Com o feriado nacional do Dia do Trabalhador, na segunda-feira, alguns serviços e equipamentos públicos vão funcionar em horário diferenciado conforme prevê o decreto 26.772, de 22 de dezembro de 2016, que regulamenta feriados e pontos facultativos em 2017. Saiba o que abre e fecha em Jundiaí neste 1º de maio:
Paço Municipal
O Paço Municipal permanece fechado. O atendimento ao público retorna normalmente às 8h da terça-feira (2).
Saúde
Todas as Unidades Básicas de Saúde (UBSs) e de Estratégia de Saúde da Família (ESFs) estarão fechadas, voltando ao funcionamento normal na terça-feira (2), às 8h.
Os casos de urgência serão atendidos nas unidades de Pronto-Atendimento (PA) Vila Hortolândia (avenida Prefeito José Castro Marcondes, 510), Retiro (rua Maria Lúcia de Almeida, 100) e Ponte São João (rua Santo Antônio, 191), que funcionarão normalmente das 7h às 19h. Já o PA Central (praça Dom Pedro II, Centro) tem atendimento 24 horas.
O atendimento de urgência e emergência para crianças e gestantes é feito no Hospital Universitário (Praça Rotatória, s/n), em tempo integral.
O CAPS III Sem Fronteiras (rodovia Vereador Geraldo Dias, 3133) e CAPS AD III (rua Professor Giácomo Ítria, 393) permanecem abertos em regime de plantão na segunda-feira (1). O CAPS Infanto-Juvenil (rua Leonor Pinheiro, 236) e o CAPS II (rua Fausto Leonidas Bocchino, 14 permanecem fechados. Na terça-feira (2), as quatro unidades retomam suas atividades normalmente.
Mobilidade e Transporte
Haverá reforço de algumas linhas de ônibus com a disponibilização de um carro da linha 578 (Terminal Hortolândia – Jundiaí Mirim) no horário das 07h30 às 18h para facilitar o acesso da população ao Parque da Cidade. Já para o Parque do Corrupira, serão disponibilizados dois carros no Terminal Cecap para atender as demandas de usuários das linhas 563 (Terminal Cecap- Bairro dos Fernandes) e um carro no Terminal Vila Arens para a linha 703 (Terminal Vila Arens – Rio Acima) no horário das 7h às 17h. Vale ressaltar que os ônibus circularão com horário de domingo.
Cultura
Parque de Corrupira – Parque do Trabalhador – será o cenário das atividades culturais neste feriado de 1º de Maio. A Unidade de Gestão de Cultura programou as seguintes apresentações:
10h – Cia Respeitável Público – Furando a Lona
11h30 – Cia Rick e Kelly – Palhacinho Sapeca
13h30 – ACT Produções Culturais – Intervenção Pernas de Pau
15h – Grupo Panela Preta – Samba
Pinacoteca Diógenes Duarte Paes
Permanecerá aberta no feriado de 1º de Maio, das 9h às 16h, oportunidade em que o público poderá visitar a exposição “Entretantos”, do artista plástico Alex Roch, com entrada gratuita. A Pinacoteca está localizada na rua Barão de Jundiaí, 109 – Centro (foto abaixo).
Museu da Companhia Paulista (Fepasa)
Estará aberto para visitação do local e do acervo. O acesso do público é gratuito e pode ser feito das 9h às 16h. O Museu está localizado na Avenida União dos Ferroviários, 1760 -Centro.
Teatro Polytheama
Estará fechado no feriado. Não há nenhum espetáculo programado.
Casa da Cultura
Permanece fechada. O atendimento retorna na terça-feira (2), a partir das 8h, na avenida União dos Ferroviários, 1.760, no Complexo Fepasa, novo endereço da Unidade de Gestão da Cultura.
Museu Histórico e Cultural de Jundiaí – Solar do Barão
Encontra-se em manutenção e obras até a segunda quinzena de maio.
Complexos Esportivos
Os 20 Centros Esportivos espalhados pela cidade funcionarão normalmente no feriado do 1º de Maio, das 7h às 18h, exceto o Dr. Nicolino de Lucca (Bolão), que funcionará das 6h às 18h, e o José Brenna (Sororoca), das 7h às 20h.
