REDE deve lançar pré-candidato. Frente da oposição desaba

rede

O projeto de unir a oposição, lançar um candidato único e vencer José Antônio Parimoschi(PL) nas eleições de outubro do próximo ano parece que está ruindo. A Rede Sustentabilidade, um dos nove partidos de esquerda que estavam dialogando para criar uma frente contra o candidato do prefeito de Jundiaí, Luiz Fernando Machado, já trabalha na escolha de um nome para a disputa da Prefeitura. A ideia do candidato único, se tudo continuar no mesmo compasso, durou pouco menos que três meses.

O porta-voz da Rede, Felipe Pinheiro(foto), informou que a agremiação realizou uma plenária no último sábado(26) quando definiu-se pelo possível lançamento de uma pré-candidatura própria. “Isto se deve ao cenário de indefinição e desinteresse dos partidos maiores de esquerda em voltar a dialogar. No final de setembro realizaremos uma nova plenária que discutirá somente a pré-candidatura da Rede para prefeito. Vamos debater quem poderá cumprir esta tarefa”, disse o porta-voz. Felipe também explicou que para disputar cadeiras na Câmara, os principais nomes hoje são o dele próprio; Jorge Pinezzi, líder no jardim Santa Gertrudes e João Miguel, presidente da Associação dos Servidores Públicos de Jundiaí.

Ao que tudo indica, os desentendimentos na Federação formada pelo PT, PV e PCdoB estariam atravancando a frente da esquerda. E isto já tinha sido registrado pelo JA(leia abaixo). O problema é que o tempo está passando e a união progressista pouco avançou. “Enquanto não há uma definição deles, os outros partidos ficam estagnados e isso prejudica a discussão do programa de governo e montagem de chapa”, comentou Felipe.

Entenda No dia 5 de junho, na sede do PSB, na rua Bom Jesus de Pirapora, aconteceu uma reunião histórica com integrantes de nove partidos de oposição.  “Foi a primeira vez que algo assim aconteceu. Um encontro deste porte, com tantos partidos, chegou até a assustar”, disse o anfitrião, professor Oswaldo Fernandes. Na ocasião, a conjuntura política de Jundiaí foi discutida. “Teremos até março do próximo ano, seguindo o calendário da Justiça Eleitoral, para chegar numa definição. Novos encontros serão realizados nas sedes de outros partidos. Já sabemos o que causa desunião entre os partidos de oposição. Agora queremos chegar naquilo que une todos e traçar projetos para a cidade”, afirmou Fernandes.

Cerca de 20 dias depois, o Jundiaí Agora divulgou que a Federação formada pelo PT, PV e PCdoB poderia ‘melar’ a frente de partidos de oposição. Dois nomes já estavam despontando: o sociólogo e ex-vereador Paulo Malerba, pelo PT, e o ex-prefeito Pedro Bigardi, do PCdoB. O JA divulgou na ocasião: “Outros partidos, como PDT, Rede, PSB e PSOL teriam duas opções caso a federação PT/PCdoB/PV decidir lançar um candidato próprio. Podem apoiá-lo ou lançar seus próprios nomes para a disputa da Prefeitura de Jundiaí de 2024. No último caso, a frente partidária que hoje está apenas engatinhando se racharia”. Quando a oposição alardeou a intenção de se unir para enfrentar e vencer Parimoschi, um integrante da base do prefeito, ponderou: “isto não vai dar certo. A esquerda de Jundiaí nunca se uniu para nada”. Neste momento, o racha parece ser iminente.

VEJA TAMBÉM

PUBLICIDADE LEGAL É NO JUNDIAÍ AGORA

ACESSE O FACEBOOK DO JUNDIAÍ AGORA: NOTÍCIAS, DIVERSÃO E PROMOÇÕES