OSMAR PRADO traz ‘O Veneno do Teatro’ para Jundiaí

osmar

O ator Osmar Prado estará no Teatro do Sesc, em Jundiaí, nos dias 25 e 26 do próximo mês, apresentando a peça “O Veneno do Teatro”, juntamente com Maurício Machado. Os preços dos ingressos variam entre R$ 15 e 50. As vendas começarão apenas no próximo dia 16. A peça, que em ambos os dias começará às 20 horas, tem 70 minutos de duração.

Segundo a sinopse divulgada pelo Sesc, um ator é convidado por um marquês para interpretar uma peça teatral que escreveu, inspirada na morte de Sócrates. O nobre aristocrata egocêntrico, de forma surpreendente, passa a ter controle da conversa através de um jogo psicológico com o outro personagem o ator, Gabriel de Beaumont. O jogo psicológico revela as máscaras sociais, o poder e a crueldade humana.

Osmar Prado tem 76 anos de idade e 66 de carreira. Em 1973 passou a integrar o elenco da Rede Globo, destacando-se como Estácio, de ‘Helena’ (1975); Getúlio, de ‘Anjo Mau'(1976); Pepo, de ‘Pai Herói(1979); Tabaco, de Roda de Fogo'(1986) e o inesquecível catador de carangueiros Tião Galinha, de ‘Renascer'(1993). Osmar também atuou no cinema e teatro. ntemente da primeira versão assume uma postura atemporal, inspirada na década de 1920 em Paris. (Foto: Priscila Prade)

Marcha – Neste sábado(29), a partir das 14 horas, acontecerá mais uma Marcha para Jesus, em Jundiaí. O ponto de concentração é a Cidade Administrativa. Os fiéis seguirão até o Paço Municipal. No trajeto, vários artistas se apresentarão.

Nas redes sociais do vereador Antônio Carlos Albino(PL), Mara Maravilha informou que participará desta marcha.

Rock – A noite de sábado(29) será de festa e de muito rock’n’roll, em Jundiaí. Pela primeira vez, a Banda UTI(Última Transição Inconsciente) se apresentará na avenida Humberto Cereser, 5.021, no Caxambu. e, numa festa temática, em ambiente decorado, será palco da festa de aniversário de um dos músicos mais queridos da região: o guitarrista Marcelo Bertola. O show está previsto para iniciar às 20h. Os ingressos custam R$ 10.

No repertório, os grandes clássicos do rock internacional das décadas de 70, 80, 90 e 2000, consagrados por bandas e cantores memoráveis, como Journey, AC/DC, Peter Frampton, Bon Jovi, Guns N’Roses, Queen, Lynyrd Skynyrd, Europe, Van Halen, Bruce Dickinson, Robert Tepper, The Cranberries, Ozzy Osbourne, Iron Maiden, Metallica, Black Sabbath e muito mais.

Mais espetáculos – A Sala Glória Rocha será palco de dois espetáculos gratuitos com a Cia. Jovem de Dança no próximo fim de semana. Com apresentações neste sábado (29), às 20h, e no domingo (30), a partir das 19h, o corpo artístico de Dança ligado à Unidade de Gestão de Cultura (UGC) leva para o Centro das Artes Prefeito Pedro Fávaro as performances de três de suas coreografias para o deleite do público.

A abertura do espetáculo ficará com a apresentação de “Rastilho”, coreografia assinada por Alex Soares, diretor artístico da companhia. Em seguida, o grupo apresenta “J’ai pensé”, coreografia em que João Lucas Alves, bailarino da companhia, propõe reflexões sobre os aspectos da maturidade dos indivíduos para neles haja o seu renascimento.

Para encerrar os espetáculos, a Cia. Jovem faz a reapresentação de “Aquilo que guardo”(foto acima), coreografia de Sarah Raquel que teve a sua estreia na abertura da edição deste ano do festival Enredança. Por meio de um mergulho no universo poético da cantora Elis Regina, a coreografia mistura a voz potente da “Pimentinha” – apelido carinhoso com que a cantora também é conhecida – com os movimentos contemporâneos, subjetividade e sensações dos bailarinos, para que o público sinta da plateia a forma como Elis abraçava os palcos.