Para comemorar o Dia do Trabalhador, a Unidade de Gestão de Esporte e Lazer, programou uma aula especial de Zumba, às 10h, no Parque do Corrupira, aberto a pessoas de todas as idades. Os organizadores solicitam que os participantes estejam usando roupas confortáveis, levem uma toalha e garrafa de água.
Escolas
Permanecem fechadas na segunda-feira (1). As aulas retornam na terça-feira (2).
Biblioteca Municipal
O atendimento ao público retorna na terça-feira (2), a partir das 8h.
Feiras e varejões
As feiras livres e varejões não são realizados às segundas-feiras na cidade.
Fundo Social de Solidariedade (Funss)
O Funss permanecerá fechado segunda-feira (1). O atendimento ao público retorna na terça-feira (2), das 8h às 17h.
DAE
A DAE Jundiaí não terá expediente na segunda-feira (1). Para emergências, o telefone de atendimento (0800 133 155) funciona normalmente, de segunda a sábado, das 6 às 22 horas.
Já o Parque da Cidade estará aberto das 6h30 às 19h (com entrada liberada ao público até as 18h).
Parques
O Parque de Corrupira (foto principal), localizado na avenida Nicola Accieri, 1900, o Parque do Trabalhador a exemplo de outros anos deverá receber o maior número de visitantes no feriado.
Assim será aberto ao público às 6h e fechará seus portões às 17h. No local, o visitante poderá participar das atividades programadas pelas Unidades de Gestão de Cultura e Esportes e Lazer, no decorrer de todo dia.
No Parque, estarão disponibilizadas 113 churrasqueiras, sendo 41 em quiosques e 72 em áreas livres, com mesas. Também será permitido ao visitante entrar com sua própria churrasqueira.
Os demais parques municipais funcionam normalmente na segunda-feira (1). O Jardim Botânico funciona das 8h às 18h; o Parque da Uva, das 7h às 18h; o Parque Eloy Chaves, das 7h às 19h; o Parque Botânico Tulipas, das 6h às 19h; o Parque Antônio Garcia Machado, no Jardim do Lago, das 6h às 20h; o Bosque do Jardim Copacabana, das 6h às 20h; Parque do Engordadouro Ângelo Costa, das 6h às 19h; Parque do Morada das Vinhas José Roberto Mota “Barroca”, das 6h às 19h. Somente a Unidam – localizada no Jardim Florestal é que estará fechada no feriado.
Coleta de Lixo
A coleta de lixo orgânico e a coleta seletiva vão ocorrer normalmente na cidade no feriado de 1º de maio.
Sindicato dos Metalúrgicos – Para comemorar o Dia do Trabalhador, o padre Leandro Megeto, coordenador diocesano da Ação Evangelizadora, celebra missa em Ação de Graças, no Espaço M do Clube de Campo do Sindicato dos Metalúrgicos, no dia 1º de maio, às 9h.
Depois, no palco atrás do ginásio de esportes, vários artistas da região se apresentarão. Às 15 horas haverá um ato para falar sobre as reformas trabalhista e da previdência, os perigos da terceirização e a importância da instalação da CPI da Previdência, entre outras questões que dizem respeito aos trabalhadores e seus direitos já adquiridos.
Na sequência, o público poderá curtir os shows das duplas sertanejas Zé Henrique & Gabriel, Felipe & Falcão, Gilberto & Gilmar, da cantora Lady Lu, além do gingado com os grupos Soweto, Katinguelê e Exaltasamba.
O Sindicato dos Metalúrgicos está localizado na Rodovia Presidente Tancredo de Almeida Neves, s/n., Km 53/54, Bairro do Castanho, Jundiaí.
VEJA TAMBÉM
NESTE FERIADO, 787 MIL VEÍCULOS NAS ESTRADAS DA REGIÃO
POR ENQUANTO, ESTÁDIO JAYME CINTRA CONTINUA SENDO DO PAULISTA