Adesão ao IPTU ELETRÔNICO aumenta 56% em um ano

iptu eletrônico

Os contribuintes que possuem uma residência na cidade de Jundiaí podem se cadastrar, até o dia 10 de dezembro, para receber o IPTU eletrônico 2023, via e-mail. A prática é adotada desde 2018 e, até o momento, mais de 25 mil pessoas estão cadastradas no sistema. Até o ano passado o número era de 16.315 contribuintes, o que representa um aumento de 56% de um ano para o outro.

“Jundiaí caminha a cada ano para se tornar uma cidade mais inteligente e sustentável. O IPTU eletrônico engloba as duas práticas, pois permite que o munícipe tenha a facilidade de ter o carnê na palma da mão, de forma rápida e segura, além de reduzir a emissão de papéis”, comenta o Gestor de Governo e Finanças, José Antonio Parimoschi.

O cadastro é simples e rápido. O munícipe tem, ainda, a facilidade de acessar as páginas dos bancos Itaú, Bradesco e Santander diretamente pelo site da Prefeitura para efetuar o pagamento, inclusive pela modalidade PIX. Vale dizer que o contribuinte pode imprimir a guia completa, com código de barras, para realizar o pagamento pessoalmente em uma das agências bancárias e lotéricas autorizadas.

O IPTU eletrônico foi instituído no Código Tributário do Município e regulamentado pelo Decreto 27.251/17. Jundiaí conta com cerca de 180 mil contribuintes de IPTU. O tributo, para quem não se cadastrar, será entregue pelos Correios a partir da segunda quinzena de janeiro de 2023 e o calendário de pagamentos se inicia em fevereiro.

A Prefeitura também disponibiliza no APP Jundiaí o ícone “Meu IPTU”, para que o contribuinte acesse todos os serviços relacionados ao tributo de forma on-line, num único local.

O PIX, modalidade de pagamento instantâneo brasileiro, é uma opção para acertar as contas desde o IPTU 2022. O serviço pode ser acessado por meio da página do IPTU no site da Prefeitura. Após a inclusão dos dados, o contribuinte tem acesso às parcelas em aberto. Ao lado de cada uma delas está o botão do Pix.

Cadastro Único em novo endereço – O Cadastro Único municipal será transferido a partir da próxima semana para um novo endereço. De saída do Espaço Expressa (antigo Complexo Fepasa) para a avenida Marechal Deodoro da Fonseca, 504 – Centro, o serviço vinculado à Unidade de Gestão de Assistência e Desenvolvimento Social (UGADS) terá sua mudança em vista da melhoria do atendimento ao usuário, mais próximo à região Central da cidade, e em imóvel mais amplo, para otimizar o serviço.

Por conta da mudança de mobiliário e pessoal, o serviço não estará aberto ao público a partir desta segunda-feira (24) até o feriado de Finados, reabrindo no dia 03 de novembro. As linhas telefônicas 4521-6995 e (11) 94032-7022 (Celular e atendimento por WhatsApp) e o e-mail  cadunico@jundiai.sp.gov.br também ficarão indisponíveis.

Durante esse período, os usuários do serviço poderão obter o atendimento necessário diretamente no Centro de Referência de Assistência Social (Cras) de seu território, onde o Cadastro Único já realiza semanalmente atendimentos agendados. A lista completa dos Cras municipais pode ser conferida no site da Prefeitura.

O Cadastro Único é um serviço vinculado ao Ministério da Cidadania, por meio do qual, entre outros serviços, são realizadas as atualizações cadastrais da população, entre elas, do público em situação de vulnerabilidade social para inclusão em programas de transferência de renda e outros benefícios, como o Auxílio Brasil e o Benefício de Prestação Continuada (BPC).

VEJA TAMBÉM

PUBLICIDADE LEGAL É NO JUNDIAÍ AGORA

ACESSE O FACEBOOK DO JUNDIAÍ AGORA: NOTÍCIAS, DIVERSÃO E PROMOÇÕES