Desde o início da pandemia, em março do ano passado, o jardim Novo Horizonte, no vetor Oeste de Jundiaí, lidera as estatísticas de casos de Covid-19. No final de fevereiro(23), por exemplo, o bairro tinha 2.117 casos registrados, segundo a Prefeitura. O segundo lugar é do jardim do Lago, com 1.241 casos, seguido pela vila Alvorada(1.146). A diferença é de 41% entre Novo Horizonte e jardim do Lago. O bairro Nova Odessa, na região do Ivoturucaia, é o que teve menos pacientes até agora: apenas três(ilustração abaixo).
De acordo com a Unidade de Gestão de Promoção da Saúde (UGPS) o jardim Novo Horizonte possui uma alta densidade demográfica. De acordo com o Censo de 2010 do IBGE e projeções próprias, a região do Jardim Novo Horizonte(que compreende também os bairros do entorno: Novo Horizonte I, II, III, Almerinda, Residencial Jundiaí I e II, e CDHU) – tem mais de 40 mil habitantes, e sete escolas públicas.
Além disto, a região conta também com a predominância de adultos jovens, que é, segundo as estatísticas e os próprios boletins do coronavírus publicados pela Prefeitura de Jundiaí, a população que mais se expõe à contaminação. “Também é o público jovem, de maneira geral, o que apresenta mais resistência em aderir às regras sanitárias de prevenção ao contágio, como distanciamento social e uso de máscara”, afirma nota do Executivo.
A Prefeitura continua fazendo ações de fiscalização quanto à aglomeração e, combatendo com isso, a circulação do vírus, bem como orientando as pessoas sobre o cuidado necessário com uso de máscaras, higienização das mãos e distanciamento. Entre as ações de orientação e educação realizadas ao longo do ano passado, contabiliza-se, inclusive, a distribuição de mais de 140 mil máscaras em tecido em locais de grande movimentação de pessoas ou áreas de vulnerabilidade social. “A região do Novo Horizonte conta com uma Unidade de Pronto Atendimento e Clínica da Família que prestam assistência integral a pessoas com suspeitas de síndrome gripal, com atendimento de consultas, coleta de exames e tratamento. O serviço é ofertado 24 horas por dia, 7 dias por semana”, encerra a nota.
Plano de Bairro – Como os moradores do jardim Novo Horizonte e entorno gostariam de ver o bairro onde residem? Esta é a pergunta que o Plano de Bairro se propõe a responder. O instrumento que registra desejos, oportunidades e ações para melhorar a qualidade de vida dos munícipes conta com a participação dos moradores, que podem dar suas contribuições e sugestões, até 31 de março, por meio do e-mail urbanismo@jundiai.sp.gov.br.
O processo de escuta se iniciou, em 2020, com alunos e pais das escolas do ensino municipal da região. Em virtude da pandemia, esta etapa do trabalho foi realizada de forma virtual. O Plano de Bairro leva em consideração os objetivos da política pública da Criança na Cidade e tem como foco as crianças e seus cuidadores, pautando as propostas por suas necessidades e expectativas.
O estudo será um diagnóstico do bairro a partir do olhar das crianças e seus cuidadores, para a criação de espaços mais seguros, saudáveis e amigáveis para todos.
A escolha da região do Jardim Novo Horizonte para ser o primeiro a ter o Plano de Bairro foi em virtude da alta densidade populacional, presença de áreas ainda sem ocupação e importantes remanescentes de vegetação.
O Plano Diretor prevê o desenvolvimento de um Plano de Bairro a cada ano. A previsão é que o que está em desenvolvimento atualmente seja concluído no 1 º semestre deste ano.
VEJA TAMBÉM
REPOSIÇÃO HORMONAL: ASSISTA AO VÍDEO COM A GINECOLOGISTA LUCIANE WOOD
ACESSE O FACEBOOK DO JUNDIAÍ AGORA: NOTÍCIAS, DIVERSÃO E PROMOÇÕES
PRECISANDO DE BOLSA DE ESTUDOS? O JUNDIAÍ AGORA VAI AJUDAR VOCÊ. É SÓ CLICAR AQUI