Os ingressos gratuitos para cada uma das apresentações podem ser retirados sempre um dia antes de cada espetáculo: a partir das 10h30, na internet, por meio da plataforma Sympla, e na bilheteria do Centro das Artes, e a partir das 15h na bilheteria do Teatro Polytheama. Cada interessado poderá retirar até dois ingressos, inclusive nos totens eletrônicos disponíveis em cada um dos equipamentos culturais.O Centro das Artes fica na rua Barão de Jundiaí, 1093 – Centro. Mais informações podem ser obtidas pelo telefone 4589-6821.

Em Campo Limpo – A Feira Literária chega a sua 3ª edição em 2024. O evento acontece no próximo sábado (29), às 10h, no Nipo Cultural. Com o tema ‘Desigualdade racial na literatura’, a feira contará com sorteio de livros, apresentação musical e rodas de conversa. A programação será gratuita e aberta ao público para todas as idades.

Com a participação de escritores campo-limpenses, o evento tem o objetivo de estimular e promover o gosto pela leitura, fazendo com que o público infantil, jovem e adulto se reúna de forma lúdica e divertida. O propósito é estimular o trabalho em equipe, no mundo literário, sensibilizando e apresentando novas estratégias de leitura. A feira contará com rodas de conversa com escritores, apresentações culturais, contação de história, vendas de obras literárias por editores, livrarias e sebos, estante de troca de livros. Confira a programação:

10h – Cerimonial de abertura com homenagem póstuma ao grande escritor campo-limpense César Gonçalves

10h30 às 11h – Apresentação da CLP Jazz Orquestra Municipal

11h30 às 12h30 – 1ª Roda de conversa com escritores campo-limpenses, com o tema: “A arte de ser escritor campo-limpense”

12h30 às 13h – Sorteio dos livros doados pelas editoras

13h às 14h – 2ª Roda de conversa com escritores campolimpenses, com o tema: “A desigualdade racial na literatura brasileira”

13h às 14h30 – Tarde de autógrafos com o escritor Angelo Pellegrino com a obra “A árvore do homem”

14h10 às 14h30 – Apresentação do escritor Thiago Pinheiro, “Performance Santana, meu DNA é cearense”

14h30 às 15h30 – Contação de histórias, lendas indígenas com interação do público

16h – Encerramento.

Itatiba – Começa nesta sexta (28) a 26ª edição da Festa de São Pedro, promovida pela Prefeitura de Itatiba no Parque Luís Latorre com entrada e estacionamento gratuitos. O público, recepcionado por uma fogueira cenográfica, contará com estrutura especial para a programação de shows e atrações culturais, além da Praça de Alimentação.

Dentre as opções gastronômicas estão pratos tradicionais já oferecidos pelas entidades, que contam com trabalho de voluntários no preparo e no atendimento aos visitantes. Em homenagem à Festa tipicamente junina, o cardápio também terá algumas delícias de quermesse, como canjica, bolo de fubá, milho verde, bolo de milho, curau, bolo de paçoca, arroz-doce, pamonha, vinho quente e suco de milho.

O evento nos dias 28, 29 (dia do santo padroeiro da Festa) e dia 30 haverá atrações para toda a família, como os shows da cantora Sayô, do programa ‘Canta Comigo’ da Record, Maurício & Mauri, João Villa & Rafael .

Itupeva – Neste(29), o Arrastapé de Itupeva, na Praça de Eventos de Pedreira, receberá apresentações de quadrilhas, shows com nomes do forró tradicional, vila junina, e muita diversão para toda a família. A vila junina terá comidas típicas juninas, apresentações musicais e muita diversão. Entre uma mordida e outra, não faltarão boas opções de entretenimento. As brincadeiras típicas como argola, boca do palhaço, pescaria e correio elegante serão incrementadas pelo poderoso touro mecânico. O evento irá das 10 às 22 horas.

A festa também terá forró e quadrilhas juninas locais, com shows do Bloco de Pífanos de São Paulo, Felipe Gomide e Forrobodó Oriental, Alexsander Pereira, e do sanfoneiro Aurélio Braga. Quatro quadrilhas fazem apresentações especiais. O evento, que começa às 10h, será composto pelas equipes das escolas E. E. José Polli, E. E. Monsenhor Dr Arthur Ricci, Centro de Convivência do Idoso de Itupeva e CEMEB Jacob Victor Levis.

Oficina de férias – O Jardim Botânico de Jundiaí promoverá, no dia 24 de julho, a oficina “Impressões Botânicas: Arte com folhas e flores”. A atividade é voltada para crianças de quatro a 10 anos, que deverão estar acompanhadas pelos responsáveis. Os interessados podem se inscrever neste formulário e indicar o período em que desejam participar. O limite é de 20 pessoas por turma, incluindo os cuidadores.

