LOUCURA

loucura

Nos tempos de faculdade, minha grande amiga Eliana de Luca arranjou para mim um estágio no Hospital Psiquiátrico da Várzea Paulista. Isto aconteceu antes da reforma antimanicomial (que tirou os doentes de locais de aprisionamento e os trouxe para p tratamento ambulatorial. Foi um dos locais mais tristes que conheci. Aprendi muito convivendo com a loucura. Observava o trabalho de três psicólogas: Eliana, da linha comportamental; Lucilena, da psicanálise e Augusta que era versada em psiquiatria. Seguiam orientações teóricas diferentes. Eram pessoas diferentes. Em comum: tinham profissionalismo e dedicação ao próximo.

Se no ambiente universitário o conflito de correntes científicas discordantes me trouxe algum preconceito com uma delas, minhas mestras no hospital provaram na prática, que linhas de pensamento díspares e principalmente as pessoas que as seguem podem e devem coexistir e construir juntas.

Jamais me esquecerei do cheiro do lugar. É indescritível. Uma mistura de medicamentos, suor, medo, cozinha… O ar grudava na pele da gente. Lembro-me de chegar em casa com fome, mas a necessidade de tomar um banho era maior que tudo.

Certo dia acompanhava uma das colegas num atendimento em um grupo de mulheres. Ao contrário do que se acredita, você pode manter conversas com pessoas ditas ‘loucas’, mesmo que no momento seguinte elas distorçam a realidade e tenham atitudes inadequadas. 

OUTROS ARTIGOS DE JOSÉ AUGUSTO DE OLIVEIRA

UM FUTURO CHEF?

CAETANO E BETHÂNIA

A NOITE QUE VI CLAUDIA CANTAR

A MAIOR VIAGEM

GUIA

Tínhamos levado as pacientes para a área externa do hospital. Subitamente um paciente que não era de nosso grupo teve um surto. A psicóloga que eu acompanhava correu para acudir. Fique sozinho com um grupo de pacientes que tinha acesso à rua. Tinha de controlá-las. É claro que não as via. Tive receio de deixar pessoas desequilibradas escapar. Procurei manter a conversa. As chamava pelo nome para saber se ainda estavam ali. Confesso, tive medo, porém recebi todo o apoio das pacientes. Isto sim foi uma loucura…(Foto: Parij Photography/Pexels)

JOSÉ AUGUSTO DE OLIVEIRA

VEJA TAMBÉM

PUBLICIDADE LEGAL É NO JUNDIAÍ AGORA

ACESSE O FACEBOOK DO JUNDIAÍ AGORA: NOTÍCIAS, DIVERSÃO E PROMOÇÕES