O que esperar de 2022

2022

Este não é um artigo com previsões futurologistas nem uma retrospectiva para poder pensar neste ano que se inicia. Inegavelmente os últimos foram de muita tristeza, perdas e mudanças de hábitos regulares. A expansão das atividades remotas e virtuais e a reclusão a que fomos forçados a incluir em nosso cotidiano deixaram marcas profundas. Mas, me perdoem o ceticismo, as pessoas continuarão a serem as mesmas em 2022. Os bem intencionados continuarão assim e os mal intencionados continuarão a ser o que sempre foram. As pessoas, sempre do meu ponto de vista, não mudam.

Mesmo aqueles que passaram por grandes traumas e tiveram suas vidas reviradas, lenta e gradualmente, com a ação do tempo, voltam aos seus princípios, bons ou maus, e seguem suas vidas. O espírito natalino vai se dispersando e a realidade à qual nos submetemos voltará a determinar o ritmo e as prioridades para cada um de nós.

Não, está não é uma exposição com pretensões negativas para 2022. Apenas observações sobre comportamentos para que nossos desejos de ano novo tenham a possibilidade de se realizarem. Sem propostas mirabolantes de dietas, exercícios, estudos e outras coisas que juramos fazer nas segundas-feiras e que não resistem até a próxima sexta, quando chegam até lá. Assim, vamos apresentar aquilo que esperamos para este novo ano, que não é bissexto, apesar da quantidade de números dois.

OUTROS ARTIGOS DO PROFESSOR FERNANDO LEME DO PRADO

É NATAL DE NOVO

A CRISE DO INEP

DESAFIOS DOCENTES

Espero que possamos preservar nossa saúde e viver em paz e harmonia em 2022. Que possamos ver e conviver mais com nossos amigos. Que possamos escolher as melhores alternativas, inclusive políticas, neste ano eleitoral, analisando quem são os candidatos, o que já fizeram e o que pretendem fazer. Que possamos conviver com o “politicamente correto” e com as redes sociais. Mas, sobretudo, que a educação brasileira rompa com o círculo vicioso do apenas se preocupar com o ensino e volte seus olhos para a aprendizagem. Que os novos paradigmas da educação híbrida façam parte dos nossos currículos escolares e que os professores, gestores, estudantes e suas famílias estejam empenhados nesta grande tarefa de alavancar a qualidade da educação em nosso país. Saúde e alegrias são meus desejos para todos nós.(Foto: pt.dreamstime.com)

FERNANDO LEME DO PRADO

É educador

VEJA TAMBÉM

ESPAÇO PARA ERRAR AJUDA NAS DESCOBERTAS, AFIRMA EX-ALUNO DA ESCOLA PROFESSOR LUIZ ROSA

ACESSE FACEBOOK DO JUNDIAÍ AGORA: NOTÍCIAS, DIVERSÃO E

PRECISANDO DE BOLSA DE ESTUDOS? O JUNDIAÍ AGORA VAI AJUDAR VOCÊ. É SÓ CLICAR AQUI