PITAIA: Colheita começará em dezembro

pitaia

A colheita da pitaia – também conhecida como ‘fruta dragão’ – começará em dezembro próximo e se estenderá até janeiro. A Unidade de Gestão de Agronegócio, Abastecimento e Turismo (UGAAT), da Prefeitura de Jundiaí, ainda não tem estimativa da safra. A pitaia chegou a Jundiaí há mais de 10 anos. Além do mercado local e da região, a safra é vendida na Grande São Paulo. Como a maioria das culturas comerciais, a plantação exige os cuidados específicos dos agricultores, sendo sucetível a pragas e doenças, requerendo um manejo adequado.

A pitaia é o nome dado ao fruto de várias espécies de cactos nativos da América Central e também do México. Israel e China também a cultivam. Pitaia quer dizer “fruta escamosa”. A fruta chegou ao Brasil na década de 1990. Embora não esteja entre as conhecidas, tem muita gente em Jundiaí que já consome a fruta. Quem também gosta de fruta é o público fitness. Acredita-se que a fruta tem propriedades que auxiliam no emagrecimento e amenizam as dores musculares pós-treino. A polpa pode ser congelada(como o açaí). Para a Unidade Gestão de Agronegócios, plantar Pitaya é vantajoso por conta do preço. Além disto, os parreirais são aproveitados. Duas plantações numa só.

Auxílio – A Prefeitura de Jundiaí tem diversos projetos que apoiam os agricultores e estão disponíveis também para os produtores de pitaia, como por exemplo, o Programa de Fertilidade de Solo, Patrulha Agrícola Mecanizada, Programa Campo Limpo, entre outros, porém não há nenhum programa que seja exclusivo para essa cultura. Mais informações clicando aqui.

VEJA TAMBÉM

PUBLICIDADE LEGAL É NO JUNDIAÍ AGORA

ACESSE O FACEBOOK DO JUNDIAÍ AGORA: NOTÍCIAS, DIVERSÃO E PROMOÇÕES