Quase 500 pessoas morreram em Jundiaí desde 2015. Causa: trânsito

quase 500

Levantamento de acidentes em Jundiaí desde janeiro de 2015 revela que o trânsito ceifou a vida de quase 500 pessoas até março de 2021. Foram 476 mortes e milhares de feridos no período contabilizados pelo Infosiga, o maior banco de dados do tipo mantido pelo Governo do Estado.

Dos anos analisados (desde a criação do sistema de informações), 2017 foi o mais letal, fechando com 96 mortes. O período é seguido por 2016, com 87 óbitos, e 2015, com 82, indicando uma crescente na quantidade de falecimentos.

Os óbitos no trânsito começam a baixar em 2018, que fechou com 67 mortes, passando para 65 em 2019, 60 em 2020 e 19 nos três primeiros meses de 2021.

Motocicletas, por sua vez, foram os principais meios de transporte que resultaram em acidentes com vítimas fatais: 182, no total. Já atropelamentos respondem pela segunda maior causa (111), seguidos por colisões entre carros (108), bicicletas (28) e caminhões (28). 

Ainda do montante, 27 mortes não puderam ser contabilizadas pelo infosiga por falta de dados obtidos e repassados geralmente pelos responsáveis pelo atendimento da ocorrência.

Outros números – Além das quase 500 pessoas mortas em acidentes, o levantamento mostra outros números. Destas, 381 pessoas morreram no mesmo dia do acidente. Vinte e seis faleceram no dia seguinte; 29 em até sete dias; 22 em até 30 dias e 18 em mais de 30 dias.

Homens também foram as principais vítimas fatais, representando 83,4% de todas as mortes no período. Já condutores dos veículos somaram 58,19% dos óbitos.

O Infosiga também revela que pessoas com idade entre 18 e 24 anos foram as que mais morreram: 96, ao todo. Já a faixa etária com menos mortes (cinco) foi a com mais de 80 anos.

Praticamente metade dos óbitos foi constatada no hospital, sendo as rodovias de Jundiaí o principal palco dos acidentes com morte, com 54,2% de todos os falecimentos neste tipo de via.(Texto: Geraldo Dias Netto)

Prevenção – A Prefeitura de Jundiaí está realizando o Movimento Maio Amarelo que tem como objetivo diminuir o número de acidentes e mortes no trânsito em uma campanha que envolve atividades para aumentar a conscientização e a educação dos motoristas.

Este mês terá uma programação com ações que incluem a distribuição de materiais promocionais por meio de apoiadores e parceiros da sociedade civil, aulas em espaços abertos com alunos da rede municipal, treinamento de agentes com as mudanças no código de trânsito, laços amarelos nos ônibus urbanos, entre outras. Devido à pandemia, essa edição da campanha terá foco maior na divulgação digital.

A programação completa do Maio Amarelo em Jundiaí pode ser consultada no espaço da Unidade de Gestão de Mobilidade e Transportes, no site da Prefeitura de Jundiaí.

VEJA TAMBÉM:

GINECOLOGISTA LUCIANE WOOD RECOMENDA ÀS GESTANTES PROTETOR E HIDRANTE ATÉ NO INVERNO. ASSISTA AO VÍDEO…

ACESSE O FACEBOOK DO JUNDIAÍ AGORA: NOTÍCIAS, DIVERSÃO E PROMOÇÕES

PRECISANDO DE BOLSA DE ESTUDOS? O JUNDIAÍ AGORA VAI AJUDAR VOCÊ. É SÓ CLICAR AQUI