Recentemente, a startup Diors, incubada no Campus Jundiaí, do Programa Jundiaí Empreendedora, da Unidade de Gestão de Desenvolvimento Econômico, Ciência e Tecnologia da Prefeitura de Jundiaí, conquistou investimento do Catalisa ICT, que é promovido pelo Sebrae e outras entidades. Agora, a startup se prepara para enviar o projeto para o PIPE-Fapesp-Sebrae, outra ferramenta Sebrae. A Diors atua na área da saúde e tem como objetivo trabalhar na melhoria da qualidade do sono. Mas, afinal, o que é uma startup? Como fazer parte da incubadora?
Segundo a Unidade de Desenvolvimento Econômico, Ciência e Tecnologia, startups são geralmente microempresas com foco em inovação, seja em tecnologia, processos, produtos ou mercado. Elas se caracterizam por serem ágeis, adaptáveis e dispostas a correr riscos para desenvolver soluções criativas para problemas reais. O Campus Jundiaí abriga 20 startups em seus ambientes de inovação, divididas em três áreas:
- Ambiente de Inovação da FMJ: desenvolvem soluções na área da saúde.
- Espaço Jundiaí Empreendedora: focadas em soluções tecnológicas para o comércio, indústria e serviços.
- Ambiente de Inovação da DAE: oferecem soluções de eficiência energética, meio ambiente e controle de desperdício. Qualquer pessoa que tenha uma empresa em Jundiaí que se enquadre na definição de startup pode se candidatar a uma vaga no campus.
O período de inscrição é aberto e a seleção é feita de forma contínua. Jundiaí possui um ecossistema de startups em constante crescimento, com diversas entidades que apoiam essas iniciativas, como o Sebrae, o Senac, o Ciesp, o Senai e o Grape Valley.
A seleção de uma startup é feita através de eventos como hackathons, desafios de inovação, jornadas de tecnologia e pitches. Os projetos de inovação apresentados são avaliados por um comitê municipal de inovação e pelos membros do Conselho Municipal de Inovação. As startups incubadas no Campus Jundiaí contam com diversos benefícios, como: mentorias e orientação com apoio no desenvolvimento e aprimoramento das soluções para que se tornem produtos e entrem no mercado, seja como soluções para empresas privadas ou para o poder público, beneficiando os cidadãos. Também têm acesso a infraestrutura: espaço físico, internet, equipamentos e outros recursos essenciais para o desenvolvimento do negócio, além de networking, capacitações, workshops, cursos e palestras sobre diversos temas relacionados ao empreendedorismo e à inovação.
Para a Prefeitura, as startups são um dos principais motores de desenvolvimento da cidade. Elas são vistas como ferramentas de transformação social, inclusão, inovação, geração de oportunidades e bem-estar social. A Prefeitura de Jundiaí tem diversos projetos para incentivar ainda mais as startups como parcerias com empresas privadas e instituições de ensino para oferecer mais oportunidades de mentoria, capacitação e investimento; intercâmbio com outros ecossistemas de inovação para que as startups locais possam se conectar com outras startups e empresas de todo o Brasil e do mundo.
VEJA TAMBÉM
PUBLICIDADE LEGAL É NO JUNDIAÍ AGORA
ACESSE O FACEBOOK DO JUNDIAÍ AGORA: NOTÍCIAS, DIVERSÃO E PROMOÇÕES