LIGA O AR, por favor!

ar

Finalmente os céus ouviram nossas preces e esta semana fomos agraciados com uma chuva que espantou, pelo menos momentaneamente, as altas temperaturas que vinham nos castigando nos últimos dias. Mas os meteorologistas alertam que esse refresco não é duradouro, ou seja, o Sol vai voltar com força total nas próximas semanas. E não reclame, caro leitor e leitora, essa é a estação dele, do nosso astro rei. Portanto, pode ligar a ar condicionado de novo que o calor vai continuar em alta.

As altas temperaturas sempre torraram nossas cabeças, final, moramos num país tropical, não é mesmo. Mas hoje parece que nossos corpos não estão suportando o calorão como antigamente. O que será que mudou? A temperatura da Terra ficou mais elevada com o efeito estufa, poluição, desmatamento? Ou fomos nós, seres humanos, que nos acostumamos com o conforto do ar condicionado e já não temos mais resistência aos 40 graus na sombra?

Essa é uma boa pergunta e eu, com certeza, não tenho a resposta. Mas lembro-me que, quando criança, a gente brincava o dia todo no quintal, debaixo do maior sol, e ninguém reclamava que estava com calor. Ficávamos com os pés encardidos de correr pela terra, os cabelos molhavam de suor, mas ninguém lamentava ou maldizia o verão, pelo contrário, essa era a época que a criançada mais curtia, por que podia ficar mais tempo ao ar livre.

E raras eram as casas que tinham ar condicionado. A maioria absoluta tinha ventilador e muitos deles faziam um barulho absurdo. Os adultos ligavam o aparelho e logo em seguida avisavam as crianças para não colocarem as mãos próximas das hélices, sob o risco de perderem os dedos. Mesmo os mais desobedientes respeitavam essa ordem, tal o medo da amputação e ainda levar uma bronca.

OUTROS ARTIGOS DE VÂNIA ROSÃO

CALENDÁRIO MUNDOU. MAS, A ROTINA CONTINUA A MESMA

PRIMEIRO NATAL SEM ELA

PISCOU… É NATAL!

CARTINHA ESQUECIDA

Difícil era posicionar o ventilador, para que o vento atingisse todos no ambiente. Era uma guerra para ver quem sentava mais perto do vento. Mas essa disputa chegou ao fim com o advento do ventilador com hélice giratória. Aí o refrigério passou a ser democraticamente alcançado por cada um, sem privilégios.

Mas com certeza foi o ar condicionado que mudou a concepção de conforto no alto verão brasileiro. Chega de vento quente na cara, (apesar do ventilador ainda ter lugar de destaque nas casas brasileiras), agora queremos o ar fresco dos Alpes suíços onde quer que estejamos, seja em casa, no carro, supermercado, no banco, cinema, cabeleireiro, ônibus, restaurante. Como é fácil acostumar com o conforto, não é mesmo? Agora, em vez de “ai que calor” melhor dizer “liga o ar, por favor”.(Foto: Cristyan Bohn/Pexels)

VÂNIA ROSÃO

Formada em Jornalismo pela Faculdade de Comunicação Social Cásper Líbero. Trabalhou em jornal diário, revista, rádio e agora aventura-se na Internet.

VEJA TAMBÉM

PUBLICIDADE LEGAL É NO JUNDIAÍ AGORA

ACESSE O FACEBOOK DO JUNDIAÍ AGORA: NOTÍCIAS, DIVERSÃO E PROMOÇÕES