Muitos profissionais temem a palavra feedback. Quando o colaborador entra em uma sala com seu superior ou com a equipe de RH, a primeira coisa que vem à mente é que ele receberá uma orientação nada amigável. Mas, qual o verdadeiro sentido do feedback?
Esta ferramenta é a base de toda a melhoria de performance dos colaboradores e faz com que o mesmo, se desenvolva, conseguindo assim maior destaque em sua produtividade, eficiência, podendo avançar rumo a novas posições dentro das organizações. Ele é a peça fundamental na construção da carreira de qualquer profissional. As empresas usam o feedback em matrizes de análise de desenvolvimento como por exemplo, nine box ou PDI.
O que muita das vezes acontece é que a empresas buscam estas ferramentas como base de análise de performance, baseando-se na atuação dos colaboradores de meses anteriores, dificultando muitas das vezes uma análise certeira e concreta dos pontos que precisam ser aperfeiçoados e também dos talentos já existentes. O conceito e processo de mensuração se dá basicamente em cima de resultados esperados e premiação aos destaques. Outra questão importante é que muitos colaboradores não se sentem incentivados por seus líderes a procurar melhorias que impactarão na carreira verdadeiramente. Geralmente, todo o processo de análise termina na indicação de um livro, filme ou em cursos caríssimos, os quais muitos dos colaboradores não tem condições de pagar. Poucas eram as empresas que usavam o momento do feedback mensal como momento de desenvolvimento dos colaboradores, com planos de ações plausíveis e formas de ajuda no processo de construção do profissional, criando um ambiente seguro, de real importância para o desenvolvimento de suas equipes.
Cada vez mais, as empresas estão sentindo a necessidade e importância em focar no processo humano e incentivar os seus colaboradores a melhorar a cada dia. Aumentando a motivação, e principalmente, ajudando-os a manter a direção correta em suas tomadas de decisões. Vale ressaltar que cada pessoa é única. O feedback de melhoria continua precisa ser individual, planejado, construído com estruturas que visam o respeito e investindo tempo de qualidade com cada colaborador.
CLIQUE AQUI E LEIA OUTROS ARTIGOS DE ROBERTA PERES
O feedback é a ferramenta mais assertiva para que esse processo aconteça de maneira natural e traga clareza aos envolvidos. O canal precisa ser aberto e deverá acontecer em via dupla (tanto dos líderes para os liderados e dos liderados para seus líderes). As equipes precisam se sentir motivadas a participar desse processo e se sentirem engajadas a colaborar em todas as esferas no crescimento continuo do todo, do indivíduo ao corporativo. Fica a reflexão: Quando foi a última vez que você recebeu um feedback de qualidade do seu gestor? E qual foi a última vez que você se dedicou em dar um feedback a alguém?(Foto: Moose Photos/Pexels)
ROBERTA PERES
Formada em Gestão de Recursos Humanos, Eneagrama, conhecimento em técnicas de PNL, com carreira desenvolvida em liderança e desenvolvimento humano.
VEJA TAMBÉM
PUBLICIDADE LEGAL É NO JUNDIAÍ AGORA
ACESSE O FACEBOOK DO JUNDIAÍ AGORA: NOTÍCIAS, DIVERSÃO E PROMOÇÕES