Vivemos o presente. Um presente do passado? Presente em si? Ou, talvez, do futuro?
Agostinho de Hipona, o Santo Agostinho (354 d.C.), filósofo e teólogo do início dos tempos, brincava com o sentido duplo da palavra presente. Para ele, nossa alma é o presente do passado. Entendo que ele se referiu, ao fato de podermos carregar para o presente, as memórias, significados, aprendizados… aquilo que é belo, ou funcional, mas que já foi, passou, não é mais. Como segundo significado, presente do passado é bom presente, um regalo divino para nós, essa capacidade que temos. E por que isso é importante?
Uma alma atenta, fiel, fiel ao seu eu, ao seu corpo, ao que crê… é bela. Pode dar uma maravilhosa vivência ao hoje, como também pode não dar. Vai depender do seu dono, que a governa latentemente, que conduz seus dias de vida.
Penso, como exemplo, em alguém que bebe muito. Um beberrão, que não se angustia por seu ato de embebedar-se, mas que se preocupa soturnamente com seu filho que o vê bêbado e que poderá desejar imitá-lo, ao mesmo sabor, num futuro. Esse indivíduo estaria governando bem sua vida? Não sei. E nada contra quem bebe. Este é um exemplo apenas, do universo inabarcável de quaisquer outros, que poderíamos instrumentalizar.
OUTROS ARTIGOS DE DIOGO RIZZI
Ocorre que, pensando no exemplo acima, quem não se preocupa com sua bebida, mas sim com seu filho que poderá imitá-lo, pode estar ansioso ou preocupado. Preocupado com o que está por vir, com futuro. Afinal, não dá para saber se o filho beberá ou não, apenas que, o filho, ao ficar bêbado, poderá ter consequências ruins. Mas, se, hoje, embebedar-se faz bem ou mal… isso sim ele sabe! Sabe porque é o presente, o agora. Estaria, então, não se importando com o presente? Também não sei. O que compreendi é que, do pouco que eu sei, percebi que quanto menos trabalhamos nosso presente, o protelamos, ainda mais, com mais força, estamos ignorando nosso futuro. Parece-me assim. Como é para você, amigo leitor? Tenha um ótimo dia.(Foto: Depositphotos)

DIOGO GOMES RIZZI
Administrador, filósofo, especialista em negociação. Experiente em gestão de negócios no Brasil, América Latina e Central, Europa e Ásia. Estudioso e apreciador da literatura.
VEJA TAMBÉM
ACESSE FACEBOOK DO JUNDIAÍ AGORA: NOTÍCIAS E DIVERSÃO
PRECISANDO DE BOLSA DE ESTUDOS? O JUNDIAÍ AGORA VAI AJUDAR VOCÊ. É SÓ CLICAR AQUI