A Prefeitura de Campo Limpo criou o programa municipal ‘Família vai à Escola’, para aproximar os pais da rotina escolar dos filhos e acompanhar de perto o desenvolvimento educacional. A primeira escola a receber o programa foi a EMEF Bairro dos Pinheiros.
O projeto é voltado para as crianças do Ensino Infantil e do Ensino Fundamental e o calendário da Secretaria de Educação já prevê a ação em todas as escolas municipais da cidade nos próximos meses, até o final do ano letivo.
“O objetivo principal deste programa é incentivar o acompanhamento das rotina escolar dos filhos pelos responsáveis e, além disso, é a garantia dos direitos da criança, com foco no fortalecimento dos vínculos familiares e no desenvolvimento integral dos alunos”, diz Vinícius Passarin Neves, gestor da pasta.
Na manhã desta segunda-feira(6), o prefeito de Campo Limpo Paulista, Luiz Braz fez questão de estar presente na EMEF Bairro dos Pinheiros acompanhando a ação e afirmou que a família tem que estar presente, ser uma parceira na construção de uma educação de qualidade. Disse, ainda, que está empenhado na construção de uma escola nova para o bairro. Ainda estiveram presentes no evento o secretário de Educação, Vinícius Passarin Neves e o vereador Fernando do Transporte Escolar.
A mãe Ingrid Laura reuniu a família toda para o plantio, que simbolizou a passagem do programa pela escola. Os seus três filhos são alunos da EMEF Bairro dos Pinheiros: Ana Clara (9 anos), Amélia (7 anos) e Arthur (4 anos). Para ela, que também faz parte da APM (Associação de Pais e Mestres) da escola, essa interação é muito importante, valoriza o ensino e a participação dos pais na construção de uma boa escola. “A escola aqui é ótima!”, reconhece. A próxima instituição a receber o programa que aproxima a família da rotina escolar das crianças será a escola Emef Oswaldo Grandizoli do bairro Monte Alegre, já neste mês de junho.
Estação Juventude – A Estação Juventude foi um projeto de muito sucesso da prefeitura no início dos anos 2000. Agora, o projeto voltou em uma versão moderna e criativa, chamando a atenção dos campo-limpenses. A iniciativa traz cursos 100% gratuitos como culinária, desenho, dança, teatro, ballet, violão, grafite, flauta e pilates.
Com apenas dois meses de atuação, o programa já atinge a marca de mil alunos matriculados e com uma lista de espera por vagas futuras. A Estação Juventude conta, atualmente, com sete locais para as realizações das nove oficinas, e já no próximo dia (28), completa três meses desde seu retorno.
O morador do bairro Jardim Santiago, Wendel Lafaiete da Silva Oliveira, 18 anos, está fazendo curso de grafite, ele vê a arte como uma força de expressão; “Muitas pessoas vêem o grafite como uma coisa errada, igual a pichação. Mas os dois são completamente diferentes, o grafite é uma forma de expressão e pichação é feito por grupos marginalizados” falou o morador.
O projeto já ajudou muitas pessoas que não tinham condições de pagar um curso de capacitação e hoje continua ajudando a população a ter mais qualidade de vida e até a encontrar um novo ofício, abrangendo pessoas de todas as idades.
Dona Terezinha, faz curso de violão e está muito feliz com os avanços dela através do curso, “eu estou muito feliz e muito realizada, era um sonho meu de criança fazer aulas de violão, e agora, graças as aulas do professor Vinícius, eu estou conseguindo evoluir bem” completou ela.
Para realizar a inscrição, os interessados terão que se dirigir pessoalmente, de terça e quinta-feira das 8h às 12h, até o Centro Cultural, que fica na Av. Alfried Krupp, 1025, com os seus documentos pessoais em mãos, RG/CNH ou certidão de nascimento, juntamente com o comprovante de residência e também com o comprovante de vacinação contra a Covid-19, com duas doses aplicadas para adultos e no mínimo 1 dose para crianças.
VEJA TAMBÉM
EM QUATRO MESES, 470 PESSOAS FORAM DETIDAS EM JUNDIAÍ
AGENTES DE SAÚDE E ZOONOSES: PREFEITURA DE JUNDIAÍ FARÁ CONCURSO
ORÇAMENTO ESTADUAL PARA 2023: AUDIÊNCIA DA REGIÃO METROPOLITANA DE JUNDIAÍ SERÁ NESTE MÊS
ACESSE O FACEBOOK DO JUNDIAÍ AGORA: NOTÍCIAS, DIVERSÃO E PROMOÇÕES