VIVER EM SOCIEDADE não é tarefa fácil para ninguém…

viver em sociedade

Viver em sociedade, conviver com pessoas diferentes, parece tarefa fácil, mas sabemos que não é. Normal é ouvirmos pessoas reclamando de uma atitude, de uma pessoa, de algo que não agradou, sim, isso acontece com uma frequência que não imaginamos, até nos parece normal. Mas, será que em algum momento conseguimos nos ver fora do cenário e listar como nossas atitudes influenciam as pessoas a nossa volta?

Existe uma teoria que não devemos ser legais com todos. Porém, agindo de forma contrária, não perderemos a consciência do que é ter bondade e caridade? Para entendermos melhor, se analisarmos o significado da palavra ‘legal’, iremos observar que se tratando de um advérbio que faz referência a ‘maneira boa, aprazível e agradável’.

Maneiras essas que nos fazem ter melhor convivência em nossas relações, independente de quem está a nossa volta, mesmo porque o que transmitimos para os outros, transmitimos para nós mesmos. Atitudes contrarias e negativas são voltam em forma de energias ruins. Já notou que quando você não gosta de uma pessoa e ela cruza seu caminho, muitas vezes seu humor muda? E se mudarmos a forma com nos comunicamos, mudarmos o pensamento a respeito deste desafeto?

Algumas pessoas acreditam que para ter posicionamento ou firmeza é necessário ser bruto, vingativo, violento com as pessoas em ações e palavras. Usam expressões como: ‘não levo desaforo para casa’, ‘aqui é bateu levou’. O fato de sermos reativos faz com que cada vez mais as pessoas se distanciem, laços se rompem e com isso o convívio em sociedade vai se perdendo.

Ninguém precisa ser legal com todo mundo, mas tratar seu semelhante com respeito e empatia, trará benefícios a longo prazo para suas relações. Mas, quem age da outra forma, achando que dizer o que pensa não tem nada a perder, se engana. Perde e muito principalmente quem usa da distorção de valores, ideias, mentiras e manipulação. Fazem isto para se sentirem mais seguros.

OUTRO ARTIGO DE ROBERTA PERES

PODER DA CURA

INSEGURANÇA, MEDO, ESTRESSE, PERDAS…

EXCESSOS

Para viver em sociedade é preciso ser honesto consigo mesmo e aceitar que dentro de cada um existe sim o equilíbrio de ser legal e respeitoso, mesmo quando se é contrário àquilo que não acreditamos. Não precisamos ser rudes para que nossas ideias sejam aceitas e claro, precisamos tratar nossos semelhantes com empatia, pois todos estamos passando por alguma situação adversa em nossas vidas. Temos a oportunidade de sermos melhores do que somos a cada instante, e se pudermos ser assim, que sejamos melhores do que já fomos!(Foto: www.anapnoes.gr)

ROBERTA PERES

Formada em Gestão de Recursos Humanos, Eneagrama, conhecimento em técnicas de PNL, com carreira desenvolvida em liderança e desenvolvimento humano. 

VEJA TAMBÉM

ESPAÇO PARA ERRAR AJUDA NAS DESCOBERTAS, AFIRMA EX-ALUNO DA ESCOLA PROFESSOR LUIZ ROSA

ACESSE FACEBOOK DO JUNDIAÍ AGORA: NOTÍCIAS E DIVERSÃO

PRECISANDO DE BOLSA DE ESTUDOS? O JUNDIAÍ AGORA VAI AJUDAR VOCÊ. É SÓ CLICAR AQUI