Há quase 15 anos um grupo de professores ligados à educação profissional que havia participado de um evento denominado: “Fórum da Educação Profissional do Estado de São Paulo”, realizado pelo Ministério da Educação à época, resolveu dar continuidade aos estudos e propostas que emergiram daquele encontro.
Com representantes das principais escolas vocacionadas para esta modalidade de ensino como: Centro Paula Souza, Senai, Senac, Instituto Federal de São Paulo e Associação Nacional da Educação Técnica e Tecnológica, entre outras, foram feitos alguns encontros para estabelecer as bases de uma proposta dedicada ao desenvolvimento da educação profissional nos seus aspectos estruturais, mas também nos didáticos, pedagógicos e metodológicos, bem como a formulação de políticas públicas.
A educação profissional, da qualificação aos cursos superiores de tecnologia, passando pelos cursos técnicos, sempre foram considerados como formação secundária na sociedade brasileira essencialmente bacharelesca. Desde os primórdios da educação estruturada no Brasil a prioridade era dada aos cursos de formação generalista deixando a formação profissional para os “menos afortunados” para usar o termo da legislação em tempos imperiais.
Diferente do que ocorre nos países mais desenvolvidos que oferecem quase 40% da educação profissional no nível médio, em nosso país essa taxa não chega aos 10%, condicionando nossos jovens a buscarem formação para o mundo do trabalho no ensino superior, aumentando, assim, o número de desempregados com boa formação acadêmica que ocuparão posições ou desenvolverão atividades em áreas absolutamente distintas daquelas para as quais se diplomaram.
OUTROS ARTIGOS DE FERNANDO LEME DO PRADO
Para tratar destes temas o Fórum de Educação Profissional do Estado de São Paulo, que apesar do nome pomposo é um organismo totalmente informal, sem diretoria ou estatutos, organiza semestralmente um seminário com temas definidos pelo grupo de forma essencialmente democrática com participação direta dos seus integrantes. Como não dispõe de nenhum tipo de financiamento conta com a boa vontade de seus componentes e das instituições das quais fazem parte para organizar e fazer funcionar estes eventos.
O seminário deste semestre com o tema: “Evolução e Perspectivas da Educação Profissional e Tecnológica” será no dia 6 de junho às 10h no auditório do Centro Paula Souza em São Paulo.(Foto: Jaelson Lucas/Agência de Notícias do Paraná/Agência Câmara de Notícias/Agência Brasil)
FERNANDO LEME DO PRADO
É educador
VEJA TAMBÉM
PUBLICIDADE LEGAL É NO JUNDIAÍ AGORA
ACESSE O FACEBOOK DO JUNDIAÍ AGORA: NOTÍCIAS, DIVERSÃO E PROMOÇÕES