Saúde Mental é DIGNIDADE

saúde

Tenho três motivos para explicar este título. Em primeiro lugar, a palavra “dignidade” está em oposição a ideia de “luxo”, que por sua vez nos remete algo elitizado. Saúde mental, atualmente, é uma demanda de saúde pública, mas em um país tão desigual como o nosso, com tanta pobreza, a psicoterapia está disponível, na prática, apenas para um seleto número de pessoas. O segundo motivo é meu destaque para a campanha do “Janeiro Branco”, mês de conscientização sobre a saúde mental e emocional da população. Por fim, o título dá nome a uma playlist de músicas sobre saúde mental que eu criei, e que quero compartilhar com vocês nos próximos parágrafos. O link estará no final do texto. Afinal, saúde mental é dignidade!

As produções musicais são importantes fatores de proteção da saúde mental, nos fazendo viajar por lugares inesperados do pensamento. A música toca e somos tocados por ela. A seleção tem 17 canções, vou comentar algumas.

A lista começa com um pedido de “Socorro”, de Arnaldo Antunes. Trata-se de um grito desesperado por sentir alguma coisa. Na incapacidade de experimentar qualquer tipo de emoção, seja medo, calor, amor ou dor, a ausência de sentimentos e o vazio são tão intensos que a pessoa clama por ajuda, desejando algo que a faça voltar a sentir. Podemos interpretar como uma metáfora para a depressão ou um estado de anestesia emocional, onde o sujeito se encontra tão desconectado de suas próprias emoções que chega a pedir emprestado os sentimentos dos outros, mesmo que sejam “penas” de uma “alma penada”.

Na segunda música, Kell Smith apresenta toda a delicadeza do autocuidado e do amor próprio, na canção “Seja Gentil”. A letra ajuda a refletir sobre a importância de ser gentil consigo mesmo em meio ao caos cotidiano. No refrão: tá tudo bem se não tá tudo bem todo dia… essa é a lição, aprendemos a aceitar que nem todos os dias serão bons, e que está tudo bem ser imperfeito. A música também sugere uma pausa para respirar e aliviar o fardo das preocupações, nos incentivando a carregar apenas o que não pesa no coração.

Em “Tudo Vai Dar Certo”, da banda de reggae Natiruts, letra e melodia se fundem para nos afastar de nossos sentimentos mais negativos. O balanço contagiante, quase mágico, acaricia nossa saúde mental. É muito comum o desejo de desistir, frente às adversidades da vida. Assim, a música é um convite à resiliência e à crença na superação dos desafios. Você tem a habilidade nata para vencer… criar sua realidade, o que deseja viver… saia da caixa do sistema que te faz perecer… que controla sua vida e limita o seu poder. Na psicanálise, o desejo é o motor do psiquismo. A letra destaca que, ao tomar as rédeas dos próprios desejos, passamos a criar a realidade que nos cerca.

OUTROS ARTIGOS DE MARCELO LIMÃO

PAI É QUEM CRIA

ANO QUE VEM, ESCOLHA O QUE NÃO FAZER

SEXO BIOLÓGICO É NATURAL?

Além de outras bandas nacionais, como Barão Vermelho, Titãs, Legião Urbana, Gabriel o Pensador e Criolo, incluí sucessos internacionais. “Basket Case”, do Green Day, captura a essência da ansiedade e da confusão mental que muitos adolescentes sentem. Já “Snow (Hey Oh)”, do Red Hot Chili Peppers, nos leva a uma viagem introspectiva, revisando escolhas passadas. O refrão: The more I see, the less I know sugere que a vida é cheia de paradoxos e ambivalências. Aceitar isso traz saúde mental. Em “Learn to Fly”, do Foo Fighters, aprendemos sobre a importância de nos sentirmos livres para voar, encontrando um sentido para a vida. A música também aborda a ideia de que, muitas vezes, precisamos de ajuda para alcançar nossos objetivos (Fly along with me… I can’t quite make it alone).

Então é isso, espero que curtam as músicas, as letras e os significados desta experiência musical. E caso necessite de ajuda para começar a voar, estarei por aqui. Clique aqui e acesse a playlist ‘Saúde Mental é Dignidade!(Ilustração: cena do clipe ‘Os Cegos do Castelo’, Titãs)

MARCELO LIMÃO

VEJA TAMBÉM

PUBLICIDADE LEGAL É NO JUNDIAÍ AGORA

ACESSE O FACEBOOK DO JUNDIAÍ AGORA: NOTÍCIAS, DIVERSÃO E PROMOÇÕES