A gestora da Unidade de Assistência e Desenvolvimento Social (UGADS), Nádia Taffarello Soares, e outros representantes da Prefeitura apresentaram o programa Jovem para o Futuro, que visa ao encaminhamento como aprendiz de adolescentes em situação de vulnerabilidade social ao mercado formal de trabalho. O programa é instituído pelo decreto nº 27.707/2018 e voltado para jovens entre 14 e 24 anos.
Do encontro realizado no auditório do Paço Municipal participaram representantes da Associação Comercial e Empresarial (ACE), da Polícia Militar, de instituições de ensino e das Unidades de Gestão de Governo e Finanças (UGGF) e de Desenvolvimento, Ciência e Tecnologia (UGDECT).
Além de apresentar o trabalho e organograma da UGADS, Nádia compartilhou os dados referentes à assistência social no Município e propôs a mobilização e parceria para inserção desses jovens no mercado de trabalho, após terem passado pelas capacitações qualificadoras viabilizadas através da Unidade.
“Somente neste ano, o banco de talentos da UGADS ganhou 450 novos jovens já capacitados pelos cursos preparatórios para o primeiro emprego por entidade qualificadora. Ficava faltando o elo com o empregador, e é essa deficiência que estamos trabalhando para eliminar. Para isso, necessitamos da sensibilização de empresas parceiras”, explica Nádia.
Para a coordenadora educacional da ACE, Daniela Moraes, apresentação vem ao encontro da conscientização da responsabilidade social por parte dos associados. “Nesse sentido, a Associação já se dispõe a colaborar com a iniciativa da Prefeitura”.
Já o tenente-coronel Yasui, comandante do 49º Batalhão da Polícia Militar de Jundiaí, também elogiou a iniciativa da Prefeitura. “A faixa etária do programa apresentado pela gestora contempla exatamente aquela em que se deve ter um forte trabalho de prevenção primária”.
LEIA TAMBÉM