ISTOÉ: Jundiaí é destaque no Ranking 2022. Assista ao vídeo

istoé

Jundiaí está entre as melhores cidades do Brasil no Ranking 2022 da Revista IstoÉ, conquistando o primeiro lugar no Índice Geral dos Indicadores Econômicos. Dê um play e assista à reportagem de Luciana Coutinho, da TVTEC:

SAIBA MAIS SOBRE O RANKING DA REVISTA ISTOÉ

Segundo a publicação, “o Anuário As Melhores Cidades do Brasil é o produto do mapeamento e classificação do nível de desenvolvimento dos municípios, hierarquizados pelos critérios qualitativo e quantitativo. É uma forma, também homenagear prefeitas, prefeitos e populações dos quatro cantos do Brasil, que, além do trabalho cotidiano, tiveram de lutar recentemente contra uma inesperada e devastadora pandemia. Se, de forma macro e global, vemos o quanto o caminhar para frente na área econômica faz-se vital para uma nação, é nas cidades – nas capitais e no interior – que a necessidade de planejamento e desenvolvimento nesse setor se torna ainda mais visível. Nos municípios – de grande, médio ou pequeno porte -, prefeitas e prefeitos, cidadãs e cidadãos se encontram nas ruas, param, cumprimentam-se e conversam informalmente a respeito de conquistas e mazelas”.

A homenagem é justa e merecida a mandatárias e mandatários municipais que estão a entregar a seus moradores bons sistemas de transporte, saneamento básico, saúde, educação, lazer, preservação do meio ambiente, cultura, ferramentas digitais, creches e tantas outras demandas. Nesse contexto, o Anuário As Melhores Cidades do Brasil é um completo manual para o conhecimento da importância de nossos municípios e, sobretudo, um rico e detalhado guia da cidadania.

Sobre Jundiaí, a IstoÉ publicou o seguinte: A cidade foi fundada ainda no século XVII, mas foi só na primeira metade do século XX que Jundiaí descobriu a sua vocação industrial, atendendo principalmente os segmentos têxtil e cerâmico. Após a inauguração da Rodovia Anhanguera, em 1948, e aproveitando também a abertura da economia ao capital estrangeiro, mais empresas procuraram a cidade, que passou a receber as indústrias metalúrgicas. Hoje, o município, que mesmo durante a pandemia manteve a posição de 7ª economia do Estado de São Paulo e a 17ª colocação no ranking nacional dos maiores PIBs, com IDH comparado aos de países desenvolvidos da comunidade europeia, Jundiaí é uma potência econômica e tem qualidade de vida. Desde 2017 sob o comando do prefeito Luiz Fernando Arantes Machado (PSDB), a cidade ainda em 2021 foi reconhecida como a 2ª melhor do País no ranking do Índice de Desafios da Gestão Municipal (IDGM), que avalia as áreas de saúde, educação, saneamento e segurança ­e a 1ª em eficiência no uso dos tributos arrecadados.

VEJA TAMBÉM

PREFEITURA DE JUNDIAÍ ABRE INSCRIÇÕES PARA HACKATHON

ACESSE O FACEBOOK DO JUNDIAÍ AGORA: NOTÍCIAS, DIVERSÃO E PROMOÇÕES