VÍDEO – 19 de maio de 1986, a NOITE OFICIAL dos OVNIs

A noite de 19 de maio de 1986 entrou para a história da ufologia brasileira. Vinte e um OVNIs foram detectados pelos radares do Centro Integrado de Defesa Aérea e Controle de Tráfego Aéreo (Cindacta I), com sede em Brasília. As luzes foram vistas pelo então coronel Ozíres Silva. A data é lembrada até hoje como A Noite Oficial dos OVNIs.

O avistamento durou cerca de três horas. Testemunhas observaram os OVNIs em Goiás, São Paulo, Rio de Janeiro e Paraná. A situação chegou a tal ponto que o Comando de Defesa Aeroespacial Brasileiro considerou a segurança de voo ameaçada, principalmente em São Paulo, onde se concentra o maior número de rotas aéreas do país, e onde os OVNIs estavam mais ativos(abaixo, vídeo publicado Rede Brasileira de Pesquisas Ufológicas/trechos de reportagens do Jornal Nacional/Fantástico).

O Alto Comando da Força Aérea Brasileira deflagrou duas operações de interceptação e perseguição dos OVNIs por caças F-5E Tiger II e Dassault Mirage III. Uma partiu da Base Aérea de Santa Cruz (RJ) e outra de Anápolis (GO).

O tenente-brigadeiro do Ar, Octávio Júlio Moreira Lima, então ministro da Aeronáutica, deu uma entrevista coletiva à imprensa, juntamente com os pilotos dos caças. Eles confirmaram os acontecimentos. Por este motivo, os eventos da noite de 19 de maio de 1986 ficaram conhecidos como a Noite Oficial dos OVNIs.

Em 25 de setembro de 2009 foi divulgado o relatório oficial da Força Aérea Brasileira sobre o caso. O texto afirma: “É de parecer deste Comando que os fenômenos são sólidos e refletem de certa forma inteligência, pela capacidade de acompanhar e manter distância dos observadores, como também voar em formação, não forçosamente tripulados.”

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Em outubro de 2015, o Arquivo Nacional disponibilizou gratuitamente 16 áudios da chamada terceira remessa do “Fundo OVNIs” (denominação para o acervo os documentos relativos à Ufologia disponibilizados através da Lei de Acesso à Informação), entre as quais constam oito gravações das conversas entre pilotos e controladores aéreos, assim como o sistema de defesa brasileiro, na noite de 19 de maio de 1986.

Nos áudios fica claro que dezenas de objetos foram captados por radar, várias vezes foram observados e perseguidos pelos pilotos, demonstrando comportamentos inusitados durante todo o episódio(texto com base no Wikipedia).