O prefeito Luiz Fernando Machado teve aprovado, em abril do ano passado, projeto que trata do manejo populacional de gatos de rua. O texto cria programa para que voluntários – moradores, empresas e instituições – realizem o manejo alimentar e dessendentação(saciar a sede), além de poderem construir abrigos, capturar, esterilizar, identificar os bichanos. Desde 2020, a Prefeitura já identificou 98 colônias de gatos em diversas regiões da cidade. Cerca de mil animais foram castrados e microchipados.
CLIQUE AQUI E SAIBA MAIS SOBRE O PROJETO DO PREFEITO APROVADO EM 2023
CÃES DE TODAS RAÇAS DEVEM RECEBER MICROCHIP NO PRÓXIMO ANO
O Programa CED(Captura, Esterilização e Devolução dos gatos com hábitos de vida livre), de acordo com o Departamento de Bem-Estar Animal (DEBEA), é uma estratégia para controle populacional de colônias de felinos sem tutores. “Através da CED procura-se oferecer a esses animais uma melhor qualidade de vida com castração, vacinação contra raiva e monitoramento das colônias. Ao mesmo tempo que o número de indivíduos se estabiliza e diminui, os gatos submetidos à CED não permitem que outros felinos entrem em seujs territórios. Além disso, os animais esterilizados tornam-se mais calmos e são mais aceitos pelos humanos redor, já que não apresentam mais comportamentos desagradáveis, como a demarcação de território, vocalização de acasalamento ou brigas. A alimentação destes animais pelos humanos também reduz o hábito da caça, diminuindo o impacto na fauna silvestre local. A simples captura desses gatos para que sejam encaminhados para abrigos ou para realização de eutanásia não soluciona o problema pois, deixando o território livre, outros felinos vão tomar o lugar, processo este conhecido como “efeito vácuo”, formando novas colônias e perpetuando o problema”, afirma o DEBEA.
Como medidas preventivas relacionadas às zoonoses, todos os animais levados ao DEBEA são vacinados contra raiva e também examinados quanto a presença de lesões que possam estar relacionadas à esporotricose(lesões na pele causadas por fungos). A orientação é que os animais capturados sejam castrados, vacinados e identificados e devolvidos ao local de origem o mais breve possível, a fim de minimizar o estresse deste indivíduo, bem como evitar o efeito vácuo.
O DEBEA fica na rua Abraão Farrão, 08 , Chácara São Francisco. Contatos: telefones 156 ou 4582-2649. E-mail: debea@jundiai.sp.gov.br. (Foto: EVG Kowalievska/Pexels)
VEJA TAMBÉM
PUBLICIDADE LEGAL É NO JUNDIAÍ AGORA
ACESSE O FACEBOOK DO JUNDIAÍ AGORA: NOTÍCIAS, DIVERSÃO E PROMOÇÕES