O mundo está em constante transformação. Fazemos parte dele, portanto, também passamos, a todo momento por mudanças tanto biológicas como psíquicas. Nenhum de nós fica fora do impacto dessas mudanças.
Nossas empresas e instituições também estão passando por profunda crise, pois algumas pesquisas demonstram que em 4 anos as formas de administração atuais estarão obsoletas, e os empregos atuais desaparecerão nos próximos 15.
Será que estamos “emocionalmente” preparados para enfrentar tais desafios?
Pesquisas científicas demonstram que, para mudar nossa ‘maneira de ser’, necessitamos reconhecer e gerenciar de forma positiva nossas emoções. Ter clareza de nossos valores e agir em congruência com eles.
Precisamos fazer uso da sabedoria, desenvolver a inteligência das nossas emoções. É o momento de reciclar velhos comportamentos para dar vazão a novas condutas. Desenvolver habilidades socioemocionais que são mais condizentes com nossa realidade. Não é fácil resolver os problemas em ambientes onde taxas de “mal-estar emocional” aumentam dia após dia. Onde há ameaça financeira constante, ritmo de vida acelerado, falta do controle da ansiedade, alto estresse, competitividade desenfreada, dissolução de famílias, solidão, suicídio, violência, guerra entre outros.
Graças a descobertas da ciência do comportamento humano podemos aprender a vencer e lidar melhor com problemas emocionais, adquirindo equilíbrio. Porque, para se tornar mais inteligente emocionalmente existem técnicas para aprender a se educar. É apenas uma questão de como, habilidades podem ser aprendidas facilmente. Temos tecnologias para isto.
O clássico conceito do que é ser inteligente, se referia exclusivamente a função lógico matemática e linguística. Hoje sabemos que estas representam 20% de um total que, se refere à inteligência. Este conceito clássico atribuía-se a duas funções (lógica matemática e linguística) o sucesso do ser humano, as quais são avaliadas em teste de QI, sem levar em conta a grande capacidade de talentos que contam para a vida.
No campo da neurociência chegaram a comprovar que o homem não pode mais ser definido como animal racional, porque antes de pensar de maneira consciente, o homem começa a agir, e as principais decisões racionais são influenciadas pelo inconsciente através de impulsos emocionais.
Por esta razão é que encontramos pessoas brilhantes que, se perdem em paixões descomedidas e pessoas com alto nível de QI, como pilotos incompetentes de suas vidas particulares.
Pesquisadores do comportamento humano, recentemente, demonstraram que, para viver a vida de modo bem sucedido é preciso desenvolver a inteligência das nossas emoções. Ela está intimamente relacionada ao processo de aprendizagem. Pode ser estimulada ou inibida, de acordo com a maturação neurológica e a interação com o ambiente. A chave para estimular os diferentes talentos, ou seja – a inteligência – é a prática, ou o processo de aprendizagem emocional.
OUTROS ARTIGOS DE ROSELI SANTOS DE OLIVEIRA
SERA QUE NOSSAS EMOÇÕES REFLETEM BEM-ESTAR E SAÚDE?
Estamos diante de um novo paradigma que, afirma a plasticidade dos circuitos cerebrais na mente humana. Portanto, não existem vitoriosos e fracassados no jogo da vida por culpa de uma “loteria genética”. Os circuitos cerebrais podem ser trabalhados para o desenvolvimento, sendo assim – “temperamento não é destino, inteligência se educa e se aprende”.
Esta mudança de paradigma nos convida a realizar uma profunda transformação pessoal e profissional. Muitas pessoas estão protelando, isto as deixam em desvantagem porque, é chegado o momento. É ela quem nos permitirá flexibilizar e ampliar nossa visão de mundo, das relações humanas, da saúde e dos negócios.
Roseli Santos de Oliveira
Psicopedagoga,Terapeuta Cognitivo Comportamental. Trainer em PNL, Life & Executive Coach, licenciada em EMDR, Terapia dos Esquemas. Facilitadora licenciada da Educação Emocional Positiva. Consultório: Avenida Nove de Julho, 3575, sala 208 – Jundiaí (Maxime Office Tower). Whatsapp -(11) 9 9989 2462
VEJA TAMBÉM
FISK DA VILA VIRGÍNIA: LAURINHA PARECE GENTE GRANDE FALANDO INGLÊS
CONHEÇA O CAFÉ FILOSÓFICO DA ESCOLA PROFESSOR LUIZ ROSA
POR QUE AS MULHERES TÊM PERDA DE MASSA ÓSSEA, GINECOLOGISTA LUCIANE WOOD?
QUER MORAR NUM CONDOMÍNIO TOP? CHAME O CORRETOR CAMPOS SALLES
PRECISANDO DE BOLSA DE ESTUDOS? O JUNDIAÍ AGORA VAI AJUDAR VOCÊ. É SÓ CLICAR AQUI
ACESSE O FACEBOOK DO JUNDIAÍ AGORA: NOTÍCIAS, DIVERSÃO E PROMOÇÕES