Na atividade, as crianças farão uma pequena caminhada pelo Jardim Botânico, para coletar folhas e flores que serão utilizadas para realizar as impressões em folhas de papel, como se fossem carimbos naturais. A oficina tem duração estimada de duas horas e será acompanhada pelos profissionais do Núcleo de Educação Ambiental.

Campos do Jordão – A convite da Fundação Osesp e da Secretaria de Cultura, Economia e Indústria Criativas do Governo do Estado de São Paulo, a Orquestra Sinfônica Municipal de Jundiaí (OSMJ) fará, mais uma vez, parte da programação especial do tradicional Festival de Inverno de Campos do Jordão. A participação do corpo artístico municipal ligado à Unidade de Gestão de Cultura (UGC) nesta que é a 54ª edição do festival está marcada para o dia 21 de julho (domingo), a partir das 12h, no Parque Capivari.

Para a apresentação especial, a OSMJ leva um programa semelhante ao apresentado no concerto do último sábado (22) no Teatro Polytheama. O repertório inicia-se com a abertura de “La gazza ladra” e o Largo al Factotum de “O barbeiro de Sevilha”, de Gioacchino Rossini. Em seguida, o concerto trará a Canção do Toreador da ópera “Carmen”, de Georges Bizet.

Na sequência, é a vez de “Don Carlo: Per me giunto è il dì supremo”, de Giuseppe Verdi, momento em que a OSMJ contará com a participação especial enquanto solista do barítono jundiaiense Vinícius Atique. E, para finalizar a apresentação, a Orquestra traz as Danças Eslavas – Op. 46, números 1, 2, 7 e 8 – do compositor tcheco Antonin Dvorák.

Literatura – Até o dia 16 de agosto a Unidade de Gestão de Cultua (UGC), por meio da Biblioteca Pública Municipal Prof. Nelson Foot (BNF) recebe as inscrições para o concurso 2º Prêmio Jundiaí de Literatura – Eixo Publicação de Textos, uma realização da Prefeitura de Jundiaí, que vai premiar 20 textos inéditos, cinco em cada categoria: Talento Mirim, Jovem Talento, Categoria Adulto e Prata da Casa.

O objetivo do concurso é fomentar a escrita literária autoral valorizando escritores residentes em Jundiaí ou de todo país e ao mesmo tempo promover o intercâmbio entre escritores de diversas vertentes e gerações. Também será possível levantar indicadores retratando o cenário literário autoral atual.

O 2º Prêmio Jundiaí de Literatura irá premiar com R$ 2,5 mil os primeiros colocados de cada categoria. Com R$ 2,1 mil os segundos colocados de cada categoria; com R$ 1,7 mil para os terceiros colocados de cada categoria; com R$ 1,5 mil para os quartos colocados de cada categoria e R$ 1,3 mil para os quintos colocados de cada categoria. A cerimônia de premiação está prevista para o mês de novembro.

Para a categoria Talento Mirim poderão participar jovens escritores de oito a 12 anos, com textos no gênero Fábula e o tema proposto pela organização é “Amizade”, para a categoria Jovem Talento, a faixa etária será 13 a 17 anos, com textos no gênero Conto de Suspense e o tema será “Metamorfose”. Para a categoria Adulto, escritores maiores de 18 anos, com textos no gênero Prosa Poética, com o tema “Desconstruindo fronteiras invisíveis” e finalmente na Categoria Prata da Casa, escritores maiores de 18 anos, obrigatoriamente residentes em Jundiaí, com textos no gênero Poesia e o tema “Memórias da Cidade”.

PARA ACESSAR O EDITAR DO 2º PRÊMIO JUNDIAÍ DE LITERATURA CLIQUE AQUI

PARA SE INSCREVER CLIQUE AQUI

As dúvidas podem ser esclarecidas das 9h às 20h, de segunda a sexta-feira, e aos sábados e feriados das 10h às 16h por e-mail: biblioteca@jundiai.sp.gov.br ou telefone (11) 4527-2110.

VEJA TAMBÉM

PUBLICIDADE LEGAL É NO JUNDIAÍ AGORA

ACESSE O FACEBOOK DO JUNDIAÍ AGORA: NOTÍCIAS, DIVERSÃO E PROMOÇÕES