O Brasil é lindo, cheio de paisagens notáveis, com clima adequado e um povo acolhedor. É um país com riquezas naturais e ambientais belíssimas. O turismo e a preservação do meio ambiente podem e devem andar juntos, gerando mais oportunidades com empregos e renda. Tudo com sustentabilidade e justiça social.
Quando avaliamos outros países, vemos que o turismo é muito bem utilizado para manter a preservação, por exemplo, do patrimônio histórico e cultural na Europa. Na África temos o turismo voltado para a contemplação de animais selvagens em seus habitats preservados. Nos Estados Unidos o turismo está presente em todas as regiões, citando como exemplos New York, Las Vegas, Los Angeles, Orlando, Miami, com turismo para todos os gostos.
Esses são só alguns exemplos, mas quando se fala em turismo, temos vantagens econômicas para o país, gerando empregos e renda. Para a continuidade e expansão do turismo, há preservação dos ambientais naturais, bem como do patrimônio histórico e cultural, tão presentes nas áreas urbanas, incluindo bairros inteiros, igrejas, construções históricas, etc.
Na última semana, visitei três cidades no Rio de Janeiro. Primeiramente devo dizer que fiquei impressionado e quebrei alguns preconceitos: são cidades muito pacatas, com segurança adequada, com rodovias e ruas adequadas, bem como trânsito organizado. O Brasil enfrenta uma onda de notícias sobre violência e, claro, todos ficamos receosos. Ao contrário disso, vi cidades bem tranquilas, com povo acolhedor e educado.
Visitei rapidamente Penedo e Teresópolis onde há inúmeras belezas naturais, feirinhas e ótima gastronomia. Entre as belezas naturais estão matas preservadas, rios e cachoeiras.
O ponto principal foi a cidade de Búzios, próxima de Cabo Frio e Arraial do Cabo. A região possui paisagens lindíssimas, bem como bairros históricos preservados, com lojas, bares e restaurantes.
Pude constatar praias muito preservadas, limpas e organizadas. Nada também de poluição sonora (ninguém colocava caixa de som com volume alto). Na maioria dos locais havia muita limpeza, sacolinhas ou cestos de lixo disponíveis, resultando em praias bem limpas e agradáveis.
E falando em turismo, mesmo para um mês de abril, havia muitos turistas, em especial no final de semana prolongado com o feriado de Tiradentes.
O que me chamou a atenção foi o idioma… muitas pessoas falando em espanhol. Além de muitos turistas argentinos, foi possível notar também turistas vindos da Europa.
O Brasil deve aproveitar melhor esse potencial turístico. Com segurança, limpeza e proteção dos recursos naturais, o país só tem a ganhar, atraindo cada vez mais turistas, resultando em recursos financeiros, empregos e renda para a população e para a continuidade e melhoria da preservação de nossas praias, matas, rios, nascentes, etc. São inúmeras as possibilidades e atrações voltadas ao turismo com inúmeros benefícios.
OUTROS ARTIGOS DE CLAUDEMIR BATTAGLINI
DIREITO DE OBTER INFORMAÇÕES, DENUNCIAR E FISCALIZAR
OS 40 ANOS DE TOMBAMENTO DA SERRA DO JAPI
Turismo sustentável significa mais renda e mais preservação do meio ambiente. É, ainda, mais justiça social, mais segurança, pois, afinal, ninguém quer visitar um país inseguro e violento. Viajando é possível conhecer outras culturas, descansar, fazer higiene mental, observar e aprender coisas novas para colocar em prática, renovando as energias para a continuidade de nossas rotinas.

CLAUDEMIR BATTAGLINI
Promotor de Justiça aposentado, Especialista em Direito Ambiental, Professor Universitário, Consultor Ambiental e Advogado. E-mail: battaglini.c7@gmail.com
VEJA TAMBÉM
PUBLICIDADE LEGAL É NO JUNDIAÍ AGORA
ACESSE O FACEBOOK DO JUNDIAÍ AGORA: NOTÍCIAS, DIVERSÃO E PROMOÇÕES