NOVOS DONOS da Casa Rosa ainda não sabem como usarão imóvel

novos donos
(Foto: Regina Kalman)

Os novos donos da Casa Rosa, Augusto e Dânia Checchinato, já tiveram duas reuniões com representantes da Prefeitura para discutir o futuro do imóvel localizado na rua Barão de Jundiaí tombado pelo patrimônio histórico em 2015. O prefeito Luiz Fernando Machado participou da reunião desta segunda-feira(26).

O primeiro encontro ocorreu no dia 20, no Complexo Fepasa. O casal conversou com representantes da Unidade de Gestão e Cultura(UGC) e integrantes do Departamento de Patrimônio Histórico e do Conselho Municipal do Patrimônio. Nas duas reuniões, os proprietários reiteraram as intenções iniciais de preservar o imóvel que precisa de reforma emergencial para estabilizá-lo, além de reformar os telhados.

Segundo nota da assessoria de imprensa, Augusto e Dânia “ainda estão em fase de reflexão quanto às etapas de restauração e ao uso que pretendem dar ao local e também apresentaram as demandas à Prefeitura, que já foram destinadas às Unidades de Gestão responsáveis”.

Permuta cancelada – O antigo dono da Casa Rosa pretendia demolir o imóvel e transformar o local em um estacionamento. Houve uma grande mobilização da sociedade, inclusive com atos em frente à casa exigindo que ela não fosse destruída.

A administração passada barrou a demolição com o tombamento do local. Depois, já na atual administração, foi iniciado um estudo para realizar troca de um bem do município pela Casa Rosa. Quando o estudo já estava concluído e seguia para a autorização dos vereadores, foi anunciada a venda da Casa Rosa

Durante as duas reuniões, a Prefeitura se colocou à disposição dos novos donos para que sejam dados andamentos do processo de restauro, junto às instâncias envolvidas, como o Compac e o Ministério Público. Para o gestor da UGC, Marcelo Peroni, a decisão dos novos proprietários pela compra reforça a importância da parceria entre a sociedade e o Poder Público na salvaguarda dos patrimônios municipais.

“A Casa Rosa tem uma vocação cultural inegável, já que se encontra na rua Barão de Jundiaí, importante corredor cultural do município, onde está a maioria dos equipamentos culturais públicos. A Prefeitura dispõe de projeto e de recursos reservados para a revitalização do Centro e nosso desejo é que os novos usos da Casa Rosa complementem o projeto destinado à região”, explicou Peroni.

VEJA TAMBÉM

REMÉDIOS NA GESTAÇÃO SÓ COM ORIENTAÇÃO MÉDICA. ASSISTA A MAIS UM VÍDEO DA GINECOLOGISTA LUCIANE WOOD

FISK DA RUA DO RETIRO: SAIBA O QUE SÃO QUESTIONS WORDS. CLIQUE AQUI

OS 103 ANOS DA ESCOLA PROFESSOR LUIZ ROSA

ACESSE O FACEBOOK DO JUNDIAÍ AGORA: NOTÍCIAS, DIVERSÃO E PROMOÇÕES

PRECISANDO DE BOLSA DE ESTUDOS? O JUNDIAÍ AGORA VAI AJUDAR VOCÊ. É SÓ CLICAR AQUI