UVA: Das sementes nas malas dos imigrantes à maior festa

uva

Jundiaí não era a terra da uva. Por aqui se plantava café. Mas, com a chegada dos imigrantes italianos, que trouxeram nas malas as sementes da fruta, a cidade mudou. No Brasil toda é reconhecida como a Terra da Uva. Sempre em janeiro, Jundiaí a saúda e faz sua maior festa.

No passado, em 1938, por exemplo, produtores locais foram para a praça Tiradentes, no Rio de Janeiro. O caminhão a gás foi cedido pelo então ministro da Agricultura, Fernando Costa. Na foto acima aparecem: Alfredo Carbonari(fumando); Egídio Condini(ao centro, encoberto) e ao fundo, usando gravata borboleta, João Carbonari Júnior.

Acima, dois registros preciosos: a primeira Festa da Uva de Jundiaí, em 1934. Naquela época, o Parque Comendador Antônio Carbonari, na avenida Jundiaí, não existia. O evento acontecia no entorno do antigo Mercado Municipal e do grupo escolar Conde do Parnaíba.

Nadyr Carbonari, a princesa da Festa de 1953, no parreiral da própria família. Acervo: Marta Mangieri

Festa da Uva de 1969 e as belas vinhateiras que recepcionaram o ministro da Agricultura do governo Médici, Luiz Fernando Cirne Lima. O prefeito, na época, era Walmor Barbosa Martins.

No anos 1970, O Parque da Uva virou um castelo para receber a festa(Foto Ademir Moda/Colorização Sérgio Borin)

Sim! É uma foto da Sifco nos anos 1950. Mas reparem a plantação de uva bem ao lado da fábrica. Naquela época, Agapeama e boa parte da vila Arens eram tomados por vinhedos.(Foto Janczur)

Em 1939, o prefeito de Jundiaí era Manoel Aníbal Marcondes. E dá para ver na foto que ele estava satisfeito com a qualidade da safra…

Traviú:, safra da uva foi colocada bem em frente a uma barbearia. Neste local, hoje, fica a igreja do bairro. Foto: Orlando Steck)

O PARQUE DA UVA ERA ASSIM ATÉ 2004

A Festa da Uva de 1930 – Acervo do Museu Histórico e Cultural de Jundiaí(MHCJ)

PARA MAIS JUNDIAÍ DE ANTIGAMENTE CLIQUE AQUI

Festa da Uva de 1934. Arquivo MHCJ

Detalhe é que em 1934, a Festa da Uva era realizada em plena rua Barão de Jundiaí.
Arquivo Maria Ângela Brenna Martins Pereira

Em 1953, eram poucos os afortunados que tinha carro. Mas quem tinha e ia para a Festa da Uva de Jundiaí, parava seu veículo no estacionamento bem em frente ao parque, na avenida Jundiaí(Foto Janczur)
As vinhateiras de 1967. A escadaria levava à concha acústica… (Foto: Ademir Moda)

VEJA TAMBÉM

PUBLICIDADE LEGAL É NO JUNDIAÍ AGORA

ACESSE O FACEBOOK DO JUNDIAÍ AGORA: NOTÍCIAS, DIVERSÃO E PROMOÇÕES