Os vereadores de Jundiaí deverão votar, assim que o recesso parlamentar terminar, um tema que vem gerando polêmica desde o final da pandemia: o retorno das sessões ordinárias para o período noturno. Durante a última legislatura, o plenário ficou lotado em várias ocasiões com moradores exigindo a volta dos trabalhos para as noites das terças-feiras. Muitos foram à tribuna pedir a mudança, que aconteceu quando a Covid-19 chegou. Na época, os trabalhos passaram a ser virtuais. Depois, começaram a ser realizados pela manhã com o argumento de economia para os cofres públicos já que não havia a necessidade de pagamento de horas extras para os funcionários da Casa. No final do ano passado, um projeto de resolução tratando da alteração do horário chegou a ser apresentado. Porém, não foi votado. O tema deverá ser debatido já em fevereiro. O Jundiaí Agora questionou todos os vereadores sobre o que acham da mudança. Sessão pela manhã ou à noite? Dez responderam. Confira:
DANIEL LEMOS
Sou favorável às sessões noturnas. Acredito que o poder público, em todas as esferas, precisa ser cada vez mais transparente e participativo, a população deve participar das discussões e decisões. A sessão durante a noite vai ao encontro a essa necessidade já que este é o horário que os munícipes conseguem participar.
***
CRISTIANO LOPES
A discussão da volta das sessões noturnas é algo que envolve, além da vontade popular, o ponto de vista administrativo da Câmara. É importante discutir o retorno e também saber quais os impactos financeiros que serão gerados para a efetiva participação da população. Fiz algumas audiências, ano passado, sempre à noite para que as pessoas pudessem participar. Esta é uma oportunidade ótima para começar o trabalho legislativo ouvindo todos envolvidos.
***
FAOUAZ TAHA
Estamos dialogando sobre qual a melhor forma para contemplar a participação em novo horário, mas também para que não haja gastos excessivos com horas extras conforme já foi apontado pelo Tribunal de Contas. Eu defendo preocupação com o orçamento e participação efetiva, seja de manhã ou à noite.
***
QUEZIA DE LUCCA
Vou esperar a discussão sobre os gastos excedentes das horas extras para tomar uma decisão. Na possibilidade de transformar o excedente em banco de horas, sem prejuízo aos cofres públicos, serei favorável…
***
HENRIQUE PARRA PARRA FILHO
Somos favoráveis à volta das sessões noturnas. Isto deve ser feito como ato normativo e ajuste do horário para ter o menos impacto financeiro possível, mas é fundamental para viabilizar maior participação popular quando houver projetos e pautas importantes. Quando fiz parte do Voto Consciente (entre 2006 e 2016) monitoramos semanalmente e percebemos que a média de público aumentou quando as sessões eram noturnas. Se as pautas foram desinteressantes, fica vazio tanto de manhã quanto à noite. Quando há projetos relevantes e que impactam a cidade, à noite viabiliza maior público.
***
PAULO SÉRGIO MARTINS
Sou favorável há muito tempo. Já propus isto e agora, com a nova composição da Câmara, vamos ver se conseguiremos a volta das sessões noturnas. Assim teremos maior participação da população. Quem pode assistir pela manhã? Aposentados e quem não foi trabalhar naquele dia. É muito bom quando o plenário está cheio. É uma oportunidade para ouvir as pessoas que ali estão, mudar de opinião ou reforçar o próprio ponto de vista.
***
RODRIGO ALBINO
Sou favorável. O período da manhã é complicado para a população acompanhar as sessões. As pessoas têm trabalho, família, crianças. À noite, a população pode participar, ter uma ação ativa no Legislativo, acompanhar seus vereadores, conhecer projetos novos. Também é uma forma de prestigiar quem tem interesse e quer participar da vida pública.
***
KACHAN JR
Sou 100% favorável. A Câmara é a casa do povo…
***
MADSON HENRIQUE
Se não tiver custo para a Câmara, eu não tenho problema nenhum com horário. Quem está ali é para trabalhar. Se houver uma divisão dos funcionários da Casa no dia da sessão, iniciando o expediente por volta das 15 horas, para não gerar custo, ok. Agora, se haverá gastos, sou totalmente contrário.
***
JUNINHO ADILSON
“Essa mudança no horário aproxima o munícipe das votações dos projetos que são de interesse de toda a comunidade. Mas antes de qualquer alteração, precisamos avaliar o impacto que isso vai trazer para o orçamento do Legislativo. A mudança é bem-vinda, mas não sem planejamento prévio.”
VEJA TAMBÉM
PUBLICIDADE LEGAL É NO JUNDIAÍ AGORA
ACESSE O FACEBOOK DO JUNDIAÍ AGORA: NOTÍCIAS, DIVERSÃO E PROMOÇÕES