HOSPITAL São Vicente de Paulo completa 120 anos

HOSPITAL

O Hospital São Vicente completa 120 anos neste mês. Para marcar o aniversário do mais importante e tradicional hospital de Jundiaí e região, será realizado um jantar será realizado no próximo dia 10, na sede central do Clube Jundiaiense. Vamos aproveitar e fazer uma viagem no tempo e rever o São Vicente entre as décadas de 1900 e 1970. A foto principal é da década de 1930, de Janczur.

O hospital em 1907, poucos meses antes da inauguração...(Foto: Luiz Soares de Camargo)

O São Vicente na década de 1910
Década de 1920
Década de 1940. (Foto Família Rosane Lopes Ferigato)
Década de 1950
Década de 1960
Década de 1970(www.hsvicente.org.br)

Um pouco da história do São Vicente…

... O prédio próprio do hospital não demorou a se tornar realidade. Em 30 de setembro de 1900, o senhor Paulo Prates da Fonseca, doou aos Vicentinos metade de uma quadra de terreno, situada entre as avenidas 2a. e 3a. da Vila Antonio Leme.

Nesse terreno, graças à dedicação dos Vicentinos, e a generosidade do engenheiro Maurício Dumangin, que não cobrou honorários por seus serviços, iniciou-se a construção do prédio próprio do hospital, que em 28 de março de 1901 já estava com uma parte construída e parcialmente apta a receber os primeiros doentes.

As obras continuaram, e apesar das dificuldades, no dia 20 de dezembro de 1902, o hospital, a partir dos novos estatutos denominado “Hospital de Caridade São Vicente de Paulo”, começou a funcionar efetivamente.

Mesmo funcionando regularmente a partir do dia 20 de dezembro de 1902, data considerada oficialmente como a da fundação, só em 1906, mais precisamente no dia 17 de março, após muito trabalho e vencendo muitos percalços, o edifício do hospital, inclusive sua fachada, a última parte a ser erigida, estava totalmente concluído e foi inaugurado.

Nesse mesmo dia, em ata da Conferência Vicentina, consta a doação dos muros do hospital pelas filhas do Dr. Francisco Telles, que teriam observado durante a cerimônia de inauguração que estes apesar de imprescindíveis não estavam erguidos no contorno do prédio.(Fonte: Livro – “Hospital São Vicente de Paulo, cem anos de medicina e dedicação”. Setembro de 2002. Editora Opinião)

VEJA TAMBÉM

PUBLICIDADE LEGAL É NO JUNDIAÍ AGORA

ACESSE O FACEBOOK DO JUNDIAÍ AGORA: NOTÍCIAS, DIVERSÃO E PROMOÇÕES