O ranking ABES (Associação Brasileira de Engenharia Sanitária e Ambiental) que avalia a universalização do saneamento básico aponta que, graças ao trabalho da DAE, Jundiaí assumiu a nona posição no País em saneamento, entre as cidades com mais de 300 mil habitantes. No Estado de São Paulo, o município ocupa a sexta posição.
Jundiaí se enquadra na primeira categoria, chamada “Rumo à Universalização”, que considera notas totais acima de 489 – a cidade alcançou 497,18. “A colocação de Jundiaí reflete um planejamento a longo prazo e uma preocupação com a área de saneamento no município. A DAE e a Prefeitura têm realizado investimentos para ampliar o atendimento e, ainda, manter a qualidade dos serviços. É uma conquista de todos os servidores da empresa, que diariamente trabalham para alcançar estes resultados”, avalia o diretor superintendente de Governança da DAE, Evandro Biancarelli.
Lugar de lixo não é no esgoto
Você sabia que 300 toneladas de lixo chegam à Estação de Tratamento do Jardim Novo Horizonte? Veja vídeo da DAE Jundiaí que mostra a importância de cuidar bem do esgoto.
A edição 2019 do ranking abrange 100% do território nacional, contemplando todos os municípios brasileiros que forneceram ao SNIS (Sistema Nacional de Informações de Saneamento) as informações para o cálculo de cada um dos indicadores.
O levantamento apresenta o percentual da população das cidades brasileiras com acesso aos serviços de abastecimento de água, coleta de esgoto, tratamento de esgoto, coleta de resíduos sólidos e o quanto desses resíduos recebem destinação adequada. Foram avaliados 1.868 municípios e todas as 27 capitais.
De acordo com os organizadores, os dados se referem ao ano de 2017. Por isso, na tabela dos municípios de grande porte, consta que o Plano de Saneamento de Jundiaí está em elaboração, entretanto, o mesmo foi publicado no final daquele ano, instituído pela Lei nº 8.881, de 13 de dezembro de 2017. O documento pode ser acessado no site da DAE, pelo link daejundiai.com.br/transparencia/acoes-e-programas/plano-de-saneamento.
Evolução – Este é o terceiro ano consecutivo que Jundiaí ocupa posições de destaque no ranking ABES. Em 2018, a cidade ficou entre as dez primeiras do País e em sétimo lugar no Estado de São Paulo, considerando o recorte de municípios com mais de 300 mil habitantes.
Em outubro de 2017, no primeiro ranking divulgado pela entidade, Jundiaí integrou o seleto grupo de 14 municípios enquadrados na categoria “Rumo à Universalização”. A boa posição levou a cidade, à época, a receber um prêmio da Associação. (Da assessoria de imprensa da DAE Jundiaí)
VEJA VÍDEOS
CABELOS: DRA. LUCIANE WOOD FALA O QUE É PROIBIDO PARA AS GRÁVIDAS
EXISTE VACINA CONTRA COBREIRO. ASSISTA VÍDEO DA CLÍNICA TRIVACIN PREMIUM!
PRECISANDO DE BOLSA DE ESTUDOS? O JUNDIAÍ AGORA VAI AJUDAR VOCÊ. É SÓ CLICAR AQUI
ACESSE O FACEBOOK DO JUNDIAÍ AGORA: NOTÍCIAS, DIVERSÃO E PROMOÇÕES
ESCOLA PROFESSOR LUIZ ROSA, 102 ANOS
“O ROSA FOI A BASE PARA MINHA PROFISSÃO”, AFIRMA RENAN
PROJETO INTEGRADOR AJUDA AMANI NA FACULDADE
KAUÊ FEZ PUBLICIDADE NO ROSA E AGORA TRABALHA NA NESCAU
UMA FAMÍLIA QUE COMEÇOU E CONTINUA LIGADA À ESCOLA LUIZ ROSA
JÚLIA, DO CURSO DE PUBLICIDADE PARA O MACKENZIE
CONJUNTO DE CIRCUNSTÂNCIAS RESULTAM EM INOVAÇÕES NA ESCOLA PROFESSOR LUIZ ROSA
TEATRO ESTUDANTIL ROSA, O INÍCIO DA CARREIRA DO ATOR CARLOS MARIANO
CONHEÇA A HISTÓRIA DA ESCOLA MAIS TRADICIONAL E – AO MESMO TEMPO – MAIS INOVADORA DE JUNDIAÍ!
JOSÉ MAURO LORENCINI FOI ALUNO, PROFESSOR E PRESTADOR DE SERVIÇO
FERNANDO COSTA E SILVA, O EX-PROFESSOR QUE APRENDEU A SUPERAR LIMITES