição. O evento era realizado, inicialmente, no centro da cidade utilizando áreas das ruas centrais, do antigo mercado municipal (depois Centro das Artes) e do grupo escolar Conde do Parnaíba. Em virtude do sucesso da mesma, foi construído um espaço especialmente para recebê-la: o Parque Comendador Antônio Carbonari, o nosso Parque da Uva, inaugurado em 1953.

Década de 1930:

*

 *

Nos primórdios, a Festa da Uva ocorria no centro da cidade. Para marcar a abertura ocorriam desfiles pelas ruas estreitas…

 *

Década de 1950: 

Avenida Jundiaí em frente o Parque Comendador Antônio Carbonari, o Parque da Uva em 1956(Foto Major Alípio Gama da Silva)

 *

Parque da Uva recém-inaugurado, novinho em folha, feito especialmente para a festa…

 *

Vinhateiras: assim como hoje, meninas bonitas e elegantes faziam a divulgação da Festa da Uva

 *

VAMOS PASSEAR NO PARQUE DA UVA DE ANTIGAMENTE?

UVA: DAS SEMENTES NAS MALAS DOS IMIGRANTES À MAIOR FESTA

*

Entrevista: jornalista Rubão, da Folha Jundiaiense e a Rainha da Uva em 1959, Iole Rossi (acervo Gerson de Oliveira)

 *

1953: No desfile pela rua rua do Rosário, Paschoa Gobbi, Lucinha de Francesco, Leonor Eid, a corte daquele ano

 *

 *

PARA MAIS JUNDIAÍ DE ANTIGAMENTE CLIQUE AQUI

 *

Acima, empresas apresentavam seus produtos e havia área para exposição de plantas.

VEJA TAMBÉM

PUBLICIDADE LEGAL É NO JUNDIAÍ AGORA

ACESSE O FACEBOOK DO JUNDIAÍ AGORA: NOTÍCIAS, DIVERSÃO E PROMOÇÕES