Você é da PONTE São João? Então, precisa ver isto!!!

ponte

A história do bairro Ponte São João remonta ao final do século 19 e está relacionada à presença de imigrantes italianos na cidade. Durante décadas, o bairro que já abrigou grandes indústrias e um intenso comércio, foi ocupado apenas por poucas casas. As ruas eram iluminadas por lampiões.

Até o início do século passado, a ponte sobre o Rio Jundiaí era feita de madeira…

…e as águas eram aproveitadas para o lazer das crianças e adultos que pescavam nele!

Já na década de 1950, a construção do Viaduto São João, antiga reivindicação dos moradores e comerciantes, promoveu um grande crescimento do bairro e facilitou o contato com o centro.(Foto Ideal/Janczur)

Acima, a Companhia Cerâmica Jundiaiense(CCJ), também conhecida como ‘fábrica de louças’. Ficava na rua Dr. Eloy Chaves, onde hoje tem um condomínio. A foto é de 1939. 

A igreja São João Batista, na rua Carlos Gomes, era assim em 1947. (Foto Ideal/Janczur)

Sobrados da rua São Pedro(Foto: arquivo Luiz Carlos Amaral)

A rua Conceição, hoje uma das mais movimentadas do bairro(Foto: arquivo Valdir Palma)

Em 1953 não existiam drones. As fotos aéreas eram feitas de avião. A imagem acima mostra a Pozzani, a Igreja São João Batista, a avenida São João e a rua Carlos Gomes(Foto Janczur/Ideal)

Quem foi criança na década de 1970 vai entender esta foto. Para quem não foi: os pequenos eram colocados nas charretinhas cujos animais geralmente tinham os pelos pintados. Ali, elas eram fotografadas. Depois, para ver a imagem, outra preciosidade daquela época: o monóculo. Acima, Solange e Carlos Negri na rua Brites Figueiredo. Ao fundo, a antiga Igreja São João Batista.(Foto Clério Negri)

Se você pensa que acidente de trânsito no cruzamento da avenida São João…

…com a rua Carlos Gomes é coisa de agora, está completamente enganado. A imagem é de 1970(Foto: José Baraldi Filho)

A rua Coronel Antônio Mendes Pereira. Metade dela foi desapropriada e demolida para a construção do Complexo Viário Leta-Oswaldo Bárbaro, o túnel da Ponte(Foto: José Fernandes Netto)

Restaurante e pizzaria Sibon’s! Ficava na avenida São João, 283…

A Casa de Massas Hora Extra, bem na esquina da avenida Antônio Frederico Ozanam com avenida São João…

Em 2021, o escritor George André, já falecido publicou estas fotos e escreveu o seguinte: “Há apenas 21 anos, o comércio da esquina mais movimentada da Ponte São João, que não existe mais. Agora neste local é estacionamento do novo supermercado.

O sistema viário deste ponto mudou. O viaduto passou a ter mão única e o acesso melhorou para os motoristas…

…que saíam da Carlos Gomes para entrar na Oswaldo Cruz. Faltou apenas fazer uma calçada com ajardinamento na esquina do lado de quem vem do viaduto”.

PARA MAIS JUNDIAÍ DE ANTIGAMENTE CLIQUE AQUI

E não poderia faltar o Russi…

VEJA TAMBÉM

PUBLICIDADE LEGAL É NO JUNDIAÍ AGORA

ACESSE O FACEBOOK DO JUNDIAÍ AGORA: NOTÍCIAS, DIVERSÃO E PROMOÇÕES